« < Julho 2020 > »

Cerimónia de aposição de Carimbo Comemorativo alusivo à “Ovelha Churra Algarvia”
domingo, 01 março 2020 18:38

cartaz da cerimónia de aposição do carimbo ovelha charrua algarvia3 de março | 10h30 | Biblioteca Municipal

Dando continuidade à coleção filatélica "Raças Autóctones de Portugal", os CTT emitem em 2020 uma terceira série que inclui a "ovelha churra algarvia".

Esta raça tem o seu solar no Barrocal Algarvio onde, tradicionalmente, foi explorada para a obtenção de carne, leite e lã (sendo esta especialmente apreciada para a confeção de mantas e colchões).

Apresenta os chifres em espiral larga e horizontal e a lã é branca e do tipo churro (de qualidade inferior, mas valorizada para a confeção em produtos artesanais).

Desde cedo que esta raça se distingue pela corpulência, sendo atualmente criada em regime extensivo para a produção de carne.

Esta coleção filatélica mostra a riqueza do nosso património natural e desafia-nos para a urgência da sua conservação.

Pretende-se comprovar que, apesar das mudanças significativas operadas no mundo rural nas últimas décadas, as raças nela representadas ainda têm um papel de relevo a desempenhar, seja na produção de carne, na prevenção de incêndios, no turismo e lazer ou ainda como parte de um ecossistema que se quer completo e em equilíbrio.

Esta atividade é uma iniciativa dos Amigos da Filatelia e conta com a colaboração da Câmara Municipal de São Brás de Alportel.