Entrada Atividades

Menu Principal

Sugestões do Mês

escritor escrevendo

Autor

livres-05 

Livro

opinião

Opinião

bandes-07 

Filme

musica

Música

Horas

Em cima do acontecimento

« < Agosto 2018 > »
S T Q Q S S D
30 31 1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30 31 1 2

Bibliotecas nas Redes Sociais

facebook     twitter

Centenário do Concelho

centenario SBA logo

 

bibliodigital

Projetos e Programas

ler logo

 

conta-nos uma  historia logo

 

portal das escolas logo

 

seguranet

Visitantes online

Publicidade

Faixa publicitária

Parceiros


 
Alojamento ESJBV ESJBV
Atividades
Exposição "Estranhões e Bizarrocos"

estranhões e bizarrocosEstá a decorrer até dia 27 de Maio, na Biblioteca Municipal, a exposição Estranhões e Bizarrocos

Esta mostra dá a conhecer os trabalhos dos alunos do pré-escolar e 1.º ciclo do Agrupamento de Escolas José Belchior Viegas desenvolvidos nas bibliotecas do 1.º ciclo, sob a orientação da professora Inês Rosa.

Encontram-se expostos trabalhos realizados a partir de obras como "A girafa que comia estrelas" e "Estranhões e Bizarrocos" de José Eduardo Agualusa; " Beijo da palavrinha", de Mia Couto, "As gravatas do meu pai" de Pedro Seromenho.

Não perca esta oportunidade de ver os trabalhos dos nossos alunos.


 
Literatura Algarvia: um outro olhar

ciclo de conferencias logo

No passado dia 9 de maio, cerca de trinta Escritores, Poetas, Publicistas, gente que publicou, na passagem do século XIX para o século XX, gente que por nascimento ou por adoção, viveu e lutou pelo nosso Algarve, gente de que só nos podemos orgulhar, essa gente foi revisitada, numa comunicação do Dr. José Manuel Varela Pires

Durante cerca de duas horas, uma assistência interessada, pode saber mais da vida e obra de grandes figuras da poesia, do romance e daciência do Algarve. Aspetos pouco conhecidos da vida apaixonante de João de Deus, de Manuel Teixeira Gomes, de Júlio Dantas, de Assis Esperança, entre outros, foram magistralmente invocados por Varela Pires.

A importância, pouco divulgada, de dois polos do saber no Algarve, Lagos e Tavira, em épocas anteriores ao século XX, também foram realçados. 

Obviamente que diversos aspetos da vida e obra dos filhos de São Brás, Estanco Louro, Bernardo de Passos, José Dias Sancho e Roberto Nobre, foram motivo de debate com a assistência.

À entrada, ou à saída, ainda foi proporcionada a visita a uma exposição de primeiras edições ou outras obras destes e de outros autores, o que foi novidade para alguns dos visitantes.

Ficou agendada nova sessão para o próximo mês, agora com enfoque para o papel dos inúmeros algarvios que nas décadas seguintes, sediados em Lisboa, transformaram a Casa do Algarve no principal instrumento, ou de divulgação, ou de defesa dos interesses do Algarve através do que publicaram.

Texto de J. C. Correia Martins

conferencia literatura algarvia 03 conferencia literatura algarvia 02
  
conferencia literatura algarvia 01
 
“Receitas de Valores” vão representar o Algarve no INOVA! Criatividade

projeto inovaO projeto “Receitas de Valores” foi selecionado para a fase nacional do INOVA!, no dia 22 de abril, na Direção de Serviços da Região Algarve, em Faro. A candidatura, na categoria Criatividade, foi defendida pelos alunos Teresa Pires (9ºA) e Duarte Amaro (8ºC).

O INOVA! é um concurso de ideias que visa estimular o empreendedorismo e a cultura empreendedora nas escolas nacionais. Devido ao seu forte pendor literário, as “Receitas de Valores” – escritas pelos alunos do 2.º e 3.º Ciclos da Escola Poeta Bernardo de Passos, no âmbito do Concurso Literário de Prosa, dinamizado pelo Departamento de Português em articulação com o Festival Intercultural dedicado à Gastronomia –, contando com o incentivo da Ex-Diretora do Agrupamento, Violantina Martins Hilário, reuniram as condições exigidas para representar o Agrupamento e o concelho de São Brás de Alportel na fase regional.

Este projeto surgiu com o intuito de combater as fragilidades na formação global dos alunos, promovendo a disciplina de forma apelativa e sustentada e contribuindo, deste modo, para a convivência harmoniosa em sociedade.

Editado com a colaboração da Câmara Municipal, o livro “Receitas de Valores”, constitui o cerne deste projeto criativo marcado por novas ideias que constituem novas soluções e novas maneiras de combinar recursos. Em combinações criativas, os alunos propõem a confeção de ingredientes criativos, em porções criativas. Quem degustar as iguarias receitadas enriquecerá nutricionalmente os valores em défice. 

 
 
 
Algarve Literatura: um Outro Olhar

algarve um outro olhar dartaz9 de maio | 16h30 | Sala João belchior Viegas

Algarve Literatura: um Outro Olhar

Escritores, poetas, publicistas - gente que publicou

I Ciclo de tertúlias orientado pelo Dr. Varela Pires  

Sob orientação do Dr. Varela Pires, esta iniciativa, integrada nas Comemorações do Centenário do Município, desafia a conhecer melhor a literatura algarvia, numa viagem desde o século XIX até aos dias de hoje.

Uma descoberta da escrita literária e dos rostos que a criaram no Algarve Moderno.

Este é um um tesouro que vê o seu acesso limitado por questões diversas. Muitas das obras não foram reeditadas, outras excelentes manifestações foram apenas editadas em jornais locais da época, o que dificulta o acesso a estas preciosidades culturais.

Nascido em Olhão, Varela Pires foi médico, jornalista, escritor, crítico literário e conferencista, um regionalista convicto. A par da medicina dedicou-se desde muito jovem a escrever, tendo publicado em inúmeras revistas e jornais, ao longo de mais de 50 anos.

Paralelamente, nátrio da Biblioteca Municipal, pode-se ainda apreciar, de 5 a 16 de maio, a exposição bibliográfica “Algarve: um outro olhar” composta por um conjunto de livros de autores algarvios da coleção particular de José do Carmo Correia Martins.

 
Sábados Fantásticos - Maio de 2015

sábados fantásticos2 de Maio | 15h00 | Sala Juvenil

Sábados Fantásticos

No 1º sábado do mês, na Biblioteca Municipal é dia de jogos!

Sob a orientação do Grupo de Jogos de Tabuleiro de São Brás de Alportel, esta iniciativa convida, todos os meses, miúdos e graúdos a descobrir sobre este fascinante mundo dos jogos de tabuleiro, que apesar de existir há séculos, sofreu com o aparecimento dos videojogos um pesado golpe, tendo apenas nos últimos anos reconquistado o destaque que merece.

Se tens mais de 14 anos e gostas de desafios junta-te a nós!

 
Exposição - Algarve: Um Outro olhar

 

De 5 a 16 de maio | Átrio da Biblioteca

Algarve: Um Outro olhar

Escritores, poetas, publicistas – gente que publicou.

Exposição bibliográfica de livros de autores algarvios da coleção particular do Dr. Correia Martins.

 
Algarve: um outro olhar

 

De 5 a 16 de maio | Átrio da Biblioteca

Algarve: um outro olhar

Escritores, poetas, publicistas – gente que publicou. Exposição bibliográfica de livros de autores algarvios da coleção particular do Dr. Correia Martins.

 
Comemoração dos 75 anos da publicação da obra "Bichos"

bichosNo âmbito das comemorações dos vinte anos da morte de Miguel Torga e setenta e cinco da publicação do seu livro "Bichos", a TSF veio até à Poeta Bernardo de Passos para se inteirar sobre o que pensam os alunos da turma C do 8.º ano de alguns dos contos que integram aquela obra.

Clica sobre a capa do livro e escuta o que ficou gravado nessa aula de Português e veio, mais tarde, a ser difundido para todo o país por aquela estação de rádio.

 
Leitura com Mimos

leituras com mimos cartazDia 18 de abril | 16h00 | Sala João Belchior Viegas

Leitura com Mimos

16h00 - Bebés dos 6 aos 12 meses

17h00 - Bebés dos 12 aos 24 meses

Porque desde o nascimento as crianças são recetivas à leitura, é necessário estimulá-las de modo a desenvolver a sua imaginação, criatividade e fomentar o gosto pela leitura.

Com este workshop, através das leituras partilhadas entre pais e filhos, pretende-se sensibilizar para a importância da família na promoção precoce da leitura.

A sessão será dinamizada por Rita Mories.

Participação gratuita, sujeita a inscrição prévia

leituras com mimos 01 leituras com mimos 02
leituras com mimos 03 leituras com mimos 04
 
Sábados Fantásticos - Abril de 2015

exposicao jogos tabuleiro abril 2015No dia 11 de Abril de 2015 os Encontros de Jogos de Tabuleiro - Sábados Fantásticos aderem à iniciativa mundial International TableTop Day para levar à Biblioteca Municipal de São Brás de Alportel mais uma tarde de volta dos jogos de tabuleiro. 

Sob a orientação do Grupo de Jogos de Tabuleiro de São Brás de Alportel, esta iniciativa convida miúdos e graúdos a descobrir sobre este fascinante mundo dos jogos de tabuleiro, que apesar de existir há séculos, sofreu com o aparecimento dos videojogos um pesado golpe, tendo apenas nos últimos anos reconquistado o destaque que merece.

Mas qual é então a diferença entre este encontro do dia 11 de Abril e os restantes? É simples: no dia 11 de Abril comemora-se o Tabletop Day, o que faz com que, um pouco por todo o mundo, ao mesmo tempo, estejam a decorrer encontros de jogos de tabuleiro. E São Brás de Alportel não vai ficar de fora.

Além disso, temos mais novidades que tornam a iniciativa ainda mais interessante: além da já anunciada no nosso Facebook, o dia 11 de Abril irá também marcar a data em que se inicia uma exposição dedicada aos jogos de tabuleiro na Biblioteca Municipal de São Brás de Alportel, também por iniciativa do Grupo de Jogos de Tabuleiro.

Se a premissa vos parece interessante, basta aparecerem no sábado, dia 11 Abril, a partir das 15 horas na Biblioteca Municipal de São Brás de Alportel para poderem também vocês experimentar as vantagens dos Jogos de Tabuleiro.

Venham jogar connosco!

Para ver uma reportagem sobre esta iniciativa entre aqui

 
Stop, vamos ler!

stop vamos lerNa passada segunda feira, dia 16 de Março e integrando as comemorações da Semana da Leitura, decorreu, em todas as escolas do 1º ciclo e jardins de infância do agrupamento,   o evento "Stop vamos ler!".

Tratou-se de uma atividade organizada pela Biblioteca Escolar, que consistiu em, parar toda a atividade letiva regular e dedicar 10 minutos à leitura, durante o período das 11h15 e as 11h25, em simultânio em todas as escolas referidas. 

O evento foi acolhido com muito entusiasmo e teve uma total adesão por parte dos professores e dos alunos de todas as escolas. Os alunos do primeiro ciclo leram obras escolhidas por cada um e no pré escolar a educadora leu um livro para todo o grupo. 

Este é o segundo ano consecutivo em que se realiza esta atividade no nosso agrupamento, que, juntamente com outras iniciativas tem contribuído grandemente para o aumento do número de alunos que requisitam obras nas bibliotecas escolares do agrupamento. 


 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 Seguinte > Final >>

Página 3 de 8