Entrada Atividades

Menu Principal

Sugestões do Mês

escritor escrevendo

Autor

livres-05 

Livro

opinião

Opinião

bandes-07 

Filme

musica

Música

Horas

Em cima do acontecimento

« < Dezembro 2018 > »
S T Q Q S S D
26 27 28 29 30 1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30
31 1 2 3 4 5 6

Bibliotecas nas Redes Sociais

facebook     twitter

Centenário do Concelho

centenario SBA logo

 

bibliodigital

Projetos e Programas

ler logo

 

conta-nos uma  historia logo

 

portal das escolas logo

 

seguranet

Visitantes online

Publicidade

Faixa publicitária

Parceiros


 
Alojamento ESJBV ESJBV
Atividades
Era uma vez... Histórias para TODA a Família

historias para toda a familia cartaz

Programação de Janeiro

TAPETE VOADOR  

9 de janeiro | 16h00 | Setor Infantil [Biblioteca Municipal] 

Junta-te a nós e diverte-te com “A aventura da pedra mágica”. 

 

QOISAS DE CIÊNCIA PARA MIÚDOS & GRAÚDOS

Vamos Construir Objetos de Medição da Velocidade do Vento e… fazer um Tornado! 

16 de janeiro | 15h00> 16h30 | Centro Explicativo da Calçadinha 

Ateliê para famílias com crianças dos 6 aos 12 anos.

Descobre como apanhar peixes especiais com a Pesca Magnética!

23 de janeiro | 15h00> 16h00 |Centro Explicativo da Calçadinha 

Ateliê para famílias com crianças dos 3 aos 5 anos. 

Mais informações e inscrições pelo tel. 911 936 069 ou para  Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar  

 

CONTOS NA QUINTA

30 d janeiro | 16h00 |Quinta do Peral 

Chegou o inverno! E, tal como os humanos, também entre os animais há os que preferem passar esta estação no campo e os que preferem as grandes cidades. Se queres saber qual o melhor lugar, vem até à Quinta do Peral e assiste à história que temos para te contar.

 

HORA DO CONTO 

No canto do conto, Blásius: o mais antigo morador desta biblioteca, continua a narrar as suas aventuras e desventuras. [Inscrições no sector infantil]

 
Sábado Fantástico - Janeiro de 2016

grupo jogos tabuleiro SBANo pimeiro sábado de janeiro, o Grupo de Jogos de Tabuleiro de São Brás de Alportel iniciou o ano novo com sucesso!

Durante toda a tarde, 16 participantes experimentaram jogos novos e regressaram a clássicos que são sempre fonte de bom divertimento!

Jogou-se Mafia de Cuba, Noite dos Magos, Formula D, The Great ZimbabweCatan, Reis de Portugal, Ilha Proibida, Super Agricultor e Age of War.

Obrigado a todos os que se juntaram a nós nesta tarde de jogos de tabuleiro.

Voltamos a encontrar-nos em Fevereiro!

Até lá, bons jogos!
 
Hora do Conto com o Ratinho Blasius

ratinho blasiusCaras Professoras e Educadoras,

O Ratinho Blasius, conhecido ratinho de Biblioteca e contador de histórias apresenta na Biblioteca Municipal e nas Bibliotecas  Escolares, os contos:

frederico simão mentiras

 

Faça as marcações com os professores das Bibliotecas Escolares ou com a Biblioteca Municipal.
(Mª. José Carocinho – 289 840 360)

 
Sábado Fantástico

É já este Sábado!

Venha partilhar da animação e da paixão por jogos de estratégia com o Grupo de Jogos de Tabuleiro de São Brás de Alportel.

sabado fantastico 7 11 2015

 
12.º Aniversário da atribuição do nome do patrono da Biblioteca Municipal

lendas do país do sul

6 de Novembro | 16h30 | Sala João Belchior Viegas

Na próxima sexta-feira, dia 6, a Biblioteca Municipal de São Brás de Alportel celebra o 12º aniversário de atribuição do nome Dr. Estanco Louro como patrono deste espaço de cultura ao som do recital Lendas do País ao Sul.

Com início pelas 16h30, este espetáculo protagonizado por Afonso Dias mostra o trabalho de tributo a Ataíde de Oliveira e outros etnógrafos algarvios, em especial o Dr. Estanco LouroUm recital de canções, poemas e contos tradicionais que conduz o público numa deliciosa viagem pelo Romanceiro e Cancioneiro do Algarve.

Afonso Dias define este momento como “uma viagem pelo Algarve de sonhos e lendas, viagens e aventuras, heróis e moiras encantadas, e inclui também a colaboração de poetas como al Muthâmide, Ibn’amar, João Lúcio, Sophia, Natália … e canções do Algarve.”

O são-brasense Manuel Francisco do Estanco Louro foi advogado, professor, investigador, e notabilizou-se no campo das letras, deixando uma obra volumosa, com diversos estudos nas áreas, desde a linguística – gramática, dialectologia, toponímia, etnografia algarvia, estudos camoneanos e ensaios diversos de literatura portuguesa.

Da sua vasta obra destaca-se até aos dias de hoje a premiada monografia O Livro do Alportel, publicada pela primeira vez em 1929 e que consiste num valioso e exaustivo trabalho sobre São Brás de Alportel. A geografia, a história, a vida social e económica, a vida social, entre outros estudos sobre a dialectologia, o vocabulário, o romanceiro, as cantilenas, os contos, as lendas, entre muitos que preservam até aos dias de hoje a riqueza do território e das gentes de São Brás de Alportel.

 
Yoga de Relaxamento- Outubro de 2015

6, 13, 20 e 27 de Outubro | Sala João Belchior Viegas

Yoga de Relaxamento

A sua Biblioteca Municipal abre portas a novas experiências... além do prazer de ler pode agora usufruir de uma nova atividade a realizar sempre às terças-feiras, pelas 17h30... Yoga de Relaxamento!

Inscreva-se e relaxe...

Sessões dinamizadas por Valérie Londot

yoga de relaxamento

Inscrições e informações na biblioteca ou através do telefone 289 840 360

 
Semana dedicada à redução das catástrofes

De 12 a 19 de Outubro | Biblioteca Municipal

Semana "Redução das Catástrofes"

O Gabinete Municipal de Proteção civil e da Defesa da Floresta organiza um vasto conjunto de atividades para os mais jovens: jogos, leitura de livros digitais, visualização de vídeos e muito mais!

Durante o mês de outubro visite a Biblioteca Municipal e descubra que comportamentos adotar em situações de risco, pois é possível reduzir o impacto e as consequências dos desastres naturais com a atude certa!

catástrofes naturais

 

arrow9 Atividades programadas

 

De 12 a 29 de Outubro | Átrio da Biblioteca Municipal

Exposição sobre Catástrofes Naturais

Fique a conhecer melhor os riscos a que todos estamos sujeitos e descubra quais os comportamentos de prevenção que devemos adotar.

 
Feira do Livro do Centenário

De 5 a 10 de Outubro | Biblioteca Muncipal

Feira do Livro do Centenário

Visite a exposição das Edições do Centenário e adquira o livro que gosta com 10% de desconto.

Uma iniciativa itinerante, a pensar em si.

Quem conhece, quer conhecer!

feira do livro centenario

 
 
Sábados Fantásticos - 3 de outubro de 2015

encontro de jogos de tabuleiro 3 10 2015Setembro marcou o regresso às aulas (e ao trabalho) de muita gente e Outubro marca o regresso à rotina para os entusiastas de jogos de tabuleiro de São Brás de Alportel.

Depois de umas merecidas "férias" (em que marcámos presença no "Calçadas" e animámos duas tardes muito concorridas de ATL) o Grupo de Jogos de Tabuleiro de São Brás de Alportel volta, no próximo dia 3 de Outubro, à Biblioteca Municipal de São Brás de Alportel para mais uma tarde de animação à volta dos jogos.

E porque é dia de reflexão, que melhor ocasião para pensar estratégias de jogos?

Esta será mais uma iniciativa sob a orientação do Grupo de Jogos de Tabuleiro de São Brás de Alportel que convida miúdos e graúdos a descobrir mais deste fascinante mundo que tem merecido nos últimos anos uma especial atenção, reconquistando algum do espaço roubado pelas consolas. 

 
A Biblioteca vai ter com os leitores -2015

biblioteca fora de si logoDando continuidade ao projeto “Biblioteca Fora de Si”, e após o sucesso da estreia dos novos projetos “Leituras no Caldeirão” e “Itinerários do Barrocal”, a Biblioteca Municipal continua a ir ao encontro da população em diversos pontos do concelho.

Siga a nossa rota:

9 de julho | quinta-feira| Alportel e Farrobo

14 de julho | terça-feira | Almargens

16 de julho | quinta-feira | Mesquita e Peral

 

 

biblioteca de jardim logoEm julho a Biblioteca vai para fora apanhar o ar fresquinho do final das tardes de verão, num jardim perto de si!

Para os mais pequenos haverá um cantinho para contos.

Visite-nos e veja as novidades que, semanalmente, temos para si.

  • Terças-feiras, das 19h00 às 20h30, no Parque Infantil da Rua António Viegas Calçada.
     
  • Quintas-feiras, das 18h00 às 19h30, no Jardim Carreira Viegas, junto ao parque infantil.
 
Lançamento da coletânea "Nos Passos de Bernardo"

nos passos de bernardoO auditório da Escola Poeta Bernardo de Passos acolhe na próxima terça-feira, dia 9, pelas 18h30, o lançamento da Coletânea “Nos Passos de Bernardo”, uma justa homenagem ao patrono da escola, poeta maior são-brasense, que continua a ser uma inspiração para as jovens gerações.

A obra ora editada integra a coleção de edições do Centenário, constituindo um contributo para o incentivo à leitura e à escrita junto dos jovens, e para valorização do empenhado trabalho que a comunidade escolar tem vindo a desenvolver ao longo dos últimos anos, dando a conhecer os resultados da iniciativa literária “Nos Passos de Bernardo” que os professores de Português daquela escola têm vindo a realizar junto dos alunos.

A iniciativa literária, em homenagem ao ilustre são-brasense Bernardo de Passos, teve início no ano letivo de 2001/2002 e manteve-se até aos dias de hoje, sempre com o intuito de promover o gosto pela poesia e escrita nos mais jovens.

A Coletânea “Nos Passos de Bernardo” resulta da compilação de todos estes  trabalhos, que dão continuidade ao legado cultural do município, abraçado e reinventado pelas novas gerações.

 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 Seguinte > Final >>

Página 2 de 8