Entrada Eventos Destaques Feira Tradicional de São Brás

« < Fevereiro 2020 > »

Feira Tradicional de São Brás

cartaz da feira de são brás de 20202 de fevereiro | durante o dia | Parque Roberto Nobre

Feira Tradicional de São Brás

Outrora, a Feira do Santo Padroeiro "São Brás" também era conhecida como a "Feira do Pau Roxo", em alusão à época em que se vendiam as invulgares cenouras roxas.

A feira regressa anualmente, no início de fevereiro, e nela é possível comprar alfaias agrícolas, sementes, árvores, artesanato, vestuário, entre outros produtos, e até provar uma fartura.

Neste dia, diz a tradição, pode saber-se o tempo que há de vir…

"Se a candelária chora (que é como quem diz se fizer um dia de chuva), o inverno foi embora; Se a candelária ri (que é como quem diz se o dia for soalheiro), o inverno ainda está por vir.

Em São Brás de Alportel, contam os mais antigos que em tempos remotos, perto da antiga "Fonte Santa", que se localiza alguns metros acima da Fonte Nova e do lavadouro municipal, onde a água da nascente brotava de um rochedo, apareceria o santo.

Reza a lenda, que quiseram edificar-lhe uma ermida no sítio do Alportel mas a imagem teimava, por várias ocasiões, em aparecer no sítio onde agora é São Brás. Os alportelenses decidiram então que o santo devia ficar definitivamente em São Brás. Mas colocaram uma condição: que o santo se chamasse São Brás de Alportel.