« < Dezembro 2017 > »

Comemoração do Dia Internacional do Voluntariado
terça-feira, 05 dezembro 2017 21:06

cartaz do dia internacional do voluntariado5 de dezembro | 17h00 | Biblioteca Municipal

Comemoração do Dia Internacional do Voluntariado

A Rede de Voluntariado São Brás Solidário que tem por uma das suas missões assegurar a “mão-de-obra” solidária da Loja Social de São Brás de Alportel foi apresentada nesta sessão onde se deram a conhecer os projetos existentes e apelou a novos aderentes.

Uma segunda parte da sessão foi dedicada à apresentação do projeto “Um dia pela Vida”, um projeto internacional que arrancou em Portugal em 2004 e que, entretanto, já contou com 67 edições, em vários cantos do país, e que chega agora a São Brás de Alportel.

Nos últimos 12 anos, a iniciativa permitiu angariar quase 4 milhões de euros, mais de 300 mil portugueses que participaram neste movimento e envolveu mais de 40 mil voluntários.

A nível nacional, este projeto é organizado pela Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC), inicia-se sempre com a organização de um evento por voluntários e culmina num dia recheado de ações que pretendem abordar o cancro em diversas vertentes como a educação para saúde, a prevenção primária, a desmistificação da palavra “cancro” e a angariação de fundos para apoiar os projetos da Liga.

Uma iniciativa que não deixa nenhuma comunidade indiferente, sublinha a organização.

“Um dia pela Vida” culmina na Festa de Encerramento onde a comunidade é convidada a viver o resultado do empenho de todos os voluntários. Um evento aberto a toda a população com atividades desportivas e lúdicas, momentos de partilha de experiências e momentos de informação e sensibilização sobre a temática oncológica.

Em São Brás de Alportel a sessão culminou também com um convívio aberto à participação de todos.