« < Novembro 2019 > »

Enleio das Histórias - 2019
quinta-feira, 24 outubro 2019 10:24

enleio das historias 2019O Centro Escolar de São Brás de Alportel recebeu entre os dias 15 e 18 de outubro a  terceira edição do "EnLeio das Histórias", uma iniciativa que tem como objetivo promover um roteiro de atividades de promoção da leitura e o contacto dos mais jovens com estes especiais companheiros de aventuras: os livros!

Esta edição envolveu mais de 600 alunos: 325 alunos do ensino  pré-escolar e 314 alunos do 1.º Ciclo, que percorreram os vários cantos e recantos de atividades lúdico-pedagógicas, que permitiram um maior contacto com os livros e o mundo da literatura.

As turmas iniciaram o percurso que os levou a conhecer o "Nó da Troca" que incentiva à troca de livros; o "Nó da Escrita" onde foram convidados a criar microcontos; o "Nó da Leitura" onde puderam requisitar para ler os mais diversos livros disponíveis na biblioteca sobre rodas; o "Nó do Conto" onde ouviram contar histórias; o "Nó da Ilustração" onde puderam ilustrar estratos de histórias  em folhas individuais; o "Nó da Transmédia" onde tiveram oportunidade de participar no desenvolvimento de uma história apresentada de forma digital, e ainda o "Nó da Surpresa" onde puderam brincar e ler à vontade em cima de tapetes, de pernas par o ar, de gatas, deitados ou até da forma mais cómoda que lhes apetecesse!

Uma edição que contou com a participação e colaboração de escritores de livros infantis, contadores de histórias e animadores, auxiliares de ação educativa, técnicos municipais, professores e educadores.

O "EnLeio das Histórias" é uma iniciativa promovida, em parceria, pelo Município de São Brás de Alportel, através da Biblioteca Municipal Dr. Estanco Louro, pelo Agrupamento de Escolas José Belchior Viegas e pela Rede de Bibliotecas do concelho.

enleio_de_histórias_01 enleio_de_histórias_02 enleio_de_histórias_03 enleio_de_histórias_04