« < Novembro 2019 > »

Momentum - Festival da Comida Esquecida
quinta-feira, 07 novembro 2019 11:41

cartaz de momentum, festival de comida esquecida9 de novembro | 21h00 | Museu do Traje

Momentum - Festival da Comida Esquecida

No próximo sábado decorre no Museu do Traje mais um evento do Festival da Comida Esquecida, desta vez uma experiência gastronómica desenvolvida pelos alunos da 6ª edição do Mestrado em Inovação em Artes Culinárias (MIAC) da Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril (ESHTE).

O projeto inicial surgiu de um desafio da Associação Plantar Uma Árvore com o objetivo de valorizar a floresta autóctone e os atributos da gastronomia portuguesa.

O menu criado foi inspirado e alinhado com os princípios da associação: a recuperação da biodiversidade e o fortalecimento dos ecossistemas.

Assim, a ementa reflete o ciclo de produção, o respeito pela identidade dos territórios, a proximidade dos produtos à origem e o modo como estes são tratados nas cozinhas. Os pratos acompanham o ciclo de vida da árvore e demonstram a preocupação em cuidar da sustentabilidade ambiental e alimentar, valorizando as nossas florestas.

Alguns dos momentos serão acompanhados por uma performance de personagens ligadas ao imaginário da floresta, procurando aliar a atividade teatral ao despertar da consciência dos convidados para a temática em causa que, no dia a dia, passa pela ação individual e coletiva.

O jantar inicia-se com o fogo, que simboliza a destruição e uma consciencialização para as questões florestais, passando pela semente, rebento, folha (verde, seca), flor e fruto.

Cada um dos momentos será servido num suporte especificamente pensado para esta experiência. O conceito do menu reflete também a preocupação na utilização de matérias-primas locais e incomuns como cevada, rebentos de plantas, o mel de rosmaninho e o javali.

Ao longo do jantar será contada uma narrativa com sons, cheiros e imagens de pequenos filmes que foram desenvolvidos pelos alunos da Escola Superior de Comunicação Social do Instituto Politécnico de Lisboa.