« < Outubro 2019 > »

Jornadas Europeias do Património 2019 em São Brás de Alportel
quinta-feira, 03 outubro 2019 10:37

cartaz das jornadas europeias do património 2019As Jornadas Europeias do Património 2019, sob o  mote “Artes, Património, Lazer” foram assinaladas em São Brás de Alportel com um programa de atividades que se estendeu de 27 a 29 de setembro, que convidou a viajar no tempo.

O programa teve início na sexta-feira, 27 de setembro, pelas 18h00, com a conferência “Roberto Nobre: as várias faces de um artista”, que teve lugar na Biblioteca Municipal, dando início ao segundo ciclo de conferências “de setembro a abril, memórias mil”.

No sábado à tarde, o Jardim da Verbena foi o palco da Recriação Histórica “Uma viagem ao tempo dos romanos” que regressou com mais uma edição recheada de aventuras e travessuras, oficinas para aprender a fazer escudos e outros objetos romanos; mas também contos, dança e  petiscos históricos!

À noite, a partir das 20h00, a Eira do Museu do Traje desafiou a mais uma interessante partilha de memórias, em mais uma Desfolhada à Moda Antiga, iniciativa conjunta do Rancho Típico Sambrasense e da Junta de Freguesia de São Brás de Alportel. Este interessante convívio intergeracional, com animação musical e petiscos, permitiu conhecer uma tradição com enorme importância sociocultural na comunidade.

Na manhã de domingo, dia 29, “A arqueologia da arquitetura no Núcleo Urbano Antigo de São Brás de Alportel” foi a proposta de passeio Natureza, em edição especial, que desafiou as famílias a conhecerem melhor o património local.  O Centro da Calçadinha foi o ponto de encontro para o início desta viagem no tempo que teve início pelas 9h00.

À noite, a culminar o programa, o Museu do Traje convidou a uma Noite de “Fado no Museu”, a partir das 21h00.

Em São Brás de Alportel, o programa de atividades das Jornadas Europeias do Património coincide com a celebração do “SundaySlow”, uma iniciativa partilhada por todas as vilas e cidades que integram a rede mundial de bem viver “CittasSlow”, procurando dar a conhecer o património cultural e natural do concelho, riquezas que o Município de São Brás de Alportel procura sempre valorizar, construindo pontes entre o passado e o presente para poder abrir novas oportunidades que garantam a salvaguarda da identidade e história do concelho e da região.

uma_viagem-ao_tempo_dos_romanos_01 uma_viagem-ao_tempo_dos_romanos_02 uma_viagem-ao_tempo_dos_romanos_03