Entrada

Menu Principal

Sugestões do Mês

escritor escrevendo

Autor

livres-05 

Livro

opinião

Opinião

bandes-07 

Filme

musica

Música

Horas

Em cima do acontecimento

« < Janeiro 2018 > »
S T Q Q S S D
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30 31 1 2 3 4

Bibliotecas nas Redes Sociais

facebook     twitter

Centenário do Concelho

centenario SBA logo

 

bibliodigital

Projetos e Programas

ler logo

 

conta-nos uma  historia logo

 

portal das escolas logo

 

seguranet

Visitantes online

Em linha

Temos 183 visitantes em linha

Publicidade

Faixa publicitária

Parceiros

Boas Festas


 
Alojamento ESJBV ESJBV
Bem-vindo ao nosso portal
Apresentaro do livro "A galinha tagarela e outros contos" PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
sexta-feira, 17 maio 2013 15:11

23 dcontos de Olga Pinheiroe Maio | 14h00 | Sala João Belchior Viegas

Apresentação do livro "A galinha tagarela e outros contos"

Natural de Chaves, Olga Pinheiro reside em Loulé desde 1990. A criação teatral faz parte da sua vida há muitos anos, uma atividade que tenta aplicar também na sua vida profissional, enquanto animadora cultural na Associação de Saúde Mental do Algarve – ASMAL.

Mais recentemente, Olga Pinheiro descobriu uma nova paixão, a escrita… da qual resultou em 2012 a edição do livro “A galinha tagarela e outros contos”, uma antologia de contos infanto-juvenis, publicada pela Chiado Editora e com ilustrações de Nelson Martins.

Nesta obra são apresentados um conjunto de histórias que partiram da necessidade de sensibilizar as crianças para o amor a ter pelos animais, o respeito pelos outros e pela natureza, sem nunca perder a magia que todo o conto deve ter. Nos vários contos, crianças, adultos, animais, frutos, árvores, o sol, o vento e até seres fictícios contracenam nas mais diversas situações reais e imaginárias.

Em São Brás de Alportel, Olga Pinheiro pretende fazer uma apresentação desta obra, com o acompanhamento teatral do grupo “A Bambolina” - Teatro de Sombras Fantoches da ASMAL, na interpretação do conto “A Minhoquinha Teimosa”.

As sessões decorrem pelas 11h00, na Santa Casa da Misericórdia, e na sala João Belchior Viegas, na Biblioteca Municipal, pelas 14h00.

 
Apresentação do livro "Escritos meus" PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
segunda-feira, 13 maio 2013 11:35

escritos meus15 de Maio | 14h30 | Sala João Belchior Viegas

Apresentação do livro "Escritos meus"

"Escritos meus", é o primeiro livro de Maria Francisca Graça, uma compilação de diversas formas de escrita onde a autora relata com emoção e humor as suas vivências.

Natural da Vidigueira, Maria Graça reside há largos anos no Algarve, frequenta a UATI - Universidade do Algarve para a Terceira Idade e participa ativamente nos encontros do Clube de Leitura “Ler para Viver, da Biblioteca Municipal de São Brás de Alportel.

 
É preciso salvar o Património Natural Português PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
sábado, 11 maio 2013 15:29

O biólogo António Castelo e o realizador João Vasconcelos, da Associação Internacional para a Documentação da Natureza/AidNature, passaram um mês a filmar o último rio selvagem da Europa, no Vale do Tua. Financiados pelo Partido dos Animais e da Natureza (PAN), registaram imagens de uma fauna e flora que após a construção da Barragem da Foz do Tua deverão desaparecer.

 
Feira do Livro de São Brás de Alportel - 2013 PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
quarta-feira, 08 maio 2013 22:11
feira do livro 2013Entre 13 a 15 de março, a Feira do Livro de São Brás de Alportel resultou numa nova aventura pelo mundo do conhecimento com atividades para todas as idades, encontros com diversos escritores e centenas de livros recheados de descontos!
Todos os participantes desta iniciativa puderam usufruir, nas instalações da Escola EB 2/3 Poeta Bernardo de Passos, de várias atividades permanentes, nas mais diversas áreas do saber, tais como: encontros com diversos escritores, oficinas de educação e sensibilização ambiental, leituras especiais, ateliês de ciência divertida, uma surpreendente feira de minerais, horas do conto muito animadas, entre muitas outras sugestões.
A Feira do Livro de São Brás de Alportel é uma iniciativa da Rede Concelhia de Bibliotecas. A sua realização é fruto da parceria entre o Agrupamento de Escolas José Belchior Viegas e a Câmara Municipal de São Brás de Alportel. Esta iniciativa de entrada gratuita e aberta a toda a comunidade educativa visa sensibilizar e estimular crianças e jovens de todas as idades para a importância da leitura e da escrita na conquista de um futuro mais promissor e feliz.
 
Podes ver a reportagem da Feira do Livro de 2013 aqui
 
Um aperitivo...
 
 
 
Clube de Leitura - Abril de 2013 PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
domingo, 21 abril 2013 14:39

clube de leitura

o pequeno-almoço do sargento beauchamp23 de Abril | 14h00| Sala João Belchior Viegas

"O PEQUENO-ALMOÇO DO SARGENTO BEAUCHAMP"

No mês em que o Clube de Leitura celebra o seu 10º aniversário, o encontro mensal convida os alunos de Literatura da Universidade Sénior a participar na tertúlia em torno da obra de Vasco Graça Moura.

Pode conhecer melhor esta novela aqui

Para saber mais sobre a vida e obra deste autor, entre aqui

 
Final Distrital do Concurso Nacional de Leitura - 2013 PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
domingo, 24 março 2013 11:29

CNL_2013_cartazNo passado dia 13 de março, no cineteatro de São Brás de Alportel, realizou-se a 2ª Fase Distrital do Concurso Nacional de Leitura de 2013.

Organizada pela Rede Concelhia de Bibliotecas, através da coordenação da Biblioteca Municipal Dr. Estanco Louro, esta semifinal regional contou com a participação de mais de uma centena de jovens provenientes de toda a região do Algarve e previamente selecionados numa 1ª fase, de elimanatórias a nível de cada escola.

Ao fim de uma tarde recheada de emoções e expetativas, os grandes vencedores foram Inês Oliveira, da Escola Básica do 2.º e 3.º Ciclos José da Maia, em Olhão, e Joaquim Ventosa da Escola Secundária de Loulé.

Estes dois jovens serão os representantes do Algarve na Final desta 7ª edição do Concurso Nacional de Leitura, prevista para o final de maio de 2013, em local a definir.

CNL 2013 ines oliveira CNL 2013 jaoquim ventosa

Continuar a ler...
 
Concurso Nacional de Leitura - 2013 PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
segunda-feira, 11 março 2013 12:38

bnr cartaz concursonacionaleitura 2fase

São Brás de Alportel acolhe este ano, a fase distrital do Concurso Nacional de Leitura, uma iniciativa do Plano Nacional de Leitura – em articulação com a Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas, com a Rede das Bibliotecas Escolares e ainda, a nível distrital, com a Biblioteca Municipal Dr. Francisco do Estanco Louro, de São Brás de Alportel.

O Concurso Nacional de Leitura é composto por 3 fases diferentes: a 1ª fase de eliminatórias realizada nas escolas, a 2ª fase de Finais Distritais e uma 3ª fase a Final Nacional, onde se definem os vencedores desta 7ª edição do concurso.

A 2ª fase do Concurso – Finais Distritais, a ter lugar no Cineteatro São Brás, na próxima quarta-feira, dia 13, entre as 13h00 e as 17h15, destina-se a todos os concorrentes apurados da primeira fase, com o objetivo de selecionar um vencedor por cada categoria: 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário, que irá competir na grande Final Nacional.

pdf Programa da Sessão

Continuar a ler...
 
Feira do Livro de São Brás de Alportel - 2013
quinta-feira, 07 março 2013 11:51

feira do livro 2013

pdf Programa da Feira do Livro - 2013

 
Feira do Livro 2012
segunda-feira, 28 maio 2012 13:44

feira do livro 2012

A Feira do Livro de São Brás de Alportel decorre este ano entre os dias 1 e 6 de Junho, no espaço do Jardim da Verbena e nas instalações do Centro de Artes e Ofícios.

A organização da feira decidiu fazer coincidir este evento com a realização da X Maratona de Contos As histórias são como as Cerejas.

Ao longo dos seis dias, haverá um programa diversificado que conta com a participação de todos os alunos do agrupamento de escolas do concelho:

Lançamento de livros;

Encontro com escritores;

Teatro;

Maratona de Contos;

Cantinho Verde (oficinas de educação ambiental);

Ciência Divertida

Observação Astronómica;

Ateliês de Pinturas faciais e de Artes Plásticas;

Quiosque dos sabores


e... MUITOS LIVROS a preços convidativos!

feira_do_livro_2012 

boxnetPrograma da Feira do Livro

 

A biblioteca digital internacional Projecto Gutenberg disponibiliza já cerca de 375 e-books em língua portuguesa, incluindo obras de Eça de Queirós, Cesário Verde ou Camilo Castelo Branco, mas sofre de falta de voluntários. Deste total, fazem ainda parte "algumas traduções de obras de autores estrangeiros, como Dostoiévski ou Júlio Verne", contou a coordenadora da vertente de língua portuguesa da iniciativa Voluntariado Literário, à qual se deve a inclusão de livros em português no Projecto Gutenberg.

Com 255 voluntários para a língua portuguesa, "entre portugueses, brasileiros e imigrantes lusos na Holanda, Luxemburgo ou França", a média de revisores activos por mês tem sido, porém, de apenas 24 ao longo do ano, segundo Rita Farinha, o que se revela insuficiente para alcançar o objectivo de 2009: "rever 60 mil páginas".

O acervo global do Projecto Gutenberg inclui mais de 30 mil livros electrónicos.

 
Portal da Cultura
sábado, 19 setembro 2009 17:39

portaldacultura

O www.culturaonline.pt é um novo portal, impulsionado pelo Ministério da Cultura, que ambiciona afirmar-se como o sítio de referência na divulgação da Cultura Portuguesa, em Portugal e no Mundo. Esta plataforma inovadora recorre à colaboração de autarquias, fundações e outros agentes, para a criação e consolidação de uma efectiva comunidade virtual.

Este paradigma comunicacional, inédito no panorama cultural português, assenta na partilha de recursos e experiências entre utilizadores do portal, os quais para além de beneficiarem de uma aplicação que se adapta especificamente ao seu perfil, podem contribuir para a disponibilização de rotas e roteiros culturais, sugestões de visitas e comentários a actividades. 

As ferramentas de nova geração que o www.culturaonline.pt disponibiliza permitem ao cidadão planear a sua visita, por exemplo, através da selecção do equipamento cultural que pretende visitar, das salas ou espaços que mais lhe interessam e das peças ou pormenores sobre os quais tem maior curiosidade. O melhor exemplo do potencial desta funcionalidade interactiva reside em inéditas visitas virtuais, a três dimensões, a museus, palácios e monumentos que contribuem para a redescoberta destes equipamentos históricos valiosíssimos.

 
<< Início < Anterior 21 22 23 24 25 26 27 28 29 Seguinte > Final >>

Página 28 de 29