Entrada Atividades 4.ª Conferência do Ciclo do Centenário do Município

« < Novembro 2018 > »

4.ª Conferência do Ciclo do Centenário do Município

SBA centenario conferencia 31 01 201531 de janeiro | 16h00 | Salão Nobre da Junta de Freguesia

Democracia e Cidadania: aspetos de inovação e continuidade dos valores de Abril

Esclarecidas as questões da saúde pulmonar, o Ciclo de Conferências do Centenário de São Brás de Alportel prossegue com mais um encontro, desta feita dedicado à “Democracia e Cidadania: aspetos de inovação e continuidade dos valores de Abril”.

Esta conferência conta com a intervenção do Diretor Executivo da Plataforma Cívica - Transparência e Integridade, Associação Cívica (TIAC), João Paulo Macedo Batalho, o Deputado e Docente na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, Pedro Delgado Alves e ainda o Contra Almirante Martins Guerreiro, representante da Associação 25 de Abril.

A Revolução dos Cravos foi um marco histórico que abriu novos horizontes de liberdade, esperança, direitos de participação e direitos sociais, mas também a missão de “recuperar trilhos e caminhos para uma cultura de paz, de sustentabilidade e de participação cívica no nosso tempo.”

Passados 40 anos, o Ciclo de Conferências do Centenário desafia a comunidade em geral a falar de democracia e cidadania, a participar num “debate atualista, informal e integrador sobre o nosso papel de cidadãos numa sociedade desiludida com a democracia.”

Este fórum de ideias moderado por Andreia Ventura e Diogo Duarte pretende apelar à reflexão e discussão sobre “Temos nós os políticos que merecemos? Um olhar sobre a atual apatia política dos cidadãos, em especial dos jovens; Porque aderem os jovens ocidentais aos movimentos extremistas? Que vazio de valores políticos e cívicos afrontam as Democracias dos nossos tempos; Transparência e integridade na política; Formação vs Educação; Democracia, Cidania e Governancia multível – um caminho possível.” entre outras questões da atualidade.