Entrada

Menu Principal

Sugestões do Mês

escritor escrevendo

Autor

livres-05 

Livro

opinião

Opinião

bandes-07 

Filme

musica

Música

Horas

Em cima do acontecimento

« < Dezembro 2017 > »
S T Q Q S S D
27 28 29 30 1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30 31

Bibliotecas nas Redes Sociais

facebook     twitter

Centenário do Concelho

centenario SBA logo

 

bibliodigital

Projetos e Programas

ler logo

 

conta-nos uma  historia logo

 

portal das escolas logo

 

seguranet

Visitantes online

Em linha

Temos 356 visitantes em linha

Publicidade

Faixa publicitária

Parceiros


 
Alojamento ESJBV ESJBV
Bem-vindo ao nosso portal
Exposição de Presépios PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
sexta-feira, 24 novembro 2017 11:35

cartas exposiçãod de presépiosO átrio do Cineteatro São Brás abre esta sexta-feira, 24 de novembro, as suas portas para dar a conhecer uma exposição de presépios que resulta da difícil seleção da extensa coleção de presépios de Anabela Guerreiro.

A inauguração está marcada para as 17h00 e contará com a colecionadora que poderá desvendar pessoalmente a história de cada presépio selecionado para esta exposição, patente até 6 de janeiro de 2018.

Cada presépio tem uma história própria: Quem o ofereceu, onde o comprou, foi construído com que materiais, com que técnicas e quem o produziu.

Anabela Guerreiro é professora aposentada do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Natural do concelho de Ourique, no Baixo Alentejo, reside em Loulé e chegou a lecionar em São Brás de Alportel. Católica, apreciadora de presépios, do Santo António e do conhecer aprofundado do trabalho de diferentes artesãos, há cerca de 15 anos começou a colecionar presépios que foi comprando em viagens que tem feito em Portugal e em vários cantos do mundo. A sua coleção não passou despercebida tendo-lhe sido oferecidos vários exemplares por amigos e familiares. 

Uma coleção que já conta com várias centenas de presépios que têm vindo a ser cada vez mais requisitados para várias exposições temáticas e até tem sido atração em várias montras do comércio tradicional louletano durante a quadra natalícia.

A inauguração desta exposição marca o início do calendário da Rota dos Presépios de São Brás de Alportel.

Este ano, a comunidade são-brasense volta a corresponder ao apelo da Quadra Natalícia e apresenta os seus novos presépios distribuídos pelo Centro Museológico do Alportel, Parque dos Poetas de Machados, Centro de Convívio de Parises, Miradouro da Cabeça do Velho, Jardim de Infância do Corotelo, Centro infantil e Lar da Terceira Idade da Santa Casa da Misericórdia, Museu do Trajo, Igreja Matriz, Quartel dos Bombeiros Voluntários, Junta de Freguesia, Biblioteca Municipal e Cineteatro São Brás.

Esta Rota conta ainda com um Presépio Vivo que a Associação SãoBrazArte apresenta na Capela da Mesquita (a 8 de dezembro), na Igreja Matriz (a 9 de dezembro e 7 de janeiro) e no Largo de São Sebastião (no dia 6 de janeiro).

 
Ciclo Passeios Natureza - Novembro de 2017 PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
quinta-feira, 23 novembro 2017 11:26

cartaz do ciclo de passeios natureza de novembro de 201726 de novembro | 9h30 | Ponto de encontro: Terminal Rodoviário

Ciclo Passeios Natureza "Somos o que Comemos"

"Um fio de azeite, como um fio de ouro"

A oliveira, a azeitona e o azeite fazem parte da nossa cultura mediterrânica desde tempos imemoriais.

Utilizado como alimento, medicamento, perfume, lubrificante de alfaias agrícolas, impermeabilizante de fibras têxteis ou como combustível para alumiar, o seu uso tem sido diverso ao longo da história do Homem.

Por entre casario antigo e pequenos olivais, terminaremos o ciclo de passeios 2017, dedicado à Dieta Mediterrânica, com uma visita ao lagar tradicional.

Este passeio será orientado por Teresa Sofia Sancho e Ana Arsénio.

A inscrição é gratuita mas obrigatória.

Os interessados devem inscrever-se até dia 24, através dos seguintes contactos:

Telefone → 289 840 019 ou Email →  Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar  

 
A Guerra do Fogo: A Ciência ao Serviço da Floresta PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
quinta-feira, 23 novembro 2017 11:21

cartaz a guerra do fogo, a ciência ao serviço da floresta25 de novembro | 16h00 > 18h30 | Museu do Traje

A Guerra do Fogo: A Ciência ao serviço da Floresta

O Museu do Traje de São Brás de Alportel recebe este sábado o evento "A Guerra do Fogo: A Ciência ao Serviço da Floresta", uma reflexão muito urgente e atual aberta à participação de todos.

Uma iniciativa que visa contribuir para uma reflexão alargada sobre os contributos da ciência e da tecnologia para a valorização da floresta e para a prevenção dos incêndios florestais.

O programa inclui quatro apresentações seguidas de um momento de reflexão e debate colaborativo no formato world café, que pretende contribuir para o desenvolvimento de ideias e soluções inovadoras com base na ciência, através da participação dos cidadãos.

As apresentações curtas estarão a cargo de João MartinsVítor GonçalvesMaria de Belém Freitas e de um representante da Associação de Produtores Florestais da Serra do Caldeirão.

Este evento é organizado pelo Centro de Ciência Viva do Algarve e pelo Centro de Ciência Viva de Tavira e que está enquadrada num programa de debates e atividades dinamizados a nível nacional pelos Centros de Ciência Viva durante a Semana da Ciência e Tecnologia, no âmbito da Iniciativa promovida pela Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica e pela Unidade de Missão para a Valorização do Interior.

A "Guerra do Fogo" é uma expressão inspirada no filme homónimo, de Jean-Jacques Annaud, de 1981.

O evento é aberto à participação de todos!
 
Comemoração do Dia da Floresta Autóctone - 2017 PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
quinta-feira, 23 novembro 2017 11:13

cartaz do dia da floresta autóctone de 2017No próximo dia 25 de novembro, convidamos a assinalar o Dia da Floresta Autóctone e a transportar um pouco de futuro nas suas mãos!

Vamos distribuir pequenas árvores à população, gentilmente cedidas pelo Viveiro Florestal do Instituto Nacional de Conservação da Natureza e Floresta, como forma de incentivar a reflorestação. 

Esta atividade decorre no Mercado Municipal, das 9h00 às 13h00 e na Quinta do Peral, das 10h00 às 12h00 e entre as 14h00 e as 17h00

A Floresta Autóctone é constituída por árvores de espécies originárias do nosso território como os carvalhos, os sobreiros e as azinheiras (que também são carvalhos), os castanheiros, os medronheiros, os azereiros, os loureiros, os azevinhos..., e que estão adaptadas ao nosso clima.

Esta floresta é formada por árvores de crescimento tipicamente mais lento do que as espécies de árvores introduzidas, mas que adquiriram a capacidade de melhor resistir a longos períodos de seca com temperaturas elevadas e intercalados por chuvas relativamente intensas.

São florestas também resilientes aos incêndios, que fustigam regularmente os territórios do sul da Europa.

 
Programa de Formação +Família - O meu filho é aluno condicional: vantagens e desvantagens no ingresso no 1.º ciclo PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
quarta-feira, 22 novembro 2017 11:30

cartaz  workshop o meu filho e condicional25 de novembro | 15h30 > 17h00 | Biblioteca Municipal

Programa de Formação +Família

O meu filho é aluno condicional: vantagens e desvantagens no ingresso no 1.º ciclo

Dando continuidade aos workshops quinzenais do programa de formação + Família, a Diretora do Agrupamento de escolas do nosso concelho, professora Nídia Amaro e a Coordenadora do Centro Escolar, a educadora de infância, Olga Ludovico vem partilhar connosco os conhecimentos e experiências, que ao longo das suas vidas profissionais, foram adquirindo e consolidando sobre as vantagens e desvantagens que os alunos condicionais têm no ingresso no 1.º ciclo do ensino básico.

Informações e inscrições através do telefone → 289 840 019 ou do email Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

Contamos consigo!

 
VIII Edição do Mercadinho Solidário PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
sexta-feira, 17 novembro 2017 11:32

cartaz VIII mercadinho solidário19 de novembro | 10h > 17h | Mercado Municipal

VIII Edição do Mercadinho Solidário

Pela oitava vez, o Mercado Municipal transforma-se na montra do que de melhor se faz no Algarve em termos sociais e alia a vertente solidária à animação e à arte, num evento para toda a família.

A iniciativa, promovida anualmente pela Câmara Municipal de São Brás de Alportel e pela Rede Social de São Brás de Alportel, conta com o apoio e participação de três dezenas de instituições locais e regionais de índole social.

O evento é de entrada gratuita mas todos os visitantes são convidados a contribuir à entrada com bens de higiene pessoal e de limpeza que serão posteriormente distribuídos na Loja Social às famílias que mais precisam.

Os visitantes vão ter oportunidade de conhecer o trabalho realizado pelas várias instituições presentes e até adquirir algumas prendas de Natal produzidas nas instituições com a dedicação de quem trabalha todos os dias em prol da comunidade.

Nesta edição o Mercadinho alia a solidariedade à arte através da exposição “Arte Solidária”, que contará com pinturas de Jeannette Peucherin e de Telma Ramires, fotografias de Natacha Nowack e arte em azulejos criados por Sílvia Serina.

Na edição deste ano os visitantes podem ainda participar na ação de solidariedade a favor dos animais abandonados, ou ainda contribuir para a defesa do ambiente mediante a deposição no Eletrão de eletrodomésticos ou artigos elétricos que já não funcionam. A reciclagem destes aparelhos reverte a favor dos Bombeiros Voluntários de São Brás de Alportel.

Um evento pensado para toda a família e que tem um espaço reservado com atividades e animação para os mais pequenos.

O palco do Mercadinho Solidário vai contar com a atuação do grupo Jasmim (Amigos do Museu), a dramatização “O S. Martinho” pela Associação SãoBrazArte, uma aula de Zumba, a atuação da Banda do Exército de Salvação, a atuação do grupo de dança Moving Stars, uma demonstração de capoeira pelo grupo de Muzenza/Projeto Cria+ e as atuações dos Professores de Música da Associação JECART e do Grupo de Canto Coral Popular da Universidade Sénior de São Brás de Alportel.

Esta 8ª edição do Mercadinho Solidário promove o verdadeiro espirito natalício de fraternidade, solidariedade e paz, na construção de uma sociedade cada vez mais próxima e inclusiva.

 
Concerto "Ciclo dos Laureados" PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
quinta-feira, 16 novembro 2017 11:27

cartaz do concerto "ciclo dos laureados"18 de novembro | 21h30 | Cineteatro São Brás

Concerto "Ciclo de Laureados"

A Orquestra Clássica do Sul apresenta-se no Cineteatro São Brás para um concerto especial: o Concerto do Ciclo de Laureados, dedicado a Mozart e Beethoven, dois dos maiores nomes da música clássica.

O público é convidado a apreciar um momento especial de música clássica apresentado no palco do Cineteatro São Brás pelos 26 músicos da Orquestra Clássica do Sul dirigidos pelo Maestro Associado, José Colomé, e com a participação especial do jovem solista João Miguel Silva, vencedor do Prémio Jovens Músicos 2015.

Durante aproximadamente 60 minutos, serão apresentadas ao público a Abertura de “O Empresário” e Concerto para Oboé em Dó maior de Mozart e Sinfonia n.º1 de Beethoven.

O Ciclo de Laureados é uma iniciativa da Orquestra Clássica do Sul que visa dar aos novos talentos da música e vencedores de concursos nacionais e internacionais a oportunidade de partilhar o palco com uma orquestra profissional.  

Fundada em 2002 como Orquestra do Algarve, e contando desde sempre com a parceria do Município de São Brás de Alportel, a Orquestra passa a designar-se como Orquestra Clássica do Sul em 2013 com o objetivo de levar a sua missão às regiões do Algarve, do Alentejo e da Península de Setúbal em Portugal e da Andaluzia, em Espanha, oferecendo uma programação diversificada e de elevada qualidade artística. 

Atualmente, é composta por músicos de 14 nacionalidades que são selecionados em concurso público internacional.

A Orquestra Clássica do Sul realiza concertos de música de câmara, ópera, Concertos Promenade destinados a famílias, concertos ligados a outras expressões artísticas, workshops, masterclasses e ainda promove ações pedagógicas junto das camadas escolares, aproximando-se de novos públicos.

Para obter mais informações ou adquirir os seus ingressos pode dirigir-se à Bilheteira do Cine-Teatro, diariamente a funcionar na Galeria Municipal e no dia do concerto.

 
Ciclo de Tertúlias "Aqui entre nós..." - Novembro de 2017 PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
quinta-feira, 16 novembro 2017 11:10

cartaz da tertúlia "animais de estimação, família do coração"17 de novembro | 21h30 | Bar do Cineteatro de São Brás

"Animais de estimação, família do coração"

Reiniciamos o nosso ciclo de tertúlias, trazendo à conversa os nossos amigos de 4 patas.

Junte-se a nós nesta partilha de histórias de vida, testemunhos, vivências...

Quando o amor e a amizade são capazes de ultrapassar barreiras de diferenças e raças e os animais de estimação bem pode ser... a família do coração!

Contamos com a presença de Sandra Pestana, autora do livro "Cleo"

Esta iniciativa é uma organização da Câmara Municipal de São Brás e do seu Serviço de Psicologia.

Junte-se à tertúlia e comunique!

Esperamos por si!

 
Era uma vez... histórias para toda a família - Novembro de 2017 PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
quinta-feira, 09 novembro 2017 13:27

Era uma vez... histórias para toda a FamíliaDesfrute em família do mês de São Martinho e lembre-se … as melhores histórias são as que vivemos juntos!

Por falar em histórias, no próximo sábado, dia 11, a Biblioteca Municipal convida a mais uma viagem a bordo do Tapete Voador, para ouvir “A lenda de São Martinho” e a “Avó Adormecida” de Robert Parggiani. E no dia 25, sempre na tarde do último sábado do mês, há Contos na Quinta do Peral, este mês com a história “Um gato tem sete vidas” de Luísa Ducla Soares.

Os Sábados na Quinta do Peral (programa de atividades para crianças dos 3 aos 12 anos) convidam também a aprender a fazer marmelada à “moda do Peral”, no sábado dia 18 e em todas as manhãs de sábado, entre as 10h30 e as 12h00, desafiam aos divertidos passeios de burro .

Os sabores de outono são o tema das atividades do divertido programa Qoisas com Ciência, no dia 18, pelas 15H00, (sempre na tarde do 3.º sábado do mês) no Centro Explicativo da Calçadinha.

No sábado dia 25 leve as crianças ao Mercado onde ofereceremos espécies autóctones para poder plantar, em família!

 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Seguinte > Final >>

Página 2 de 33