« < Maio 2019 > »

X Jogos de Quelfes
segunda-feira, 13 maio 2019 08:48

cartaz dos X jogos de quelfesOs X Jogos de Quelfes  decorrem entre 10 e 24 de Maio de 2019.

Nestas duas semanas de intensa atividade desportiva, os alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico de Portugal e Espanha, envolvem-se num convívio e vivências especiais associados aos valores do Olimpismo.

Pela primeira vez com palcos a Barlavento (Cerimónia de Abertura em Portimão e Atletismo no Parchal (Lagoa)), assinala-se ainda a decisão de lançar a Bandeira da Atlantíada, uma distinção de periodicidade anual, ao estilo Bandeira Azul, cujo objetivo é premiar o trabalho desenvolvido pelas autarquias no âmbito dos ideais preconizados por este movimento.

Produto de uma conjugação de esforços ao mais alto nível e já distinguidos com um Voto de Louvor pelo Comité Olímpico de Portugal (2015), os Jogos de Quelfes são a maior e mais emblemática iniciativa deste género em Portugal, constituindo uma chamada de atenção para a filosofia do Olimpismo e de como esta pode gerar impactos extremamente positivos na formação dos mais jovens e na disseminação de uma prática desportiva inclusiva, motivante e verdadeiramente educativa.