Entrada Atividades

Menu Principal

Sugestões do Mês

escritor escrevendo

Autor

livres-05 

Livro

opinião

Opinião

bandes-07 

Filme

musica

Música

Horas

Em cima do acontecimento

« < Dezembro 2018 > »
S T Q Q S S D
26 27 28 29 30 1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30
31 1 2 3 4 5 6

Bibliotecas nas Redes Sociais

facebook     twitter

Centenário do Concelho

centenario SBA logo

 

bibliodigital

Projetos e Programas

ler logo

 

conta-nos uma  historia logo

 

portal das escolas logo

 

seguranet

Visitantes online

Publicidade

Faixa publicitária

Parceiros


 
Alojamento ESJBV ESJBV
Atividades
Encontro com a escritora Manuela Ribeiro

encontro manuela ribeiro 0629 e 30 de janeiro|13h30|Sala João Belchior Viegas

Encontro com a escritora Manuela Ribeiro

Autora de diversos livros para crianças e adolescentes, Manuela Ribeiro dinamizará várias sessões de promoção da leitura junto de alunos da Educação Pré-Escolar e do 1º e 2º ciclos do Ensino Básico.

Natural de Caldas da Rainha, Maria Manuela Saraiva Dias Ribeiro é licenciada em Estudos Germanísticos pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (1975), tendo sido Bolseira do Governo Neerlandês para frequência do “Zommercursus voor nederlandse taal en kultuur”, Breukelen (Utreque), Países Baixos, em 1974. Possui ainda o Curso de Língua Italiana, pelo Instituto Italiano de Cultura (Lisboa, 1973) e tem conhecimentos linguísticos de Português, Francês, Inglês, Alemão, Italiano e Neerlandês. Nesse âmbito fez numerosos trabalhos de tradução para empresas e editoras

Exerce a docência desde 1991, tendo passado por diversas escolas. E, desde 1995, é Professora do Quadro de Nomeação Definitiva na Escola E.B. 2/3 Guilherme Stephens, na Marinha Grande, leccionando as disciplinas de Português (2.º Ciclo) e Inglês (2.º e 3.º Ciclos). É coordenadora do Projecto de Ensino de Português Língua Não Materna.

É autora de diversos livros para a adolescência e juventude, com destaque para a colecção Aventuras de Miguel e Ricardo, já com dez títulos editados e alguns reeditados.

set74 REPORTAGEM DO ENCONTRO

encontro manuela ribeiro 02 encontro manuela ribeiro 01

 

encontro manuela ribeiro 05 encontro manuela ribeiro 07
 
3.ª Conferência do Ciclo do Centenário do Município

SBA centenario conferencia 16 01 201516 de Janeiro | 17h30 | Centro de Medicina e Reabilitação do Sul

A conferência “Sanatório Carlos Vasconcelos Porto: dos velhos arquivos aos novos dados sobre a tuberculose pulmonar” retoma em 2015 o Ciclo de Conferências do Centenário do Município de São Brás de Alportel.

A ter lugar no atual Centro de Medicina e Reabilitação do Sul, este encontro tem início às 17h00 com uma visita ao núcleo museológico que guarda até aos dias de hoje fragmentos do passado do antigo Sanatório Vasconcelos Porto e respetiva atividade, entre outros espaços de interesse.

O encontro prossegue, pelas 17h30, com o início da conferência, que promove o cruzamento de conhecimentos e experiências sobre a evolução dos tratamentos da tuberculose pulmonar. Esta abordagem à saúde conta com a participação especial da Mestre Cristina Fé Santos, coordenadora da Revista Saúde no Algarve e autora do livro “Sanatório Vasconcelos Porto – São Brás de Alportel; da Professora Dr.ª Ana Luisa Santos e do Professor Dr. Vitor Matos, ambos investigadores na área da saúde, da Universidade de Coimbra.

Inaugurado no dia 8 de setembro de 1918, o Sanatório Carlos Vasconcelos Porto foi o primeiro hospital inserido numa empresa/indústria – os Caminhos de Ferro do Estado, para dar resposta a um grave problema de saúde que afetava a população portuguesa - a tuberculose. Em 1953 abriu as suas portas à população em geral, passando a integrar o Instituto de Assistência Nacional aos Tuberculosos. O tratamento era gratuito e baseava-se sobretudo “o repouso, na cura de ares e numa boa alimentação”.

Nos dias de hoje, a evolução tecnológica e científica potencia fármacos e novas formas de tratamento desta doença grave e contagiosa, que continua a afetar um número considerável de doentes. Contudo, o tratamento correto e eficaz leva a uma cura em mais de 95% dos casos.

Esta iniciativa integra o Ciclo de Conferências do Centenário do Município, uma organização da Câmara Municipal de São Brás de Alportel e Comissão para as Comemorações do centenário, com a colaboração do Centro de Medicina e Reabilitação do Sul, Universidade do Algarve e Universidade de Coimbra.

conferencia sanatorio 16 01 2015 5 conferencia sanatorio 16 01 2015 3
conferencia sanatorio 16 01 2015 1 conferencia sanatorio 16 01 2015 2
conferencia sanatorio 16 01 2015 4 conferencia sanatorio 16 01 2015 6
 
Sábados Fantásticos - Janeiro de 2015

cartaz jogos janeiro 201510 de Janeiro | 15h30 | Sala Juvenil

No 1º sábado do mês, na Biblioteca Municipal, é dia de jogos!

Se gostas de jogos que unem a estratégia ao fantástico – Catan, Hobbit, Magic, Dangers and Dragons - e tens mais de 14 anos, junta-te ao Grupo de Jogos de Tabuleiro de São Brás de Alportel, na Biblioteca Municipal Dr. Manuel Estanco Louro.

 

 

 

 

 

sabados fantasticos janeiro 2015 01 sabados fantasticos janeiro 2015 02
 
Voluntários da Rede de Bibliotecas

cartaz dia internacional voluntariado

5 de dezembro | 16h30 | Salão Nobre da Junta de Freguesia

Na data em que se comemora "O Dia do Voluntariado", a Rede de Bibliotecas do Concelho de São Brás de Alportel e a Rede de Voluntariado "São Brás Solidário" organiza uma sessão pública de apresentação do projeto nacional Voluntários da Leitura e para o voluntariado local "Voluntários da Rede de Bibliotecas" que terá lugar no salão nobre da Junta de Freguesia de São Brás de Alportel, no dia 5 de dezembro, pelas 16h30m.

arrow9Programa  

 

voluntarios da leitura 01 voluntarios da leitura 02
voluntarios da leitura 03 voluntarios da leitura 04
 
Apresentação da Revista "Nova Águia"

nova águia3 de dezembro | 16h | Sala José Belchior Viegas

Apresentação da Revista "Nova Águia"

A Biblioteca Municipal tem o prazer em acolher a apresentação da Revista "Nova Águia", uma das mais importantes revistas da cultura portuguesa.

Considerada a única revista portuguesa que reflete o pensamento português, a Revista Nova Águia pretende recriar o espírito da revista "A Águia", a mais importante revista do início do século XX onde colaboraram algumas das mais relevantes figuras da nossa cultura, como Teixeira de Pascoaes, Jaime Cortesão, Fernando Pessoa e Agostinho da Silva.

 

apresentacao nova aguia 01 apresentacao nova aguia 02
apresentacao nova aguia 03 apresentacao nova aguia 04
 
11.º Aniversário do Patrono da Biblioteca Municipal

a memoria cristalizada na palavra cartaz8 de novembro | 16h | Sala João Belchior Viegas

A Memória Cristalizada na Palavra

O legado deixado por Manuel do Estanco Louro vai estar em foco na mesa redonda "A Memória Cristalizada na Palavra", que decorre no sábado, dia 8 de outubro, às 16 horas, na Biblioteca Municipal de São Brás de Alportel, que foi batizada com o nome deste professor e investigador são-brasense há 11 anos.

A sessão propõe uma reflexão sobre os estudos etnolinguísticos deixados por Estanco Louro, ao mesmo tempo que assinala o 11º aniversário da atribuição do nome do investigador à Biblioteca.

Integrada no Ciclo de Conferências do Centenário do Município esta mesa redonda conta com a orientação de Isabel Cardigos e de Rui do Estanco Junqueira Lopes, neto de Estanco Louro.

"A Memória Cristalizada na Palavra" pretende reunir os depoimentos de estudiosos, curiosos e interessados na vida e obra de Estanco Louro sobre o legado dos seus estudos para a investigação atual e sobre o seu exemplo ético de cidadão empenhado no progresso. 

Manuel Francisco do Estanco Louro pertenceu à geração mais jovem dos fundadores do Concelho de São Brás de Alportel. Sempre presente nos momentos mais marcantes, como a luta pela criação de um ramal dos caminhos-de-ferros, de escolas, de estradas, entre outros. 

Este distinto professor e investigador são-brasense notabilizou-se no campo das letras. Publicou vários títulos sobre estudos literários e linguísticos, mas a sua obra fundamental, no âmbito da filologia, da toponímia e da dialetologia algarvias, permanece inédita. 

A obra editada mais conhecida - O Livro de Alportel, é considerada hoje um modelo dos estudos etnográficos produzidos na viragem do século XIX para XX, que pretendiam legitimar o estatuto científico da etnografia. Esta obra consistiu no estudo minucioso da população, território e economia do concelho que o autor considerava fundamental para qualquer plano de desenvolvimento a ser concebido pelas entidades políticas e administrativas.

botao vermelho História Local - Projeto Estanco Louro

BM 11 aniversario do patrono 01 BM 11 aniversario do patrono 02
 
O mar ao fundo

afonso diasA Biblioteca Municipal de S. Brás de Alportel tem o prazer de o convidar a assistir ao espetáculo  “O mar ao fundo”dia 30, terça-feira, pelas 16h00.

O  Algarve, a que João Lúcio chamou o “meu país do sul”, é  pátria de poetas há mais de mil anos.

“O mar ao fundo” é o mais recente trabalho do algarvio Afonso Dias, autor, cantor, ator de teatro, divulgador de poesia em centenas e centenas de sessões como militante da cultura.

Este espetáculo foi construído com poesia e música de algarvios e de amantes do Algarve e do Mar.

Esperamos por si!

 
Sábados Fantáscicos de regresso à Biblioteca Municipal

Cartaz Jogos de Tabuleiro SBANo dia 4 de Outubro de 2014 os Sábados Fantásticos estarão de regresso à Biblioteca Municipal de São Brás de Alportel, depois de umas férias de Verão, para mais uma tarde de volta dos jogos de tabuleiro.

Sob a orientação do Grupo de Jogos de Tabuleiro de São Brás de Alportel, esta iniciativa convida miúdos e graúdos a descobrirem mais deste fascinante mundo dos jogos de tabuleiro, que apesar de existir há séculos, sofreu com o aparecimento dos videojogos um pesado golpe, tendo apenas nos últimos anos reconquistado o destaque que merece.

E para que ninguém se sinta nunca de fora, os jogos apresentam as mais diversas temáticas e graus de dificuldade, havendo jogos para iniciados e veteranos, apaixonados pelos mundos de fantasia ou pela gestão de recursos.

A entrada é livre e aberta ao público. Apesar de haver jogos trazidos pelo Grupo, sintam-se à vontade para levar os vossos próprios jogos. E se acham, ainda assim, que não é para vocês porque não conhecem as regras, não se preocupem: haverá sempre alguém disposto a ensinar-vos tudo o que precisam saber.

Se a premissa vos parece interessante, basta virem no sábado, dia 4 de Outubro, a partir das 15 horas à Biblioteca Municipal de São Brás de Alportel para poderem também vocês experimentar as vantagens dos Jogos de Tabuleiro.

Para mais informações contactem o Grupo de Jogos de Tabuleiro de São Brás de Alportel através do endereço electrónico - Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

 
Exposição “ Um livro, uma família, um projeto… “

um livro e uma famíliaDe modo a promover o contacto com o livro, a leitura e a narração de histórias, envolver as famílias no processo educativo das crianças e  potenciar a imaginação e a criatividade a partir dos recursos da comunidade, os pais foram convidados a escolher um livro, a explorá-lo e a produzir algo sobre a história escolhida.

Visite esta exposição e surpreenda-se com a criatividade dos pais e das crianças da sala da Educadora Olga Ludovico, do Jardim-de-Infância de São Brás de Alportel.

Com inauguração marcada para dia 9 de maio, pelas 18h00, esta exposição estará aberta ao público até dia 28 de maio.

 
Sábados Fantásticos regressam à Biblioteca

sabados fantasticos cartazNo próximo sábado, 3 de maio, os Sábados Fantásticos estão de regresso uma vez mais à Biblioteca Municipal de São Brás de Alportel para mais uma tarde em volta dos jogos de tabuleiro.

Sob a orientação do recentemente criado Grupo de Jogos de Tabuleiro de São Brás de Alportel, esta iniciativa convida miúdos e graúdos a descobrirem mais deste fascinante mundo dos jogos de tabuleiro, que apesar de existir há séculos, sofreu um pesado golpe com o aparecimento dos videojogos, tendo apenas nos últimos anos voltado a ganhar o destaque que merece.

E para que ninguém se sinta de fora, os jogos apresentam as mais diversas temáticas e graus de dificuldade, havendo jogos para iniciados e veteranos, apaixonados pelos mundos de fantasia ou pela gestão de recursos.

A entrada é livre e aberta ao público. Apesar de haver jogos trazidos pelo Grupo, sintam-se à vontade para levar os vossos próprios jogos. E se acham, ainda assim, que não é para vocês porque não conhecem as regras, não se preocupem: haverá sempre alguém disposto a ensinar-vos tudo o que precisam de saber.

Se a premissa vos parece interessante, basta virem no próximo sábado, dia 3 de maio, a partir das 15 horas à Biblioteca Municipal de São Brás de Alportel para poderem também vocês experimentar as vantagens dos Jogos de Tabuleiro.

Para mais informações contactem o Grupo de Jogos de Tabuleiro de São Brás de Alportel através do endereço electrónico Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

 
Poemário da Liberdade

afonso diasNo dia 23 de abril, para comemorar o Dia Mundial do Livro e o 25 de Abril, a Biblioteca Municipal, em colaboração com o Agrupamento de Escolas de São Brás de Alportel apresentam um espetáculo recheado de imaginação, criatividade, poesia, livros música e muita Liberdade.

Liberdade! Liberdade! É um recital de Afonso Dias onde as palavras e a música que venceram a ditadura se conjugam e percorrem alguns autores e artistas do panorama cultural português como Sidónio Muralha, Sophia de Mello Breyner, Manuel Alegre, Carlos de Oliveira, Ary dos Santos, Manuel Freire, Zeca Afonso, entre outros.

PROGRAMA

Manhã

→ Escola Poeta Bernardo de Passos

→ Escola Secundária José Belchior Viegas

Tarde → Jardim da Verbena

 

 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 Seguinte > Final >>

Página 5 de 8