Entrada

Menu Principal

Sugestões do Mês

escritor escrevendo

Autor

livres-05 

Livro

opinião

Opinião

bandes-07 

Filme

musica

Música

Horas

Em cima do acontecimento

« < Agosto 2019 > »
S T Q Q S S D
29 30 31 1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 31 1

Bibliotecas nas Redes Sociais

facebook     twitter

Centenário do Concelho

centenario SBA logo

 

bibliodigital

Projetos e Programas

ler logo

 

conta-nos uma  historia logo

 

portal das escolas logo

 

seguranet

Visitantes online

Em linha

Temos 410 visitantes em linha

Publicidade

Faixa publicitária

Parceiros


 
Alojamento ESJBV ESJBV
Bem-vindo ao nosso portal
Espetáculo interativo ClimAAA “"Eu Mitigo! E tu, já Mitigaste hoje?" PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
quinta-feira, 06 dezembro 2018 22:29

cartaz do espetáculo interativo ClimAAA “"Eu Mitigo! E tu, já Mitigaste hoje?"8 de dezembro | 11h00 | Galeria Municipal

Espetáculo interativo ClimAAA “"Eu Mitigo! E tu, já Mitigaste hoje?"

O espetáculo interativo ClimAAA “"Eu Mitigo! E tu, já Mitigaste hoje?", convida toda a família para um momento cultural que traz consigo uma mensagem urgente a transmitir!

O espetáculo combina elementos de produção própria, segmentos de filmes documentais existentes e técnicas de modalidade teatral.

A iniciativa que está a ser reproduzida nos 16 municípios do Algarve, com entrada gratuita, pretende ser um momento animado e descontraído, para toda a família, ao mesmo tempo que se trata de uma ação de sensibilização sobre um assunto tão sério e urgente quanto são as alterações climáticas, em torno do qual está a ser desenvolvido, no seio da Comunidade Intermunicipal do Algarve o Plano Intermunicipal de Adaptação à Alterações Climáticas.

As alterações climáticas são, cada vez mais, uma preocupação a nível mundial. As emissões de gases causadores do efeito de estufa (GEE), maioritariamente devido à ação humana, produzem alterações profundas na atmosfera, e modificam os padrões climáticos. O que há alguns anos parecia ser uma miragem, nas mensagens transmitidas pela comunidade científica é, hoje, já uma realidade a exigir mudanças de atitude!

O Plano Intermunicipal de Adaptação às Alterações Climáticas da AMAL tem como foco a identificação das principais vulnerabilidades climáticas (atuais e futuras) e o estudo das possíveis estratégias de adaptação dos concelhos que constituem a Comunidade Intermunicipal do Algarve.

 
Tertúlia "O Mar, o Plástico e nós... Sinais de uma sociedade do desperdício" PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
quarta-feira, 05 dezembro 2018 08:50

cartaz da tertúlia "o mar, o plástico e nós...7 de dezembro | 21h00 | Galeria Municipal

Tertúlia "O Mar, o Plástico e nós... Sinais de uma sociedade do desperdício"

O fim de semana começa a tertúlia “O Mar, o Plástico e nós…Sinais de uma sociedade do desperdício”, promovida pelo Projeto “Jovens Seguros <> Famílias Felizes”, que integra as seguintes atividades:

→ Exibição do filme “Albatroz”

→ Mesa redonda com os seguintes partipantes:

Ricardo Ceia, biólogo do RIAS
 Jorge Ministro, Engenheiro do Ambiente
 Miguel Rodrigues, biólogo - Centro de Ciência Viva

Contamos contigo!

Aparece!

 
Exposição "Olhar sem medo de ver" PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
segunda-feira, 03 dezembro 2018 10:50

cartaz da Exposição "Olhar sem medo de ver" de Elsa dos Ramos4 de dezembro | 17h00 | Galeria Municipal

Inauguração da Exposição "Olhar sem medo de ver"

O conjunto fotográfico desta exposição de fotografias de Elsa dos Ramos da Associação Existir tem como objetivo dar a conhecer o processo de reabilitação que se faz no Centro de Medicina e Reabilitação do Sul com pessoas vítimas de acidentes, lesões medulares, acidentes cerebrais vasculares, traumatismos e outro tipo de patologias.

Uma exposição que mostra a melhoria da sua qualidade de vida e da sua reabilitação profissional. 

A exposição estará patente até 31 de dezembro de 2018.

 
10.ª edição do Concurso "Conta-nos uma História!" PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
terça-feira, 27 novembro 2018 15:25

cartaz conta-nos uma historia 2018 19Há dez anos surgiu a 1.ª edição do concurso "Conta-nos uma História!", tendo, até à data, sido apresentadas cerca de 3600 histórias, criadas ou recriadas por crianças da Educação Pré-Escolar e por alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico.

À semelhança das edições anteriores, esta iniciativa pretende fomentar a criação de projetos desenvolvidos pelos estabelecimentos de Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico que incentivem a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), nomeadamente tecnologias de gravação digital de áudio e vídeo.

Pretende-se também contribuir para a definição de ações estratégicas de ensino, promotoras de situações de aprendizagem significativa.

A introdução do Inglês no currículo do 1º CEB, nos 3.º e 4.º anos, justificou, em 2016/2017, a criação da categoria de língua inglesa “Once Upon a Time...”, alargando assim o âmbito deste concurso.

As histórias a admitir a concurso, em língua portuguesa e em língua inglesa (3.º e 4.º anos), podem ser originais ou consistir em recontos com base em fábulas, parábolas, contos, mitos ou lendas e outros textos já existentes, podendo ser humorísticas, educativas, tradicionais, etc.

Nesta 10.ª edição, podem ainda ser abordados os domínios contemplados na Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania, nomeadamente o da Educação Ambiental e o do Risco, através da exploração de temas como, por exemplo, proteção da floresta, entre outros.

Em todos os casos, deve existir um narrador e diferentes personagens, sendo obrigatória a existência de diálogos. 

A dinamização deste concurso é assegurada pelo  Ministério da Educação (ME), através da Direção-Geral da Educação (DGE), do Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) e do Plano Nacional de Leitura 2027 (PNL2027), em parceria com a Microsoft, a Associação Portuguesa de Professores de Inglês (APPI) e com a Rádio ZigZag.

A candidatura é feita online, até ao dia 31 de janeiro de 2019, através do preenchimento de um formulário disponível em http://erte.dge.mec.pt/formularios.

A entrega dos trabalhos decorrerá de 16 de janeiro a 29 de  março de 2019, no endereço http://erte.dge.mec.pt/formularios.

Para mais esclarecimentos, consulte o site de apoio ou contacte através do endereço de correio eletrónico: Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar .

 
Projeto "Árvore de Natal Solidária" PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
terça-feira, 27 novembro 2018 10:44

arvore de natalCaro(a) Amigo(a) da Biblioteca Municipal Dr. Estanco Louro

Aproxima-se mais uma quadra natalícia e com ela valores como a amizade, solidariedade, partilha e respeito assumem um sentido especial.

Este ano a Biblioteca Municipal aceitou o desafio da CCDR Algarve para comemorar o Natal de forma especial.

Integrado nas comemorações do Ano Europeu do Património Cultural, surgiu o projeto #XmasXchange2018 que pretende celebrar os valores do Natal e o Ano Europeu.

Neste espírito de amizade, a Biblioteca Municipal convida todos os seus leitores, utilizadores, parceiros e amigos a celebrar e partilhar o Natal.

Vamos construir uma Árvore de Natal no nosso átrio e pedimos a vossa colaboração com a oferta de um enfeite original (altura máxima de 10 cm).

Os enfeites devem ser entregues até dia 14 de dezembro.

A inauguração da Árvore será no dia 15 de dezembro no âmbito de uma cerimónia com o seguinte programa:

→ 16h00 - Hora do Conto (especial histórias de natal de vários países europeus)

→ 17h00 - Inauguração da Árvore de Natal Solidária

Contamos consigo.

 
Fim de semana no Museu do Traje PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
quinta-feira, 22 novembro 2018 17:03
cartas do espetáculo music for a while   cartaz da noite de fados no museu
 
Orçamento Participativo de São Brás de Alportel 2019 PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
quinta-feira, 22 novembro 2018 09:45

orçamento participativo 2019 - fase de votaçãoO Município de São Brás de Alportel iniciou a fase de votação das propostas apresentadas pelos são-brasenses no âmbito do Orçamento Participativo de São Brás de Alportel 2019

Até 30 de novembro, estão em fase de votação cinco projetos, nomeadamente:

A valorização do local de Miradouro no espaço exterior da Igreja Matriz;

A rearborização do Parque de Estacionamento das Piscinas Municipais Cobertas;

A arborização da Circular Norte;

♦ A construção de um Parque Canino;

♦ A valorização artística da EN 2 - Nacional’Art2.

Estas foram as propostas selecionadas pela autarquia após uma análise técnica realizada pelos serviços municipais para verificação da sua exequibilidade e dos custos previstos para um valor máximo estipulado de 70.000,00€ reservado no orçamento Municipal para a execução da proposta de Orçamento Participativo 2019.

Os munícipes podem votar no projeto preferido diretamente no Gabinete do Munícipe, nos Paços do Concelho e no site da autarquia.

O projeto mais votado será anunciado no mês de dezembro, integrando o Orçamento do Município de São Brás de Alportel para 2019.

 
Ciclo de Passeios Natureza - Novembro de 2018 PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
quarta-feira, 21 novembro 2018 11:05

cartaz do Ciclo de Passeios Natureza de novembro de 201825 de novembro | 9h30 | Ponto de Encontro: Terminal Rodoviário

Ciclo de Passeios Natureza "Do Céu até à Terra"

Visita guiada ao Cemitério de São Brás de Alportel

Além de locais de último repouso dos nossos entes queridos, os cemitérios são também espaços de manifestação cultural e artística.

O cemitério de São Brás de Alportel não é exceção, é aliás um digníssimo exemplo disso, albergando no seu interior um interessante e variado conjunto de elementos de arte e arquitetura de natureza funerária, de finais do século XIX e início do XX, com indiscutível valor simbólico e patrimonial, que nos fornecem dados preciosos acerca da sociedade são-brasense da época, das suas referências culturais e do modo como encaravam a morte.

Passeio orientado pelo historiador de arte, Marco Sousa Santos.

As inscrições são gratuitas, mas obrigatórias, pelo telefone 289 840 004 ou pelo correio eletrónico:  Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

 

 
XXXIV Festival Juvenil de Acordeonistas de São Brás PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
quarta-feira, 21 novembro 2018 10:56

cartaz do XXXIV Festival Juvenil de Acordeonistas de São Brás25 de novembro | 15h30 | Santa Casa da Misericórdia

XXXIV Festival Juvenil de Acordeonistas de São Brás

Associação Cultural Sambrasense promove mais uma edição deste festival que, ano após ano, tem vindo a apresentar jovens e talentosos acordeonistas do Algarve.

Este festival dá a conhecer a aprendizagem dos alunos das várias escolas e promove o convívio entre os jovens músicos e promover o acordeão, instrumento presente nas tradições musicais algarvias.

Este espetáculo é para todas as idades e tem a duração de 180 minutos.

Os ingressosencontram-se à venda na Galeria Municipal, a partir de dia 13 e no dia do espetáculo no Salão de Festas da Santa Casa da Misericórdia, a partir das 14h30.

 
Gala de entrega dos prémios juventude 2018 PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
quarta-feira, 21 novembro 2018 10:29

cartaz da grande gala de entrega dos prémios juventude 201824 de novembro | 21h30 | Santa Casa da Misericórdia

Gala de entrega dos Prémios Juventude 2018

A Grande Gala dá a conhecer os jovens nomeados e revela quais os jovens vencedores:

♦ Prémios Juventude 

[atribuídos pela comunidade, mediante votação em que todos podem participar]

♦ Prémios Juventude Município

[atribuídos pela Câmara Municipal, sob proposta da comunidade]

♦ Prémios Melhor Aluno Finalista

Escola Secudária José Belchior Viegas: anos letivos 2016/17 e 2017/18

 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Seguinte > Final >>

Página 10 de 46