Entrada Eventos Destaques Rota dos Censos de Borboletas em Portugal

« < Junho 2020 > »

Rota dos Censos de Borboletas em Portugal

cartaz sobre os censos de borboletas em PortugalNa continuidade do trabalho desenvolvido pelo município de São Brás de Alportel, na promoção da biodiversidade, no seio da qual foi criada a Estação da Biodiversidade da Ribeira do Alportel, a autarquia são-brasense abraçou recentemente uma nova missão: a defesa das Borboletas.

São Brás de Alportel integra a Rota dos Censos de Borboletas em Portugal, num importante contributo em prol do melhor conhecimento e valorização destes insetos.

Neste âmbito, o Centro de Interpretação e Educação Ambiental “Quinta do Peral” recebe no próximo sábado, 7 de março, uma ação de formação gratuita sobre Censos de Borboletas em Portugal, dirigida ao público em geral e a quem tem interesse em colaborar voluntariamente na motorização de borboletas diurnas no País.

Durante a manhã os voluntários vão ser apresentados ao processo dos Censos de Borboletas,  aprender a identificar as diversas espécies de borboletas e terão a oportunidade de realizar uma saída de campo. Para a tarde está reservado um momento de contagem e a identificação das borboletas  encontradas no percurso matinal que serão registadas numa plataforma da iniciativa.

Os Censos de Borboletas são um projeto do Tagis – Centro de Conservação das Borboletas de Portugal – que consiste na contagem regular de borboletas diurnas em percursos fixos seguindo uma metodologia padronizada, que é usada em toda a Europa e permite gerar um enorme volume de dados detetando assim tendências sobre o estado de conservação das borboletas e dos seus habitats.