« < Julho 2020 > »

Rota dos Censos de Borboletas em Portugal
quinta-feira, 05 março 2020 11:51

cartaz sobre os censos de borboletas em PortugalNa continuidade do trabalho desenvolvido pelo município de São Brás de Alportel, na promoção da biodiversidade, no seio da qual foi criada a Estação da Biodiversidade da Ribeira do Alportel, a autarquia são-brasense abraçou recentemente uma nova missão: a defesa das Borboletas.

São Brás de Alportel integra a Rota dos Censos de Borboletas em Portugal, num importante contributo em prol do melhor conhecimento e valorização destes insetos.

Neste âmbito, o Centro de Interpretação e Educação Ambiental “Quinta do Peral” recebe no próximo sábado, 7 de março, uma ação de formação gratuita sobre Censos de Borboletas em Portugal, dirigida ao público em geral e a quem tem interesse em colaborar voluntariamente na motorização de borboletas diurnas no País.

Durante a manhã os voluntários vão ser apresentados ao processo dos Censos de Borboletas,  aprender a identificar as diversas espécies de borboletas e terão a oportunidade de realizar uma saída de campo. Para a tarde está reservado um momento de contagem e a identificação das borboletas  encontradas no percurso matinal que serão registadas numa plataforma da iniciativa.

Os Censos de Borboletas são um projeto do Tagis – Centro de Conservação das Borboletas de Portugal – que consiste na contagem regular de borboletas diurnas em percursos fixos seguindo uma metodologia padronizada, que é usada em toda a Europa e permite gerar um enorme volume de dados detetando assim tendências sobre o estado de conservação das borboletas e dos seus habitats.