« < Novembro 2018 > »

Ciclo de Tertúlias "Aqui entre nós" - Expedição Humanitária a Marrocos
quinta-feira, 12 abril 2018 16:51

cartaz da tertúlia "aqui entre nós" de abril de 201813 de abril | 21h30 | Museu do Trajo

Ciclo de Tertúlias "Aqui entre nós"

Expedição Humanitária a Marrocos

O Museu do Trajo de São Brás de Alportel recebe esta sexta-feira uma edição especial do ciclo de tertúlias “Aqui entre nós” que vai dar a conhecer e a recordar os melhores momentos da Expedição Humanitária São Brás de Alportel – Marrocos: Memorial João Rosa Beatriz”, com a apresentação de um vídeo.

A tertúlia acontece justamente no dia em que em 1881 nascia aquele que viria a ser o Fundador do Município de São Brás de Alportel.

João Rosa Beatriz foi um livre-pensador, fervoroso republicano, humanista e sonhador, que em 1910 participou na implantação da República e em 1914 viu concretizado o seu sonho de dar a sua terra a autonomia com a criação do concelho de São Brás de Alportel. Pouco tempo depois, no ano de 1915 partiu para Marrocos onde viveu até ao final dos seus dias, tendo sido Cônsul e continuando a sua luta pela liberdade e pela democracia.

Homenagear este homem de personalidade singular, percorrendo os seus caminhos, e levando a generosidade às terras onde deixou a sua alma, foi o grande objetivo desta expedição.

A expedição realizou-se entre 26 de dezembro de 2017 e 6 de janeiro de 2018, tendo passado  por Chefchauen, Ouezzane, Meknes, Azrou, Gargantar du Todra, Todra, Agoudal, Alnif, Remlia, Zagora, Erg. Chegaga, Ouarzazate e Tetouan e alcançando a almejada Marrakech.

Uma experiência única, Marrocos adentro para conhecer alguns dos locais por onde passou e viveu João Rosa Beatriz.

Uma viagem com um cariz humanitário que se concretizou com uma ajuda entregue a uma instituição de apoio à infância e juventude localizada em Ouezzane, município com o qual o município de São Brás de Alportel iniciou há já alguns anos um acordo de corporação.

Esta aventura promovida em parceria pelo Município de São Brás de Alportel  e pelo grupo Marafados do TT do Algarve vai ser partilha nesta tertúlia onde todos podem participar.

Esperamos por si, venha conversar connosco!