« < Outubro 2017 > »

Prémio Ciência na Escola PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
terça-feira, 25 julho 2017 18:08

Foto Vitoria

O professor Vítor Gonçalves, enquanto coordenador da biblioteca escolar e do clube de robótica, acompanhado pelos alunos do curso Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos, do Departamento de Informática, Alexandre Badalo, Marco Martins, do 1º ano, e Ricardo Madeira, do 2º ano, foram à mostra “Ciência na Escola”, após terem passado por um rigoroso processo de seleção, de 969 projetos iniciais, a concurso, passando a 500 financiados e, por fim, 100, no evento final. A equipa levou a concurso o projeto que se intitulava “DIGI3D – Uma solução para a deficiência motora”, o artefacto permite a produção de próteses de forma célere, com recurso a técnicas de digitalização 3D, num processo pouco ou nada invasivo para o doente.

Foi, então, com profunda emoção que professor e alunos receberam das mãos do Engenheiro Ilídio Pinho, do Ministro da Educação, Tiago Brandão, do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e do Presidente da Câmara de Coimbra, Manuel Machado, o primeiro prémio da categoria mais elevada a concurso (escolas secundárias).
Sendo este prémio um reflexo do que se pratica de melhor, ao nível da ciência nas escolas, foi com enorme satisfação que professor e alunos receberam o primeiro prémio de tão ilustres personalidades, este feito é o eco do trabalho que tem sido desenvolvido por todos os professores do departamento de informática, pela biblioteca escolar, em particular, e, acima de tudo, pelo esforço e empenho dos alunos envolvidos.