« < Junho 2019 > »

Comemoração do 105.º Aniversário do Município
quarta-feira, 29 maio 2019 10:32

cartaz do 1 de junho de 2019São Brás de Alportel celebra os 105 anos da elevação a concelho no próximo sábado, 1 de junho, com um programa que presta homenagem ao passado e lança desafios ao futuro.

As cerimónias solenes têm início no espaço exterior dos Paços do Concelho, pelas 10h00, com o hastear da Bandeira Nacional, ao som do Hino Nacional interpretado pela Banda Filarmónica de São Brás de Alportel, com honras à bandeira pelo Corpo de Bombeiros Voluntários de São Brás de Alportel.

Pelas 10h15, tem início a Sessão Solene Comemorativa, no Edifício dos Paços do Concelho. Serão atribuídas insígnias municipais de honra aos cidadãos que exerceram o cargo de Presidente da Assembleia Municipal, desde 25 de abril de 1974, num reconhecimento aos autarcas do concelho; e insígnias municipais de valor e altruísmo às associações locais em atividade há mais de 25 anos.

“São Brás de Alportel, Desafios de Futuro!” é o mote do momento seguinte, em que serão apresentados projetos na área da mobilidade, nomeadamente os projetos de requalificação do troço Sul da Avenida da Liberdade e construção do novo Terminal Rodoviário “Circular”. Será também apresentado o novo Geoportal de São Brás de Alportel, uma ferramenta fundamental para o acesso à informação no que concerne ao território e planeamento.

À tarde, pelas 16h00, realiza-se a tradicional romagem ao mausoléu do fundador do concelho, João Rosa Beatriz, no Cemitério Municipal.

A Galeria Municipal abre as suas portas pelas 16h30 para inaugurar a sua mais recente exposição: "VIDA – Vida Selvagem do Botswana e África do Sul”, da autoria de Vitor Azevedo.

Em pleno Dia da Criança, as famílias são convidadas a entrar na Festa da Criança que vai animar o Jardim Carrera Viegas entre as 15h00 e as 19h00, com diversas atividades para miúdos e graúdos.

O programa comemorativo culmina com o Concerto Comemorativo protagonizado pelo Grupo “Anjos”, marcado para as 22h00, na Praça da República, seguido de um espetáculo pirotécnico.