Entrada Atividades Clube de Leitura Clube de Leitura - Junho de 2019

Clube de Leitura - Junho de 2019
sexta-feira, 21 junho 2019 17:20

clube de leitura

Sua Excelência, de Corpo Presente24 de junho | 16h30 | Sala João Belchior Viegas

Leitura da obra "Sua Excelência, de Corpo Presente" de Pepetela

Neste mês de junho os membros do clube de leitura "Ler para Viver" reúnem-se em torno da obra "Sua Excelência, de Corpo Presente" da autoria do escritor angolano, Pepetela.

Num enorme salão deitado num caixão jaz um ditador africano. Está morto, mas vê, ouve e pensa. Assim estirado, aprisionado num corpo sem vida, mas na posse das suas faculdades intelectuais, só lhe resta entreter-se a recordar as peripécias vividas com muitos dos que lhe vieram dizer adeus, entre os quais se encontram diversos familiares, a primeira-dama (e as outras mulheres e namoradas), os numerosos filhos e as altas dignidades do Estado. Ao relembrar a sua vida, o percurso que o levou a presidente e os muitos anos como chefe de Estado, vai-nos revelando os meandros do poder político, o nepotismo que o corrói e os vários abusos permitidos a quem o detém.

E, como percebe tudo o que se passa à sua volta, e é muito difícil a um ditador deixar de o ser, Sua Excelência não só vai tecendo considerações sobre os presentes e os seus interesses políticos, como tenta adivinhar os seus pensamentos e maquinações. Pois, mesmo morto, não deixará a sua sucessão em mãos alheias, e nela tentará imiscuir-se através do seu espião-de-um-olho-só, que lhe é tão fiel na morte como era em vida.