Entrada

Menu Principal

Sugestões do Mês

escritor escrevendo

Autor

livres-05 

Livro

opinião

Opinião

bandes-07 

Filme

musica

Música

Horas

Em cima do acontecimento

« < Novembro 2018 > »
S T Q Q S S D
29 30 31 1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 1 2

Bibliotecas nas Redes Sociais

facebook     twitter

Centenário do Concelho

centenario SBA logo

 

bibliodigital

Projetos e Programas

ler logo

 

conta-nos uma  historia logo

 

portal das escolas logo

 

seguranet

Visitantes online

Em linha

Temos 81 visitantes em linha

Publicidade

Faixa publicitária

Parceiros


 
Alojamento ESJBV ESJBV
Bem-vindo ao nosso portal
Exposição do III Desafio Fotográfico - Património Natural PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
quinta-feira, 12 abril 2018 16:10

cartaz da exposição desafios fotográfico 2018Os vencedores do “Desafio Fotográfico - Património Natural” foram anunciados a 6 de abril, durante a inauguração da exposição de uma seleção de trabalhos que estiveram a concurso na terceira edição desta iniciativa promovida pelo Município de São Brás de Alportel, desta feita dedicada à natureza.

“A(colher)- São Brás de Alportel” – é o nome da fotografia vencedora, de autoria de Ana Beatriz Bernardo de Jesus. O segundo prémio foi atribuído a José Manuel Silva Oliveira, com a fotografia “Stand By Me”, enquanto Jan M. Tromp alcançou o terceiro lugar deste concurso com a fotografia “São Brás Natural”.

O júri idóneo, composto por representantes de um conjunto de entidades, atribuiu ainda duas menções honrosas às fotografias “Alfarrobeira” de Filipe Silva Rodrigues e “Património Natural Mar” de Lília Isabel Reis.

A relação com o tema “património natural”, a qualidade técnica, a criatividade e a originalidade foram os critérios que balizaram a avaliação do júri do concurso, composto por cinco elementos, com formação nas áreas da natureza, da fotografia e do jornalismo.

O primeiro classificado recebeu um vale de oferta FNAC no valor de 150 euros. O segundo e o terceiro classificados  receberam vales de oferta no valor de 100 e 50 euros, respetivamente, custos suportados pelo município. Aos vencedores das menções honrosas foram entregues prémios gentilmente ofertados pela FNAC Algarve.

O primeiro classificado recebeu ainda uma oferta por parte da Associação de Jardins Mediterrânicos.

Esta iniciativa, promovida pelo Município, pretende estimular a observação, o interesse e a curiosidade dos participantes profissionais ou amadores, pelo património natural algarvio e em particular do concelho de São Brás de Alportel.

A exposição vai estar patente no Centro de Artes e Ofícios até ao próximo dia 2 de Julho.

desafio fotografico 04 desafio fotografico 01 desafio fotografico 03 desafio fotografico 02
Obras premiadas Os premiados A vencedora A exposição
 
IV Encontro de Jogos de Tabuleiro PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
quarta-feira, 11 abril 2018 19:56

IV encontro jogos de tabuleiro cartazNo passado sábado, dia 7 de abrilBiblioteca Municipal de São Brás de Alportel "Dr. Estanco Louro" foi o palco do IV Encontro de Jogos de Tabuleiro.

Neste evento contámos com a simpática presença da equipa do projecto Na Mira - Jogos de Tabuleiro que partilha estas fotos onde podem ver alguns dos jogos que passaram pela mesa naquele dia.

Em Maio voltamos a encontrar-nos!

Até lá, bons jogos!

 

IV encontro jogos de tabuleiro 01 IV encontro jogos de tabuleiro 02 IV encontro jogos de tabuleiro 03 IV encontro jogos de tabuleiro 04 IV encontro jogos de tabuleiro 12 IV encontro jogos de tabuleiro 05
IV encontro jogos de tabuleiro 06 IV encontro jogos de tabuleiro 07 IV encontro jogos de tabuleiro 08 IV encontro jogos de tabuleiro 09 IV encontro jogos de tabuleiro 10 IV encontro jogos de tabuleiro 11
 
Uma Noite na Biblioteca - 2018 PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
terça-feira, 10 abril 2018 09:18

cartaz do projeto uma noite na bibliotecaNo passado dia 7 de abril, a Biblioteca Municipal Dr. Estanco Louro comemorou o Dia Internacional do Livro Infantil com a iniciativa “Uma Noite na Biblioteca”, integrada num projeto regional, coordenado pela Rede de Bibliotecas do Algarve., dirigido a crianças dos seis aos 12 anos, e que decorreu entre as 20h30 e as 24h00.

Foi uma noite recheada com jogos, animação, leituras e surpresas para as crianças participantes.

E a noite foi cheia de atividade de volta dos livros ... encontar pistas não foi fácil, mas foi divertido e as equipas sairam todas vencedoras!

O pequeno almoço foi sossegado e a despedida cheia de emoção...

Obrigada crianças e familias por gostarem tanto da Biblioteca Municipal

O Dia Internacional do Livro Infantil foi instituído em 1967 e é comemorado a 2 de abril, data de nascimento do escritor e poeta dinamarquês de histórias infantis, Hans Christian Andersen.

Esta efeméride tem como objetivo chamar a atenção para a importância da leitura e para o papel fundamental dos livros na e para a infância.

 

 
Ateliês de Páscoa 2018 PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
sábado, 24 março 2018 18:24

férias escolares da páscoa em são brás de alportelDurante a interrupção das atividades escolares da Páscoa foram preparadas várias propostas de ocupação de tempos livres para os mais jovens.

Iniciativas muito importantes para apoiar as famílias que não têm possibilidade de ter férias juntamente com os seus filhos neste período do ano.

Na Escola EB1/JI vai estar a funcionar, entre 26 de março e 6 de abril, das 8h15 às 19h00, o programa de tempos livres “Ensinar a Sorrir” com diversas atividades como futsal, ateliês de origami, elaboração de adornos de Páscoa, artes plásticas, cinema, jogos dramáticos e de exploração, entre outras atividades.

Este programa é dinamizado pela Associação Ensinar a Sorrir, sendo promovido pela Câmara Municipal de São Brás de Alportel, com a colaboração da Associação de Pais e do Agrupamento de Escolas José Belchior Viegas.

No mesmo período a Biblioteca Municipal propõe “Ateliês de Páscoa”, das 14h30 às 17h30. As atividades são dirigidas a crianças dos seis aos 12 anos.

Aventura, desportos, gincanas, oficinas de arte, jogos, workshop de culinária e concurso de talentos são as atividades do programa de ocupação de tempos livres do Projeto “Cria+” do Programa “Escolhas”, desenvolvido pelo consórcio constituído pela Associação IN LOCO, Câmara Municipal, Comissão de Proteção de Crianças e Jovens e Agrupamento de Escolas José Belchior Viegas.

 
Ciclo de Passeios Natureza "Do Céu à Terra" - Março de 2018 PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
sexta-feira, 23 março 2018 18:41

cartaz do ciclo de passeios natureza de março de 201825 de março | 9h00 | Ponto de encontro no Parque da Vila

Ciclo Passeios Natureza "O Cântico dos Cânticos"

Entre o céu e a terra estão os mais belos cânticos da natureza.

Neste dia vamos até ao cerro do Bispo percorrer um trilho guiado pelos mais belos sons. Sons para a beleza da alma.

O passeio será orientado por João Ministro.

As inscrições podem ser feitas pelo telefone:289 840 019 ou pelo mail: Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

Informação (25 de março)

Dado não se considerarem reunidas as condições meteorológicas necessárias à realização do passeio natureza agendado para hoje, dia 25 de março, com previsão de início pelas 09h00, nomeadamente devido à ocorrência de vento muito forte e de alguma chuva, a organização decidiu cancelar a sua realização, sendo adiado para data a agendar e divulgar oportunamente.

Lamentamos o incómodo causado e agradecemos desde a melhor compreensão.

 
Espetáculo teatral "A Grande Ressaca" PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
quinta-feira, 22 março 2018 12:38

cartaz da grande ressaca24 de março | 21h30 | Cineteatro São Brás

Espetáculo teatral "A Grande Ressaca"

Assista a esta comédia, com um grande elenco, e descubra juntamente com o Alberto o que aconteceu na noite em que comemorou os seus 60 anos! 

Um espetáculo que com muito humor toca em temas fortes como o amor, a solidão, os afetos e a idade…

Uma comédia de Roberto Pereira. Com Carlos Cunha, Erika Mota, Nuno Pires, Élia Gonzalez e Lígia Ferreira

Duração: 120 minutos | Espetáculo para maiores de 12 anos.

Ingressos à venda na Galeria Municipal, a partir do dia 13 de março, e no dia do espetáculo na Bilheteira do Cineteatro São Brás a partir das 20h30. 

 

 
Programa de Formação + Família - "Sabe o que colocar na marmita do seu filho" PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
quarta-feira, 21 março 2018 12:51

cartaz do workshop sabe o que colocar na marmita do seu filho24 de março | 15h30 > 17h00 | Mercado Municipal

Workshop "Sabe o que colocar na marmita do seu filho"

Sugestões práticas e saudáveis para o dia-a-dia

Proporcionar às famílias momentos de partilha de conhecimentos e experiências, para as ajudar a ser mais felizes é o objetivo do programa de formação “+Família” do Município de São Brás de Alportel, desenvolvido em parceria com a Associação de Planeamento para a Família

O programa de parentalidade positiva concretiza-se através de workshops, de participação gratuita, realizados em tardes de sábado, entre as 15h30 e as 17h00, abrangendo os mais diversos temas, dirigidos a famílias com crianças de diferentes faixas etárias.

Para o sábado, 24 de março, o encontro está marcado para o mesmo horário mas para um espaço especial: o Mercado Municipal…

É que vamos falar sobre “o que colocar na marmita dos seus filhos” e dar algumas sugestões práticas e saudáveis para o dia-a-dia da alimentação dos mais pequenos e das famílias. 

Uma sessão orientada pela nutricionista Sara Santos e pelo Chef Manuel Pires, no âmbito do projeto que estão a desenvolver “Quemer Saudável e Saboroso”.

A participação neste workshop é gratuita, mas carece de inscrição obrigatória. 

As inscrições efetuam-se através do seguinte link: https://goo.gl/forms/Ib7S1rRwetgC9yvB3

 
Espaço Europa na Biblioteca Escolar Poeta Bernardo de Passos PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
sexta-feira, 16 março 2018 12:22

espaco europa 01A Biblioteca da Escola Básica Poeta Bernardo de Passos dispõe de um novo espaço de conhecimento, o Espaço Europa.

Esta novidade resultou da parceria entre o Clube Europeu e a Biblioteca Escolar, possibilitando o acesso direto dos utilizadores aos recursos relacionados com a União Europeia.

Os materiais já existentes na Biblioteca estão a ser enriquecidos por outros, que as embaixadas contactadas vão oferecendo.

A sua estreia coincidiu com a realização de trabalhos de pesquisa sobre a União Europeia pelos alunos do 7.º Ano, no âmbito da disciplina de Geografia.

espaco europa 02 espaco europa 03 espaco europa 04
 
III Encontro São Brás de Alportel: Tradições e Memória PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
quinta-feira, 15 março 2018 13:54

cartaz do III Encontro São Brás de Alportel: Tradições e Memória17 de março | 9h30 > 18h00 | Museu do Traje

III Encontro São Brás de Alportel: Tradições e Memória

As Tradições e a Memória de São Brás de Alportel voltam a estar em destaque no Museu do Trajo nesta 3.ª edição do Encontro São Brás de Alportel: Tradições e Memória. O Encontro, que conta com a presença de oradores e profissionais de renome, promete uma viagem pelo valioso património cultural de São Brás de Alportel e também do Algarve.

O Trajo Popular é o tema que marca o início deste encontro através das reflexões de Madalena Farrajota Garcia, que já desempenhou as funções de conservadora do Museu Nacional do Traje.

Seguir-se-á a intervenção dos arquitetos Marta Santos e José Lima, investigadores da Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa, numa conversa sobre o valor histórico e inovador da Cal.

A arquitetura religiosa abrirá a tarde com uma apresentação do historiador de arte Marco Sousa Santos sobre a valiosa Imaginária Religiosa na Freguesia de São Brás de Alportel durante a Idade Moderna, uma herança para preservar e repleta de valor histórico e patrimonial.

Reavivando memórias do passado concelhio, Artur Barracosa Mendonça recordará os tempos gloriosos da Casa Bancária Manuel Dias Sancho, e a culminar o dia, Teresa Sofia Sancho, nutricionista na Administração Regional de Saúde do Algarve e docente da Universidade do Algarve, fará a ponte entre o Património Alimentar Algarvio e Saúde.

A participação no encontro é gratuita, mas sujeita a inscrição 

Para mais informações os interessados deverão contactar a organização através do telefone: 967 468 261 ou do email Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

 
FIMA 2018 - Concerto "Beethoven" PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
quinta-feira, 15 março 2018 13:15

cartaz FIMA 2018 - concerto beethoven16 de março | 21h00 | Cineteatro São Brás

FIMA 2018 - Concerto "Beethoven"

O FIMA 2018 - Festival Internacional de Música do Algarve apresenta "Beethoven", com a Orquestra Clássica do Sul, dirigida pelo maestro Pedro Meireles.

Neste concerto o violinista Pedro Meireles, um dos nomes maiores do violino em Portugal, irá desempenhar aquela dupla função de maestro e solista, na interpretação de duas obras primas de Beethoven - o Concerto para Violino e a Sétima Sinfonia.

O espetáculo é para maiores de 6 anos e tem a duração de 80 minutos.

Os ingressos encontram-se à venda na Galeria Municipal e no dia do espetáculo na bilheteira do Cineteatro, a partir das 20h00. 

 
"Curtas de Teatro Fora de Portas - Contos de Bordel" - 2ª Edição PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
segunda-feira, 12 março 2018 15:51

cartaz curtas de teatro fora de portasSão Brás de Alportel acolhe no próximo dia 14 de março a 2.ª Edição da apresentação teatral "Curtas de Teatro Fora de Portas - Contos de Bordel".

Um percurso por três microespetáculos que irão ocorrer em 3 espaços diferentes levando o publico a sair de uma 1ª sala e a visitar as restantes. Espetáculos que vivem por si só ou em conjunto, independentemente do caminho que o espectador opte por seguir.

Três personagens com vivências singulares que se cruzam, em tempos diferenciados da história, das suas histórias, das suas vidas e afinidades que se revelam no desvendar de cada uma...

Biblioteca Municipal - Honorato,o criado do mudo

Um fiel empregado, desabafa sozinho e revela as dores de quem está ao serviço de uma patroa exigente e implacável. Num tempo que não é o de hoje, Honorato cumpre e obedece, cegamente, às ordens de Odette, a dona de um bordel. A relação de um com o outro, o amor em diferentes frequências que faz com ele, o servo honrado, vá desistindo de existir para que nada falte à mulher que ama. 

Centro de Artes e Ofícios - A candelária

Numa cerimónia selecta, Miguel, um homem comum, confidencia vários aspectos da sua vida. Num Portugal mais cinzento, Miguel cresceu para agradar, esperando sempre que, um gesto, uma respiração, lhe trouxessem um conforto que nunca sentiu. Apagado e amargurado, Miguel esconde em si um fulgor antigo, vivido noutra pele, num outro tempo. Foi outro para ser alguém e perdeu-se no caminho entre uma coisa e nada.

Centro Explicativo e de Acolhimento da Calçadinha - Odette com dois "t"

A força de quem manda, esconde a fragilidade de quem quer ser amada. Odette, uma mulher de meia idade tem o poder nas mãos. Num tempo em que ser uma senhora era o sonho de qualquer mulher, ela foi empurrada para uma vida que não queria e ousou vivê-la. É proprietária e gere um bordel a que chama A Casa. E é aí que acolhe e dá teto a quem não tem chão para onde ir. Mas tudo tem um preço e Odette vai conhecer o seu valor, agora.

1.ª sessão: 18h30 e 2.ª sessão: 21h30

Lotação limitada a 25 lugares por espaço de espetáculo 

Entrada Gratuita, com inscrição obrigatória na Bilbioteca Municipal ou através do tel. 289 840 360 ou do mail:  Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar  

 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Seguinte > Final >>

Página 5 de 36