Entrada

Menu Principal

Sugestões do Mês

escritor escrevendo

Autor

livres-05 

Livro

opinião

Opinião

bandes-07 

Filme

musica

Música

Horas

Em cima do acontecimento

« < Dezembro 2017 > »
S T Q Q S S D
27 28 29 30 1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30 31

Bibliotecas nas Redes Sociais

facebook     twitter

Centenário do Concelho

centenario SBA logo

 

bibliodigital

Projetos e Programas

ler logo

 

conta-nos uma  historia logo

 

portal das escolas logo

 

seguranet

Visitantes online

Em linha

Temos 161 visitantes em linha

Publicidade

Faixa publicitária

Parceiros


 
Alojamento ESJBV ESJBV
Bem-vindo ao nosso portal
Era uma vez... histórias para toda a família - dezembro de 2017 PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
quinta-feira, 07 dezembro 2017 17:00

era uma vez... histórias para toda a família, dezembro de 2017O Natal é uma época mágica que convida a desfrutar momentos em família e em comunidade!

Neste sábado de manhã, dia 9 de dezembro, a Quinta do Peral abre as suas portas à família para ensinar a confecionar compota de maçã.

Os contos de Natal são um clássico a que não devemos resistir este sábado, pelas 16h na Biblioteca Municipal.

Natal é também tempo de sabores! Na Quinta do Peral, a manhã do sábado 16 de dezembro, é o momento ideal para aprender a fazer filhoses! 

Já se sabe que os enfeites de Natal personalizados têm outro encanto! Na tarde de sábado, leve os miúdos ao Centro da Calçadinha, pelas 15h00, e em família desfrutem do momento “Qoisas com Ciência: para enfeitar o Natal”

Ao longo da semana os mais pequenos podem também participar no ateliê “Vamos enfeitar o Natal!” que decorre na Biblioteca Municipal entre os dias 18 e 22, sempre a partir das 14h30. Uma atividade dirigida a crianças dos 6 aos 11 anos e de inscrição gratuita, mas obrigatória.

Os “Sábados na Quinta” do Peral (programa de atividades para crianças dos 3 aos 12 anos) promovem todas as manhãs de sábado, entre as 10h30 e as 12h00, e desafiam aos divertidos passeios de burro.

Em São Brás de Alportel, durante o mês de dezembro, não faltam oportunidades e momentos para viver o Natal em família!

Aceita ainda o convite para levar a família a fazer a “Rota dos Presépios” e para assistir aos vários espetáculos que vão decorrer no concelho.

 
Universidade Pensar Global, Agir Local - 2017 PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
quarta-feira, 06 dezembro 2017 10:19

banner uil 2Decorrerá nos dias 13 e 14 de dezembro, no antigo convento do Espírito Santo e Mercado Municipal, em Loulé, mais uma edição da Universidade Pensar Global, Agir Local, organizada pela Associação In Loco em parceria com a Câmara Municipal de Loulé.

A edição deste ano tem como tema "Alimentação: Um retrato da População" e pretende apresentar um retrato global da mesma na atualidade, pelo debate e partilha de informação e de boas práticas que promovam ao nível local a soberania e segurança alimentar.

Em formato de palestras e oficinas, o evento pretende, nos dois dias, convidar os e as participantes à reflexão sobre a alimentação dos tempos de hoje, desde aquilo que comemos, àquilo que desperdiçamos. 

Contaremos com a presença de Organizações como a FAO (Food and Agriculture Organization), a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, a Escola Superior de Saúde e Instituto Superior de Engenharia da Universidade do Algarve para apresentarem dados globais e regionais sobre o que come e desperdiça a população.

Da mesma forma serão apresentados projetos relevantes, iniciativas locais e boas práticas de alimentação e aproveitamento alimentar.

Inscrições abertas no site da In loco, na página de facebook e neste link:

https://goo.gl/forms/OPLRVSdi38uVfP3P2

 

pdf Programa

 
Comemoração do Dia Internacional do Voluntariado PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
terça-feira, 05 dezembro 2017 21:06

cartaz do dia internacional do voluntariado5 de dezembro | 17h00 | Biblioteca Municipal

Comemoração do Dia Internacional do Voluntariado

A Rede de Voluntariado São Brás Solidário que tem por uma das suas missões assegurar a “mão-de-obra” solidária da Loja Social de São Brás de Alportel foi apresentada nesta sessão onde se deram a conhecer os projetos existentes e apelou a novos aderentes.

Uma segunda parte da sessão foi dedicada à apresentação do projeto “Um dia pela Vida”, um projeto internacional que arrancou em Portugal em 2004 e que, entretanto, já contou com 67 edições, em vários cantos do país, e que chega agora a São Brás de Alportel. 

Nos últimos 12 anos, a iniciativa permitiu angariar quase 4 milhões de euros, mais de 300 mil portugueses que participaram neste movimento e envolveu mais de 40 mil voluntários.

A nível nacional, este projeto é organizado pela Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC), inicia-se sempre com a organização de um evento por voluntários e culmina num dia recheado de ações que pretendem abordar o cancro em diversas vertentes como a educação para saúde, a prevenção primária, a desmistificação da palavra “cancro” e a angariação de fundos para apoiar os projetos da Liga. 

Uma iniciativa que não deixa nenhuma comunidade indiferente, sublinha a organização.

“Um dia pela Vida” culmina na Festa de Encerramento onde a comunidade é convidada a viver o resultado do empenho de todos os voluntários. Um evento aberto a toda a população com atividades desportivas e lúdicas, momentos de partilha de experiências e momentos de informação e sensibilização sobre a temática oncológica.

Em São Brás de Alportel a sessão culminou também com um convívio aberto à participação de todos.

 
Exposição de Arte Solidária "Recriando a nossa Herança" PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
terça-feira, 05 dezembro 2017 11:25

cartaz exposição arte solidária4 a 31 de dezembro | Galeria Municipal

Exposição de Arte Solidária "Recriando a nossa Herança"

Trabalhos artísticos da ASMAL (Associação de Saúde Mental do Algarve)

Esta mostra resulta de uma parceria com o Cerro da Vila - Vilamoura World, o Museu Municipal de Faro e o Palácio da Galeria de Tavira e é composta por quadros em tapeçaria, pintura e técnica mista da autoria de pessoas que frequentam o Fórum Sócio Ocupacional de Faro.

Os trabalhos apresentados tiveram como fonte de inspiração as peças museológicas e detalhes existentes nos referidos museus e zona histórica envolvente.

A ASMAL pretende, com esta mostra, enaltecer as potencialidades das pessoas com doença mental.

 
Encontro de Jogos de tabuleiro PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
sexta-feira, 01 dezembro 2017 17:58

encontro de jogos de tabuleiro2 de dezembro | 15h00 | Biblioteca Municipal

Encontro de Jogos de Tabuleiro

Os Encontros de Jogos de Tabuleiro estarão de regresso à Biblioteca Municipal de São Brás de Alportel para mais uma tarde de volta dos jogos de tabuleiro, naquele que será o último encontro de 2017.

Sob a orientação do Grupo de Jogos de Tabuleiro de São Brás de Alportel, esta iniciativa convida miúdos e graúdos a descobrirem mais deste fascinante mundo dos jogos de tabuleiro, que apesar de existir há séculos, sofreu com o aparecimento dos videojogos um pesado golpe, tendo apenas nos últimos anos reconquistado o destaque que merece.

E para que ninguém se sinta nunca de fora, os jogos apresentam as mais diversas temáticas e graus de dificuldade, havendo jogos para iniciados e veteranos, apaixonados pelos mundos de fantasia ou pela gestão de recursos.

A entrada é livre e aberta ao público. Apesar de haver jogos trazidos pelo Grupo, sintam-se à vontade para levar os vossos próprios jogos. E se acham, ainda assim, que não é para vocês porque não conhecem as regras, não se preocupem: haverá sempre alguém disposto a ensinar-vos tudo o que precisam saber.

Se a premissa vos parece interessante, basta virem no sábado, dia 2 de Dezembro, a partir das 15 horas à Biblioteca Municipal de São Brás de Alportel para poderem também vocês experimentar as vantagens dos Jogos de Tabuleiro.

Para mais informações contactem o Grupo de Jogos de Tabuleiro de São Brás de Alportel através do endereço electrónico Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

02 12 2017 jogos de tabuleiro 01 02 12 2017 jogos de tabuleiro 03 02 12 2017 jogos de tabuleiro 02 02 12 2017 jogos de tabuleiro 04
 
Apresentação do livro de Sofia Passos "É uma maravilha" PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
sexta-feira, 01 dezembro 2017 17:31

cartaz da apresentação do livro é uma maravilha2 de dezembro | 17h00 | Biblioteca Municipal

Apresentação do livro "É uma maravilha" 

Inauguração da exposição "Amigurumis"

Um livro de poesia, para toda a família, da autoria de Sofia Passos.

Em exposição as ilustrações e os bonecos em crochet (amigurumis) dos personagens da história.

Sofia Passos, autora e ilustradora, passou pela Sociedade Portuguesa de Belas Artes, pela Faculdade de Arquitectura de Lisboa e por uma das formações em Desenho Científico promovidas pela Faculdade de Aveiro. Formou-se pela Escola Superior de Teatro e Cinema de Lisboa.

A Exposição está patente no átrio da Biblioteca Municipal até 16 Dezembro de 2017.

"Pois é Meninos e Meninas vão já preparando os papás ou avós ai em casa e digam que não vão querer faltar a esta apresentação e exposição... ai vem o Natal cheio de Magia!"

 

exposicoo amigurumis 01 exposicoo amigurumis 02 exposicoo amigurumis 03
 
Clube de Leitura - Novembro de 2017 PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
quinta-feira, 30 novembro 2017 17:25

clube de leitura

a substância do amor30 de novembro de 2017 | 17h00 | Sala João Belchior Viegas

A Substância do Amor de José Eduardo Agualusa

Os membros do Clube de Leitura reúnem-se este mês à volta das crónicas deste autor angolano.

Lançado em 2000, este A Substância do Amor e Outras Crónicas, reúne várias crónicas publicadas, na sua maioria, na revista Pública e agrupadas em três categorias: ficções, inquietações e paixões.

Estas crónicas, com uma escrita escorreita e que mistura culturas lusófonas, começam com a morte de Jorge Luís Borges. 

Estende-se depois por uma imensa paleta de assuntos passando pelas relações humanas, pela realidades do mundo e da língua, pelo amor e por inúmeros momentos de bom humor.

Em geral, Agualusa consegue, ainda que o género crónica não lhe dê muito espaço, propôr, desenvolver e concluir as suas ideias de forma elegante o que nem sempre é fácil. Por outro lado, existem aqui algumas crónicas que decerto dariam amplo espaço a mais desenvolvimento e que, portanto, podem ficar a saber a pouco.

Um leitura agradável, bem humorada, que trata os diferentes temas de forma descomplexada, sem deixar de ser profunda.

Leia um excerto

 
Biblioteca Humana - leituras com sentimento PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
quarta-feira, 29 novembro 2017 09:29

Livros e LeitoresA Biblioteca da Escola Básica Poeta Bernardo de Passos foi, no dia 27 de novembro, o lugar privilegiado de leituras especiais: os livros eram humanos e foram “lidos” pelos alunos do 9.º D.

A atividade Biblioteca Humana, estreia absoluta no nosso Agrupamento, no âmbito do projeto Cria+, resultou da parceria entre o Projeto Educação para a Saúde e a Biblioteca Escolar do Agrupamento, a Câmara Municipal de São Brás de Alportel e a Associação In Loco.

O conceito, que surgiu em 2000, na Dinamarca, foi replicado na abordagem das problemáticas da ansiedade, dos distúrbios alimentares, dos consumos e da transexualidade, na primeira pessoa e de viva voz – uma iniciativa marcante para livros e leitores, que fará, certamente, diferença no percurso dos nossos jovens.

Para conhecer melhor o projeto Biblioteca Humana entre aqui

Livro Ansiedade Livro Consumos Livro Distúrbios Alimentares Livro Transexualidade
Livro Ansiedade Livro Consumos Livro Distúrbios alimentares Livro Transexualidade
 
XXXIII Festival de Acordeonistas de São Brás de Alportel PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
sexta-feira, 24 novembro 2017 20:54

cartaz do XXXIII festival de acordeonistas de são brás de alportel26 de novembro | 15h30 | Cineteatro de São Brás

XXXIII Festival de Acordeonistas de São Brás de Alportel

Numa edição plena de talento, o Festival apresentará mais de meia centena de jovens acordeonistas que interpretarão perto de 80 peças. Ao palco sobe o resultado de milhares de horas de estudo, treino e dedicação à música e ao acordeão.

Os jovens talentos representam as escolas onde aprendem a tocar o instrumento rei da região algarvia.

Nesta edição, estarão representadas 12 escolas algarvias com ensino de acordeão, nomeadamente: Conservatório de Música de Olhão (sob coordenação professora são-brasense Anabela Silva), APEXA (representada pelo professor Nelson Conceição), as escolas de música de Nelson Conceição de Loulé e Bordeira, a escola do Rancho Folclórico de Loulé, a Casa do Povo da Conceição de Faro (representada pelo professor Jorge Alves), a Escola de Música Jorge Alves, a Escola de Música Águia Som de Olhão (professor Jorge Alves), a escola de música da Associação Cultural Sambrasense (representada pelos professores Júlio Pereira e Hermenegildo Guerreiro),  Grupo Folclórico de Faro e as escolas de Acordeão de Castro Martim e de Vila Real de Santo António (ambas com o professor João Pereira).

O Festival de Acordeonistas de São Brás de Alportel é anualmente organizado pela Associação Cultural Sambrasense e pretende dar a conhecer a aprendizagem dos alunos das diferentes escolas, promover o convívio e a partilhar entre os talentosos jovens músicos e promover o acordeão enquanto instrumento presente nas tradições musicais algarvias.

Este é um espetáculo para todas as idades, com a duração de 180 minutos e cujos ingressos estão à venda na Galeria Municipal e no próprio dia do espetáculo na bilheteira do Cineteatro São Brás por 3€.

Uma iniciativa apoiada pela Câmara Municipal de São Brás de Alportel, pela Junta de Freguesia de São Brás de Alportel, pela Secretaria de Estado da Cultura e pela e pelo Comércio Local são-brasense.

 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Seguinte > Final >>

Página 1 de 33