Entrada

Menu Principal

Sugestões do Mês

escritor escrevendo

Autor

livres-05 

Livro

opinião

Opinião

bandes-07 

Filme

musica

Música

Horas

Em cima do acontecimento

« < Outubro 2017 > »
S T Q Q S S D
25 26 27 28 29 30 1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 28 29
30 31 1 2 3 4 5

Bibliotecas nas Redes Sociais

facebook     twitter

Centenário do Concelho

centenario SBA logo

 

bibliodigital

Projetos e Programas

ler logo

 

conta-nos uma  historia logo

 

portal das escolas logo

 

seguranet

Visitantes online

Publicidade

Faixa publicitária

Parceiros


 
Alojamento ESJBV ESJBV
Exposição "Quem nos escreve desde a Serra"
Escrito por Carlos Antunes   
quarta-feira, 24 maio 2017 10:06

exposição "quem nos escreve da serra"A exposição de rua itinerante Quem nos escreve desde a Serra, que é um «dos maiores tesouros da arqueologia europeia», foi inaugurada no passado dia 14 de Maio, às 18h00, junto à Capela de Nossa Senhora de Fátima, em Parises, no concelho de São Brás de Alportel.

Esta é uma mostra sobre as estelas com escrita do Sudoeste e da Idade do Ferro. Esta escrita é, inclusive, «é a voz que nos aproxima dos pensamentos e modos de vida do passado, uma imagem de marca da serra que divide o Alentejo e o Algarve e um símbolo privilegiado da herança histórica da região», considera a Câmara de São Brás.

«Ela é, afinal, a primeira manifestação, bem caracterizada, de escrita da Península Ibérica e uma das mais antigas da Europa e que está, ainda hoje, por decifrar», acrescenta.

Os seus conteúdos apresentam a Idade do Ferro, a escrita do Sudoeste, onde habitavam e como viviam e morriam essas comunidades, bem como alguns dos investigadores que em Loulé, Silves e no Museu Nacional de Arqueologia se dedicaram ao tema

A exposição pretende levar o espaço cultural “Museu” para fora de portas, interagindo com as comunidades locais, contribuindo «para um acesso mais democrático à cultura», diz a autarquia sãobrasense.

Como tal estará visitável a qualquer hora, é gratuita e bilingue.

No espaço contíguo à exposição também podem ser vistas obras contemporâneas dos artistas plásticos Menau, Ângela Menezes e da sãobrasense Ana Isabel Palma que, a partir da escrita do Sudoeste, criaram pinturas murais e um projeto escultórico.

Organizada pela Câmara Municipal de São Brás de Alportel em parceria com a Câmara Municipal de Loulé e o Projeto ESTELA, a exposição estará patente ao público até ao dia 16 de Julho.

Comentários
Adicionar novo Busca
Escrever um comentário
Nome:
E-mail:
 
Título:
UBBCode:
[b] [i] [u] [url] [quote] [code] [img] 
 
 
:angry::0:confused::cheer:B):evil::silly::dry::lol::kiss::D:pinch:
:(:shock::X:side::):P:unsure::woohoo::huh::whistle:;):s
:!::?::idea::arrow:
 
Por favor coloque o código anti-spam que você lê na imagem.

3.26 Copyright (C) 2008 Compojoom.com / Copyright (C) 2007 Alain Georgette / Copyright (C) 2006 Frantisek Hliva. All rights reserved."