« < Dezembro 2017 > »

Exposição de Presépios
Friday, 24 November 2017 11:35

cartas exposiçãod de presépiosO átrio do Cineteatro São Brás abre esta sexta-feira, 24 de novembro, as suas portas para dar a conhecer uma exposição de presépios que resulta da difícil seleção da extensa coleção de presépios de Anabela Guerreiro.

A inauguração está marcada para as 17h00 e contará com a colecionadora que poderá desvendar pessoalmente a história de cada presépio selecionado para esta exposição, patente até 6 de janeiro de 2018.

Cada presépio tem uma história própria: Quem o ofereceu, onde o comprou, foi construído com que materiais, com que técnicas e quem o produziu.

Anabela Guerreiro é professora aposentada do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Natural do concelho de Ourique, no Baixo Alentejo, reside em Loulé e chegou a lecionar em São Brás de Alportel. Católica, apreciadora de presépios, do Santo António e do conhecer aprofundado do trabalho de diferentes artesãos, há cerca de 15 anos começou a colecionar presépios que foi comprando em viagens que tem feito em Portugal e em vários cantos do mundo. A sua coleção não passou despercebida tendo-lhe sido oferecidos vários exemplares por amigos e familiares.

Uma coleção que já conta com várias centenas de presépios que têm vindo a ser cada vez mais requisitados para várias exposições temáticas e até tem sido atração em várias montras do comércio tradicional louletano durante a quadra natalícia.

A inauguração desta exposição marca o início do calendário da Rota dos Presépios de São Brás de Alportel.

Este ano, a comunidade são-brasense volta a corresponder ao apelo da Quadra Natalícia e apresenta os seus novos presépios distribuídos pelo Centro Museológico do Alportel, Parque dos Poetas de Machados, Centro de Convívio de Parises, Miradouro da Cabeça do Velho, Jardim de Infância do Corotelo, Centro infantil e Lar da Terceira Idade da Santa Casa da Misericórdia, Museu do Trajo, Igreja Matriz, Quartel dos Bombeiros Voluntários, Junta de Freguesia, Biblioteca Municipal e Cineteatro São Brás.

Esta Rota conta ainda com um Presépio Vivo que a Associação SãoBrazArte apresenta na Capela da Mesquita (a 8 de dezembro), na Igreja Matriz (a 9 de dezembro e 7 de janeiro) e no Largo de São Sebastião (no dia 6 de janeiro).