31 de janeiro | 16h00 | Salão Nobre da Junta de Freguesia
Democracia e Cidadania: aspetos de inovação e continuidade dos valores de Abril
Esclarecidas as questões da saúde pulmonar, o Ciclo de Conferências do Centenário de São Brás de Alportel prossegue com mais um encontro, desta feita dedicado à “Democracia e Cidadania: aspetos de inovação e continuidade dos valores de Abril”.
Esta conferência conta com a intervenção do Diretor Executivo da Plataforma Cívica - Transparência e Integridade, Associação Cívica (TIAC), João Paulo Macedo Batalho, o Deputado e Docente na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, Pedro Delgado Alves e ainda o Contra Almirante Martins Guerreiro, representante da Associação 25 de Abril.
A Revolução dos Cravos foi um marco histórico que abriu novos horizontes de liberdade, esperança, direitos de participação e direitos sociais, mas também a missão de “recuperar trilhos e caminhos para uma cultura de paz, de sustentabilidade e de participação cívica no nosso tempo.”
Passados 40 anos, o Ciclo de Conferências do Centenário desafia a comunidade em geral a falar de democracia e cidadania, a participar num “debate atualista, informal e integrador sobre o nosso papel de cidadãos numa sociedade desiludida com a democracia.”
Este fórum de ideias moderado por Andreia Ventura e Diogo Duarte pretende apelar à reflexão e discussão sobre “Temos nós os políticos que merecemos? Um olhar sobre a atual apatia política dos cidadãos, em especial dos jovens; Porque aderem os jovens ocidentais aos movimentos extremistas? Que vazio de valores políticos e cívicos afrontam as Democracias dos nossos tempos; Transparência e integridade na política; Formação vs Educação; Democracia, Cidania e Governancia multível – um caminho possível.” entre outras questões da atualidade.
Tem a sensação de que falta tempo para fazer tudo?
Aprenda a gerir o seu tempo de forma eficaz e sem deixar nada por fazer!
Neste workshop serão desenvolvidas e apresentadas algumas estratégias eficazes para uma correta gestão do tempo, de forma a aumentar a autoconfiança de qualquer indivíduo, traduzindo-se num significativo aumento da rentabilidade e satisfacão quer na vida profissional, quer pessoal.
Formadora: Ana Rosa
Inscrição: até 29 de janeiro
Valor: 25 € (inclui documentação, certificado e coffee break)
29 e 30 de janeiro|13h30|Sala João Belchior Viegas
Encontro com a escritora Manuela Ribeiro
Autora de diversos livros para crianças e adolescentes, Manuela Ribeiro dinamizará várias sessões de promoção da leitura junto de alunos da Educação Pré-Escolar e do 1º e 2º ciclos do Ensino Básico.
Natural de Caldas da Rainha, Maria Manuela Saraiva Dias Ribeiro é licenciada em Estudos Germanísticos pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (1975), tendo sido Bolseira do Governo Neerlandês para frequência do “Zommercursus voor nederlandse taal en kultuur”, Breukelen (Utreque), Países Baixos, em 1974. Possui ainda o Curso de Língua Italiana, pelo Instituto Italiano de Cultura (Lisboa, 1973) e tem conhecimentos linguísticos de Português, Francês, Inglês, Alemão, Italiano e Neerlandês. Nesse âmbito fez numerosos trabalhos de tradução para empresas e editoras
Exerce a docência desde 1991, tendo passado por diversas escolas. E, desde 1995, é Professora do Quadro de Nomeação Definitiva na Escola E.B. 2/3 Guilherme Stephens, na Marinha Grande, leccionando as disciplinas de Português (2.º Ciclo) e Inglês (2.º e 3.º Ciclos). É coordenadora do Projecto de Ensino de Português Língua Não Materna.
É autora de diversos livros para a adolescência e juventude, com destaque para a colecção Aventuras de Miguel e Ricardo, já com dez títulos editados e alguns reeditados.
O primeiro encontro do ano é dedicado à escritora são–brasense Dora Nunes Gago. A partir do seu conto “Um sol em agonia a carne gera” será abordada a obra desta jovem autora.
Natural de São Brás de Alportel, Dora Nunes Gago, doutorada em Línguas e Literaturas Românicas Comparadas, é professora de Literatura na Universidade de Macau (China).
Publicou: "Planície de Memória" (poesia, 1997); "Sete Histórias de Gatos" (em co-autoria com Arlinda Mártires, 1ª ed. 2004, 2ª ed. 2005); "A Sul da escrita"(Prémio Nacional de Conto Manuel da Fonseca, 2007); "Imagens do estrangeiro no Diário de Miguel Torga", Fundação Calouste Gulbenkian/FCT, 2008.
Além disso, tem poemas, contos, artigos e ensaios em diversos jornais, revistas e antologias.
16 de Janeiro | 17h30 | Centro de Medicina e Reabilitação do Sul
A conferência “Sanatório Carlos Vasconcelos Porto: dos velhos arquivos aos novos dados sobre a tuberculose pulmonar” retoma em 2015 o Ciclo de Conferências do Centenário do Município de São Brás de Alportel.
A ter lugar no atual Centro de Medicina e Reabilitação do Sul, este encontro tem início às 17h00 com uma visita ao núcleo museológico que guarda até aos dias de hoje fragmentos do passado do antigo Sanatório Vasconcelos Porto e respetiva atividade, entre outros espaços de interesse.
O encontro prossegue, pelas 17h30, com o início da conferência, que promove o cruzamento de conhecimentos e experiências sobre a evolução dos tratamentos da tuberculose pulmonar. Esta abordagem à saúde conta com a participação especial da Mestre Cristina FéSantos, coordenadora da Revista Saúde no Algarve e autora do livro “Sanatório Vasconcelos Porto – São Brás de Alportel; da Professora Dr.ª Ana Luisa Santos e do Professor Dr. Vitor Matos, ambos investigadores na área da saúde, da Universidade de Coimbra.
Inaugurado no dia 8 de setembro de 1918, o Sanatório Carlos Vasconcelos Porto foi o primeiro hospital inserido numa empresa/indústria – os Caminhos de Ferro do Estado, para dar resposta a um grave problema de saúde que afetava a população portuguesa - a tuberculose. Em 1953 abriu as suas portas à população em geral, passando a integrar o Instituto de Assistência Nacional aos Tuberculosos. O tratamento era gratuito e baseava-se sobretudo “o repouso, na cura de ares e numa boa alimentação”.
Nos dias de hoje, a evolução tecnológica e científica potencia fármacos e novas formas de tratamento desta doença grave e contagiosa, que continua a afetar um número considerável de doentes. Contudo, o tratamento correto e eficaz leva a uma cura em mais de 95% dos casos.
Esta iniciativa integra o Ciclo de Conferências do Centenário do Município, uma organização da Câmara Municipal de São Brás de Alportel e Comissão para as Comemorações do centenário, com a colaboração do Centro de Medicina e Reabilitação do Sul, Universidade do Algarve e Universidade de Coimbra.
No 1º sábado do mês, na Biblioteca Municipal, é dia de jogos!
Se gostas de jogos que unem a estratégia ao fantástico – Catan, Hobbit, Magic, Dangersand Dragons - e tens mais de 14 anos, junta-te ao Grupo de Jogos de Tabuleiro de São Brás de Alportel, na Biblioteca Municipal Dr. Manuel Estanco Louro.
Constituída por 141 obras de arte que pertenceram à Casa Real de Espanha, esta mostra dá a ver as diferentes formas de transmissão da imagem da Monarquia, quer como instrumento ideológico do poder quer como reflexo dos gostos, vivências e ocupações da família real. Desde os tempos de Isabel, a Católica, até Isabel de Bragança, fundadora do Museu Nacional do Prado, a exposição remete para a história de Espanha, privilegiando as relações entre as monarquias ibéricas.
Oportunidade para apreciar o melhor da produção de Espanha e da Europa em obras de mestres como Velázquez, Goya,Caravaggio ou El Greco, entre muitos outros.
Exposição patente no Museu Calouste Gulbenkian, entre 22 de outubro de 2014 e 25 janeiro de 2015 das 10h00 às 20h00.
5 de dezembro | 16h30 | Salão Nobre da Junta de Freguesia
Na data em que se comemora "O Dia do Voluntariado", a Rede de Bibliotecas do Concelho de São Brás de Alportel e a Rede de Voluntariado "São Brás Solidário" organiza uma sessão pública de apresentação do projeto nacional Voluntários da Leitura e para o voluntariado local "Voluntários da Rede de Bibliotecas" que terá lugar no salão nobre da Junta de Freguesia de São Brás de Alportel, no dia 5 de dezembro, pelas 16h30m.
A Biblioteca Municipal tem o prazer em acolher a apresentação da Revista "Nova Águia", uma das mais importantes revistas da cultura portuguesa.
Considerada a única revista portuguesa que reflete o pensamento português, a Revista Nova Águia pretende recriar o espírito da revista "A Águia", a mais importante revista do início do século XX onde colaboraram algumas das mais relevantes figuras da nossa cultura, como Teixeira de Pascoaes, Jaime Cortesão, Fernando Pessoa e Agostinho da Silva.