Apresentação do livro "CEM desabafos... SEM espinhas"
Este sábado, Paulo Cunha vai estar na Biblioteca Municipal Dr. Estanco Louro para apresentar o seu livro "CEM desabafos...SEM espinhas".
Um livro que compila 100 crónicas do autor publicadas semanalmente, desde 2015, na revista Algarve Informativo.
Paulo Cunha é professor de Educação Musical no Agrupamento de Escolas João de Deus, em Faro.
A ele se deve a fundação, em 1992, do grupo de música tradicional portuguesa "Vá-de-Viró" e, em 1999, do Coral Feminino Outras Vozes.
Em 2000, juntamente com quatro amigos, criou a Associação Cultural Música XXI e, em 2005, com três amigos, fundou o Conservatório de Música de Olhão.
É produtor e diretor artístico de vários ciclos musicais, integrou o Grupo Barroco do Algarve e o Grupo de Música Antiga do Conservatório Regional do Algarve.
Em 1994, Paulo Cunha fundou ainda o Coral Polifonia Portuguesa do Conservatório Regional do Algarve, do qual foi também professor.
Integrou o Conselho Cultural da Estrutura da Missão "Faro Capital Nacional da Cultura 2005" e, em 2007, foi agraciado com a Medalha de Mérito Municipal – Grau Ouro pela Câmara Municipal de Faro.
Foi articulista no Jornal Meridional e no Jornal Notícias do Algarve e, atualmente, é cronista residente da revista semanal Algarve Informativo.
A apresentação estará a cargo da Drª Dora Barradas e contará com a prestação musical de Anabela Silva (acordeão).
O Museu do Trajo de São Brás de Alportel recebe esta sexta-feira uma edição especial do ciclo de tertúlias “Aqui entre nós” que vai dar a conhecer e a recordar os melhores momentos da Expedição Humanitária São Brás de Alportel – Marrocos: Memorial João Rosa Beatriz”, com a apresentação de um vídeo.
A tertúlia acontece justamente no dia em que em 1881 nascia aquele que viria a ser o Fundador do Município de São Brás de Alportel.
João Rosa Beatriz foi um livre-pensador, fervoroso republicano, humanista e sonhador, que em 1910 participou na implantação da República e em 1914 viu concretizado o seu sonho de dar a sua terra a autonomia com a criação do concelho de São Brás de Alportel. Pouco tempo depois, no ano de 1915 partiu para Marrocos onde viveu até ao final dos seus dias, tendo sido Cônsul e continuando a sua luta pela liberdade e pela democracia.
Homenagear este homem de personalidade singular, percorrendo os seus caminhos, e levando a generosidade às terras onde deixou a sua alma, foi o grande objetivo desta expedição.
A expedição realizou-se entre 26 de dezembro de 2017 e 6 de janeiro de 2018, tendo passado por Chefchauen, Ouezzane, Meknes, Azrou, Gargantar du Todra, Todra, Agoudal, Alnif, Remlia, Zagora, Erg. Chegaga, Ouarzazate e Tetouan e alcançando a almejada Marrakech.
Uma experiência única, Marrocos adentro para conhecer alguns dos locais por onde passou e viveu João Rosa Beatriz.
Uma viagem com um cariz humanitário que se concretizou com uma ajuda entregue a uma instituição de apoio à infância e juventude localizada em Ouezzane, município com o qual o município de São Brás de Alportel iniciou há já alguns anos um acordo de corporação.
Esta aventura promovida em parceria pelo Município de São Brás de Alportel e pelo grupo Marafados do TT do Algarve vai ser partilha nesta tertúlia onde todos podem participar.
Os vencedores do “Desafio Fotográfico - Património Natural” foram anunciados a 6 de abril, durante a inauguração da exposição de uma seleção de trabalhos que estiveram a concurso na terceira edição desta iniciativa promovida pelo Município de São Brás de Alportel, desta feita dedicada à natureza.
“A(colher)- São Brás de Alportel” – é o nome da fotografia vencedora, de autoria de Ana Beatriz Bernardo de Jesus. O segundo prémio foi atribuído a José Manuel Silva Oliveira, com a fotografia “Stand By Me”, enquanto Jan M. Tromp alcançou o terceiro lugar deste concurso com a fotografia “São Brás Natural”.
O júri idóneo, composto por representantes de um conjunto de entidades, atribuiu ainda duas menções honrosas às fotografias “Alfarrobeira” de Filipe Silva Rodrigues e “Património Natural Mar” de Lília Isabel Reis.
A relação com o tema “património natural”, a qualidade técnica, a criatividade e a originalidade foram os critérios que balizaram a avaliação do júri do concurso, composto por cinco elementos, com formação nas áreas da natureza, da fotografia e do jornalismo.
O primeiro classificado recebeu um vale de oferta FNAC no valor de 150 euros. O segundo e o terceiro classificados receberam vales de oferta no valor de 100 e 50 euros, respetivamente, custos suportados pelo município. Aos vencedores das menções honrosas foram entregues prémios gentilmente ofertados pela FNAC Algarve.
O primeiro classificado recebeu ainda uma oferta por parte da Associação de Jardins Mediterrânicos.
Esta iniciativa, promovida pelo Município, pretende estimular a observação, o interesse e a curiosidade dos participantes profissionais ou amadores, pelo património natural algarvio e em particular do concelho de São Brás de Alportel.
A exposição vai estar patente no Centro de Artes e Ofícios até ao próximo dia 2 de Julho.
No passado sábado, dia 7 de abril a Biblioteca Municipal de São Brás de Alportel "Dr. Estanco Louro" foi o palco do IV Encontro de Jogos de Tabuleiro.
Neste evento contámos com a simpática presença da equipa do projecto Na Mira - Jogos de Tabuleiroque partilha estas fotos onde podem ver alguns dos jogos que passaram pela mesa naquele dia.
No passado dia 7 de abril, a Biblioteca Municipal Dr. Estanco Louro comemorou o Dia Internacional do Livro Infantil com a iniciativa “Uma Noite na Biblioteca”, integrada num projeto regional, coordenado pela Rede de Bibliotecas do Algarve., dirigido a crianças dos seis aos 12 anos, e que decorreu entre as 20h30 e as 24h00.
Foi uma noite recheada com jogos, animação, leituras e surpresas para as crianças participantes.
E a noite foi cheia de atividade de volta dos livros ... encontar pistas não foi fácil, mas foi divertido e as equipas sairam todas vencedoras!
O pequeno almoço foi sossegado e a despedida cheia de emoção...
Obrigada crianças e familias por gostarem tanto da Biblioteca Municipal
O Dia Internacional do Livro Infantil foi instituído em 1967 e é comemorado a 2 de abril, data de nascimento do escritor e poeta dinamarquês de histórias infantis, Hans Christian Andersen.
Esta efeméride tem como objetivo chamar a atenção para a importância da leitura e para o papel fundamental dos livros na e para a infância.
Durante a interrupção das atividades escolares da Páscoa foram preparadas várias propostas de ocupação de tempos livres para os mais jovens.
Iniciativas muito importantes para apoiar as famílias que não têm possibilidade de ter férias juntamente com os seus filhos neste período do ano.
Na Escola EB1/JI vai estar a funcionar, entre 26 de março e 6 de abril, das 8h15 às 19h00, o programa de tempos livres “Ensinar a Sorrir” com diversas atividades como futsal, ateliês de origami, elaboração de adornos de Páscoa, artes plásticas, cinema, jogos dramáticos e de exploração, entre outras atividades.
Este programa é dinamizado pela Associação Ensinar a Sorrir, sendo promovido pela Câmara Municipal de São Brás de Alportel, com a colaboração da Associação de Pais e do Agrupamento de Escolas José Belchior Viegas.
No mesmo período a Biblioteca Municipal propõe “Ateliês de Páscoa”, das 14h30 às 17h30. As atividades são dirigidas a crianças dos seis aos 12 anos.
Aventura, desportos, gincanas, oficinas de arte, jogos, workshop de culinária e concurso de talentos são as atividades do programa de ocupação de tempos livres do Projeto “Cria+” do Programa “Escolhas”, desenvolvido pelo consórcio constituído pela Associação IN LOCO, Câmara Municipal, Comissão de Proteção de Crianças e Jovens e Agrupamento de Escolas José Belchior Viegas.
25 de março | 9h00 | Ponto de encontro no Parque da Vila
Ciclo Passeios Natureza "O Cântico dos Cânticos"
Entre o céu e a terra estão os mais belos cânticos da natureza.
Neste dia vamos até ao cerro do Bispo percorrer um trilho guiado pelos mais belos sons. Sons para a beleza da alma.
O passeio será orientado por João Ministro.
As inscrições podem ser feitas pelo telefone:289 840 019 ou pelo mail:
Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar
Informação (25 de março)
Dado não se considerarem reunidas as condições meteorológicas necessárias à realização do passeio natureza agendado para hoje, dia 25 de março, com previsão de início pelas 09h00, nomeadamente devido à ocorrência de vento muito forte e de alguma chuva, a organização decidiu cancelar a sua realização, sendo adiado para data a agendar e divulgar oportunamente.
Lamentamos o incómodo causado e agradecemos desde a melhor compreensão.
Workshop "Sabe o que colocar na marmita do seu filho"
Sugestões práticas e saudáveis para o dia-a-dia
Proporcionar às famílias momentos de partilha de conhecimentos e experiências, para as ajudar a ser mais felizes é o objetivo do programa de formação “+Família” do Município de São Brás de Alportel, desenvolvido em parceria com a Associação de Planeamento para a Família.
O programa de parentalidade positiva concretiza-se através de workshops, de participação gratuita, realizados em tardes de sábado, entre as 15h30 e as 17h00, abrangendo os mais diversos temas, dirigidos a famílias com crianças de diferentes faixas etárias.
Para o sábado, 24 de março, o encontro está marcado para o mesmo horário mas para um espaço especial: o Mercado Municipal…
É que vamos falar sobre “o que colocar na marmita dos seus filhos” e dar algumas sugestões práticas e saudáveis para o dia-a-dia da alimentação dos mais pequenos e das famílias.
Uma sessão orientada pela nutricionista Sara Santos e pelo Chef Manuel Pires, no âmbito do projeto que estão a desenvolver “Quemer Saudável e Saboroso”.
A participação neste workshop é gratuita, mas carece de inscrição obrigatória.
A Biblioteca da Escola Básica Poeta Bernardo de Passos dispõe de um novo espaço de conhecimento, o Espaço Europa.
Esta novidade resultou da parceria entre o Clube Europeu e a Biblioteca Escolar, possibilitando o acesso direto dos utilizadores aos recursos relacionados com a União Europeia.
Os materiais já existentes na Biblioteca estão a ser enriquecidos por outros, que as embaixadas contactadas vão oferecendo.
A sua estreia coincidiu com a realização de trabalhos de pesquisa sobre a União Europeia pelos alunos do 7.º Ano, no âmbito da disciplina de Geografia.
III Encontro São Brás de Alportel: Tradições e Memória
As Tradições e a Memória de São Brás de Alportel voltam a estar em destaque no Museu do Trajo nesta 3.ª edição do Encontro São Brás de Alportel: Tradições e Memória. O Encontro, que conta com a presença de oradores e profissionais de renome, promete uma viagem pelo valioso património cultural de São Brás de Alportel e também do Algarve.
O Trajo Popular é o tema que marca o início deste encontro através das reflexões de Madalena Farrajota Garcia, que já desempenhou as funções de conservadora do Museu Nacional do Traje.
Seguir-se-á a intervenção dos arquitetos Marta Santos e José Lima, investigadores da Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa, numa conversa sobre o valor histórico e inovador da Cal.
A arquitetura religiosa abrirá a tarde com uma apresentação do historiador de arte Marco Sousa Santos sobre a valiosa Imaginária Religiosa na Freguesia de São Brás de Alporteldurante a Idade Moderna, uma herança para preservar e repleta de valor histórico e patrimonial.
Reavivando memórias do passado concelhio, Artur Barracosa Mendonça recordará os tempos gloriosos da Casa Bancária Manuel Dias Sancho, e a culminar o dia, Teresa Sofia Sancho, nutricionista na Administração Regional de Saúde do Algarve e docente da Universidade do Algarve, fará a ponte entre o Património Alimentar Algarvio e Saúde.
A participação no encontro é gratuita, mas sujeita a inscrição