Entrada

Menu Principal

Sugestões do Mês

escritor escrevendo

Autor

livres-05 

Livro

opinião

Opinião

bandes-07 

Filme

musica

Música

Horas

Em cima do acontecimento

« < Julho 2018 > »
S T Q Q S S D
25 26 27 28 29 30 1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 28 29
30 31 1 2 3 4 5

Bibliotecas nas Redes Sociais

facebook     twitter

Centenário do Concelho

centenario SBA logo

 

bibliodigital

Projetos e Programas

ler logo

 

conta-nos uma  historia logo

 

portal das escolas logo

 

seguranet

Visitantes online

Em linha

Temos 106 visitantes em linha

Publicidade

Faixa publicitária

Parceiros


 
Alojamento ESJBV ESJBV
Bem-vindo ao nosso portal
Ciclo Passeios Natureza - fevereiro de 2018 PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
sexta-feira, 23 fevereiro 2018 13:03

cartaz do ciclo passeios natureza de fevereiro de 2018É já no domingo, dia 25 de fevereiro, que o Município de São Brás de Alportel dá início a um novo Ciclo de Passeios Natureza sob o tema “Do Céu até à Terra”.

O Sol… o Astro Rei que nos banha com a sua luz, fonte de vida para tudo aquilo que respira no nosso planeta, dará tema ao primeiro passeio da edição de 2018 desta iniciativa, que se realiza na manhã dos últimos domingos de cada mês, para dar a conhecer os valores do património natural e cultural do concelho.

O passeio que irá percorrer a bonita aldeia de Parises e terá início pelas 9h00, junto ao Parque da Vila e terá como orientador convidado o astro físico Dário Passos

As civilizações antigas (desde os Egípcios até aos Aztecas) adoravam entidades mitológicas que representavam a personalidade divina do Sol. No entanto nunca chegaram a ter uma verdadeira noção da importância do Sol para o desenvolvimento da vida na Terra. Nos nossos dias, o Sol volta a ganhar o seu estatuto de "adorado", não pelas suas características divinas, mas sim pelo seu papel na meteorologia e como fonte de energia. Este corpo celeste encerra muitos mistérios que vão ser abordados durante este passeio… ao Sol! 

O Ciclo de Passeios Natureza é uma iniciativa promovida pela Câmara Municipal de São Brás de Alportel que tem como objetivo promover passeios temáticos que percorrem diversos pontos do concelho.

Uma iniciativa de participação gratuita mas que carece de inscrição que deve ser efetuada através dos seguintes contactos:

Telefone.: 289 840 019

Email:  Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

REPORTAGEM DO 1.º PASSEIO

O Sol, nosso poderoso Astro Rei, inspirou o primeiro passeio do novo ciclo de passeios de 2018 que tem por desafio “Do Céu até à Terra”.

O cientista astrofísico são-brasense Dário Passos guiou os participantes por maravilhosas paisagens de Parises, recheadas de curiosidades!!

Extraordinário arranque para esta jornada!

Fevereiro 01 Fevereiro 02 Fevereiro 03 Fevereiro 04
Fevereiro 05 Fevereiro 06 Fevereiro 07 Fevereiro 08
 
Orquestra Clássica do Sul - Ciclo de "Sinfonias Clássicas" PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
quinta-feira, 22 fevereiro 2018 11:18

cartaz do ciclo de sinfonias clássicas de fevereiro de 201824 de fevereiro | 21h00 | Cineteatro São Brás

Ciclo "Sinfonias Clássicas"

O programa do concerto inclui a “Música Aquática: Suite n.2 em Ré Maior”, de G. F. Haendel, “Divertimento em Ré Maior, K. 136”, de W. A. Mozart e a Sinfonia n.º 7 de L. Beethoven.

Um concerto, de 70 minutos, dirigido pelo Maestro Titular da Orquestra Clássica do Sul, Rui Pinheiro, recomendado para todas as idades, que culminará da melhor forma o programa do Mês Romântico, em São Brás de Alportel.

Uma iniciativa cultural organizada pela Orquestra Clássica do Sul que conta com o apoio do Município de São Brás de Alportel.

Reconhecendo a relevância do trabalho desenvolvido pela Associação Musical do Algarve em prol do desenvolvimento cultural da região e do país, nomeadamente através da Orquestra Clássica do Sul, o Município de São Brás de Alportel aprovou em janeiro de 2018 dar continuidade à parceria com esta associação e a atribuição de apoio financeiro.

Os ingressos estão à venda por 8,50€ na Galeria Municipal e no dia do espetáculo na Bilheteira do Cineteatro, a partir das 18h00.

 
1.ª Edição das "Trovas e Serenatas na Fonte dos Amores" PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
quinta-feira, 22 fevereiro 2018 11:12

cartaz das trovas e serenatas na fonte dos amores24 de fevereiro | 15h30 | Jardim e Lavadouro da Fonte Nova

1.ª Edição das "Trovas e Serenatas na Fonte dos Amores"

Esta é a iniciativa que encerra o programa “Mês Romântico” em São Brás de Alportel e onde serão apresentadas as cartas de amor vencedoras da edição de 2018 do concurso “A Mais Bela Carta de Amor” que a Biblioteca Municipal Estanco Louro promove todos os anos.

O evento conta ainda com momentos de poesia, contos e muita música, com a atuação da Tuna Académica “Versus Tuna”, Coro da Universidade Sénior de São Brás de Alportel e Duo Margô – Adriana Gonçalves e Nuno Martins.

Haverá tempo ainda para provar alguns “miminhos” de São Valentim, da doçaria local.

O Jardim da Fonte Nova e Lavadouro é um espaço muito relevante na história do município onde ainda ecoam as memórias do passado, em que era significado do encontro da comunidade. O lavadouro com 20 tanques foi edificado em 1945, representando um relevante elemento do património hidráulico. Recentemente requalificado, proporciona condições ideais para uma pausa refrescante.

A iniciativa é promovida pela Câmara Municipal e pela Junta de Freguesia de São Brás de Alportel.

 
Formação + Família - Workshop "Como lidar com as Birras" PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
quarta-feira, 21 fevereiro 2018 16:29

cartaz do workshop como lidar com as birras24 de fevereiro | 15h30 | Biblioteca Municipal

Workshop "Como lidar com as Birras"

Neste workshop do programa de formação + Família é dia de falarmos sobre birras, refletindo sobre a sua origem, conhecendo a sua função e pensando em estratégias que permitam a todos (crianças e adultos) sobreviver-lhes de uma forma mais positiva e mais feliz 

Não perca esta sessão com a presença do psicólogo clínico Dr. Henrique Nicolau, coordenador do Gabinete Municipal de Psicologia da Criança e do Adolescente.

faça a sua inscrição online através do seguinte link:

https://goo.gl/forms/EVeWNQPJn4pmk7Vm2

 

REPORTAGEM DA SESSÃO

"Ontem, trouxemos as Birras à conversa em mais uma interessantíssima sessão do Programa "Mais Família", desta feita sob orientação do psicólogo Henrique Nicolau, coordenador do Gabinete Municipal de Psicologia da Criança e do Adolescente."

24 fev formacao mais familia 02 24 fev formacao mais familia 01
 
Ciclo de Tertúlias "Aqui entre Nós" - Fevereiro de 2018 PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
quarta-feira, 21 fevereiro 2018 11:09

tertúlia aqui entre nós de fevereiro de 201823 de fevereiro | 21h30 | Bar do Cineteatro de São Brás

Ciclo de Tertúlias "Aqui entre Nós"

"Conversas à volta da mesa"

O ciclo de tertúlias “Aqui entre nós” que o Município de São Brás de Alportel promove mensalmente regressa este mês de fevereiro com o tema “Conversas à mesa” que contará com a participação de Sara Santos e Manuel Pires, que em conjunto desenvolvem o projeto “Quemer Saudável e Saboroso” que até ao final de março está a desenvolver várias iniciativas de promoção e sensibilização da população sobre a importância de adotar hábitos alimentares e estilos de vida saudáveis, baseados na tradição e nos sabores da dieta mediterrânica.

Sara Santos é estagiária de nutrição a desenvolver o seu trabalho de estágio no município de São Brás de Alportel.

Manuel Pires é um chef são-brasense, com um percurso notável no mundo da gastronomia, contando já com alguns grandes nomes da hotelaria no seu palmarés.

O Projeto que desenvolvem em conjunto resulta de um desafio lançado pelo município são-brasense, foi apresentado ao público, a 27 de janeiro, no Mercado Municipal com uma demonstração gastronómica e está a levar à comunidade a importante mensagem da alimentação saudável que pode ser saborosa e económica!

O projeto integra diversos workshops de culinária saudável realizados em parceria com os projetos de intervenção comunitária “Bem me Quer”, “Envolve” e “Mais viver, mais aprender”, bem como oficinas a realizar em diversos os espaços e para diversos públicos.

 
Biblioteca Humana na Escola Poeta Bernardo de Passos PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
segunda-feira, 19 fevereiro 2018 22:11

biblioteca humanaRealizou-se, no dia 8 de fevereiro de 2018, na Biblioteca da Escola Poeta Bernardo de Passos, mais uma sessão da Biblioteca Humana.

Desta vez, os “livros” foram “lidos” pelos alunos do 8.º F.

Trata-se de uma atividade do projeto Cria+, concretizada através da parceria entre a Associação In Loco, o Projeto Educação para a Saúde, a Biblioteca Escolar do Agrupamento e a Câmara Municipal de São Brás de Alportel.

Os “livros” foram novamente escolhidos pelos “leitores”, de acordo com as problemáticas do seu interesse: ansiedade; distúrbios alimentares; consumos; e transexualidade.

Foi de coração cheio que os nossos alunos participaram nesta atividade, que jamais se apagará da memória, ao longo do seu percurso de crescimento.

Livros e Leitores Livro Ansiedade Livro Consumos
Livro e Leitores Livro Ansiedade Livro Consumos
Livro Disturbios Alimentares Livro Transexualidade 1 Livro Transexualidade 2
Livro Distúrbios Alimentares Livro Transexualidade 1  Livro Transexualidade 2
 
III Desafio Fotográfico "À Descoberta do Património Natural" PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
sexta-feira, 16 fevereiro 2018 11:52

cartaz_III_desafio_fotograficoO Município de São Brás de Alportel promove o III Desafio Fotográfico “Algarve Genuíno”, subordinado ao tema “À descoberta do Património Natural”

Esta iniciativa pretende estimular a observação, o interesse e a curiosidade dos participantes profissionais ou amadores, pelo património natural algarvio e em particular do concelho de São Brás de Alportel.

A relação com o tema “património natural”, a qualidade técnica, a criatividade e a originalidade são os critérios que vão balizar a avaliação do júri do concurso, composto por cinco elementos, com formação nas áreas da natureza, da fotografia e do jornalismo.

Os resultados serão divulgados a partir de 6 de abril de 2018, no site do município e serão apresentados nesse mesmo dia numa exposição composta por trabalhos selecionados, que estará patente no Centro de Artes e Ofícios até 2 de julho.

O primeiro classificado receberá um vale de oferta no valor de 150 euros. O segundo e o terceiro classificados vão receber vales de oferta no valor de 100 e 50 euros, respetivamente.

Os concorrentes devem apresentar no máximo três fotografias, em formato digital, a preto e branco ou a cores, com uma resolução mínima de 300 dpi, na dimensão de 40x30 cm, 3500 pixels do lado maior.

Os participantes devem inscrever-se no Gabinete de Eventos e Gestão Cultural, no edifício da Câmara Municipal.

O prazo de inscrição e entrega de trabalhos termina no dia 1 de março de 2018.

pdf.png Regulamento

pdf.png Ficha de inscrição

 
Formação + Família - Workshop "Cuidados na Gravidez" PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
quinta-feira, 15 fevereiro 2018 16:28

cartaz workshop cuidados da gravidez17 de fevereiro | 15h30 | Centro de Artes e Ofícios

Workshop "Cuidados na Gravidez"

Sendo Fevereiro um mês de afectos e carinho, voltamos a falar dos Cuidados a ter na Gravidez, com a colaboração da Dra. Carolina da Costa Gomes, Médica Interna de Ginecologia e Obstetrícia.

Participação gratuita mas sujeita a inscrição através do link

https://goo.gl/forms/Ja8hapC3iy36SNGL2

Participe!

 

Por motivos de força maior, não será possível à Dra Carolina Gomes, assegurar a sessão na data prevista.

Neste sentido, a mesma será reagendada para o próximo dia 3 de Março.

Esperando contar convosco, pedimos desculpa por qualquer incómodo causado.

 
Workshop "Dieta Paleo" PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
quinta-feira, 15 fevereiro 2018 16:18

cartaz do workshop dieta paleo17 de fevereiro | 15h30 | Biblioteca Municipal

Workshop sobre "Dieta Paleo"

A fundadora do movimento “Meu Estilo Paleo”, Bela Margarida, vai falar sobre a Dieta Paleo, um estilo de vida que visa a otimização da saúde através de quatro passos ao nível da alimentação.

Para saber mais sobre o estilo de vida Paleo entre neste sítio

 
Workshop de terapia Watsu PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
quinta-feira, 15 fevereiro 2018 11:34

cartaz_workshop_terapia_watsu17 de fevereiro | 16h30 | Piscinas Cobertas de São Brás

Workshop de Terapia Watsu

Demonstração da terapia aquática WATSU que permite diversos benefícios a nível físico e mental, onde se incluí, entre outros, o reequilíbrio da coluna vertebral, alívio de tensões ou rigidez muscular, sintomas de fibromialgia, artrites e artroses.

Esta terapia é indicada para crianças hiperativas, paralisia mental, pessoas com depressão e ansiedade.

Os participantes terão de usar equipamento adequado para a utilização das piscinas (fato de banho para senhoras, calção de licra para homens, touca e chinelos).

A sessão será orientada pelo formador João Rodrigues.

A entrada é livre.

Pode inscrever-se até dia 16 de fevereiro no Gabinete do Munícipe ou pelos seguintes contactos 289 840 019 ou Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

 

 
Era uma vez... histórias para toda a família - fevereiro de 2018 PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
sábado, 10 fevereiro 2018 19:49

cartaz era uma vez fevereiro 2018Com folia e muito amor, Viva mais em Família… em São Brás de Alportel

Fevereiro é o mês ideal para brincar em família com muito amor!

Entre 9 e 18 de fevereiro, passe pelo Largo de S. Sebastião e dê uma volta no Carrossel Tradicional!

“Histórias de Amor” é o tema da sessão de contos “Tapete Voador” que a Biblioteca Municipal promove este sábado, dia 10, pelas 16h00.

Aceite o convite e divirta-se em família no Carnaval Tradicional de São Brás de Alportel, no domingo, 11 de fevereiro, a partir das 15h00, na Avenida da Liberdade!

No sábado, 17 de fevereiro, a Quinta do Peral convida os mais pequenos a aprender a fazer “queijinhos brancos” durante a manhã enquanto no Centro Explicativo da Calçadinha a parte da tarde é dedicada à água com mais uma edição do “Qoisas com Ciência”.

Yoga para pais e filhos é a proposta da Quinta do Peral para a manhã do sábado, 24 de fevereiro!  Na parte da tarde, aproveite o tempo em família e participe na iniciativa “Trovas e Serenatas na Fonte dos Amores" onde serão apresentadas as cartas vencedoras do concurso “A mais bela carta de amor” e desfrute de momentos de poesia e música

 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Seguinte > Final >>

Página 5 de 34