Entrada

Menu Principal

Sugestões do Mês

escritor escrevendo

Autor

livres-05 

Livro

opinião

Opinião

bandes-07 

Filme

musica

Música

Horas

Em cima do acontecimento

« < Maio 2018 > »
S T Q Q S S D
30 1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30 31 1 2 3

Bibliotecas nas Redes Sociais

facebook     twitter

Centenário do Concelho

centenario SBA logo

 

bibliodigital

Projetos e Programas

ler logo

 

conta-nos uma  historia logo

 

portal das escolas logo

 

seguranet

Visitantes online

Em linha

Temos 58 visitantes em linha

Publicidade

Faixa publicitária

Parceiros


 
Alojamento ESJBV ESJBV
Bem-vindo ao nosso portal
2.º Encontro BAD ao Sul PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
quarta-feira, 08 novembro 2017 11:52

cartaz do 2.º encontro BAD ao SUL10 de novembro | 9h00 | Cinetatro e Centro de Artes e Ofícios

2.º Encontro BAD ao SUL "A criar comunidades"

São Brás de Alportel recebe a segunda edição do BAD ao SUL, encontro de bibliotecários, arquivistas e documentalistas do Alentejo e do Algarve.

Um encontro que pretende refletir sobre o trabalho realizado ao nível dos arquivos, das bibliotecas e dos museus junto das comunidades,  de forma a reforçar a identidade destes serviços aproximando as pessoas.

Os Arquivos, as Bibliotecas e os Museus são considerados guardiões ativos da História, da cultura e tradições locais, através da sua preservação e disseminação.

A primeira parte do encontro vai decorrer, durante a manhã, no salão nobre da Câmara Municipal de São Brás onde serão feitas várias apresentações sobre temas diversos como, por exemplo, “O homem não é uma ilha…e a Biblioteca também não!” e “Partilhar conhecimentos em meios desertificados, uma luta inglória ou uma satisfação permanente?”, entre muitos outros.

O Centro de Artes e Ofícios de São Brás de Alportel acolhe, na parte da tarde, os grupos de discussão que se vão debruçar sobre os temas “Imagem e influência”, “Acesso à comunidade”, “Redes como estratégias de futuro” e “Educar Comunidades”.

O programa e outras informações sobre o evento podem ser consultadas aqui 

 
Apresentação do Estudo e Inventariação "O Conjunto Lapidar do Adro da Igreja Matriz de São Brás de Alportel" PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
segunda-feira, 06 novembro 2017 16:41

cartaz de apresentação do estudo10 de novembro | 18h00 | Centro Explicativo e de Acolhimento da Calçadinha

Apresentação do Estudo e Inventariação

"O Conjunto Lapidar do Adro da Igreja Matriz de São Brás de Alportel"

O conjunto de mais de meia centena de lápides tumulares que podemos observar no Adro da Igreja Matriz de São Brás de Alportel constitui um valioso legado histórico que importa conhecer, preservar e valorizar.

Com esta preocupação, a Câmara Municipal procedeu ao estudo e inventariação, a cargo do investigador e historiador de arte Marco Santos.

Tanto quanto foi possível apurar, podemos estar perante o mais numeroso conjunto de lápides de cronologia oitocentista existente na região algarvia.

Provenientes do antigo cemitério público da freguesia, que se situava também nas proximidades e foi desativado para dar lugar à ampliação da Igreja Matriz, estas lápides terão sido depositadas neste espaço algures no início do século XX, constituindo um testemunho importante da história contemporânea da então freguesia.

Em termos cronológicos, o conjunto de pedras tumulares em estudo abrange o período de cerca de 20 anos que decorre de 1873 até 1895.

Narra a História que até 1801 os enterramentos realizavam-se ainda no interior da Igreja e posteriormente no cemitério antigo, a sul da Igreja, o qual haveria de dar lugar, em 1895 ao novo Cemitério que hoje conhecemos.

 
Exposição "Paz no Mundo" PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
sexta-feira, 03 novembro 2017 16:31

cartaz da exposiçãp Paz no Mundo3 a 30 de Novembro | Galeria Municipal

Exposiçãp "Paz no Mundo" 

Esta sexta-feira, às 17h00, é inaugurada na Galeria Municipal de São Brás de Alportel a exposição de fotografia e pintura de Natasha Nowack e das crianças da Associação Jovens e Natureza (JNC)

Em julho de 2016, esta associação deu a várias crianças a oportunidade de expressar sentimentos e perspectivas sobre um mundo melhor que são agora dadas a conhecer nesta exposição. 

O objetivo é a partilha de valores tais como o amor, a paz, a tolerância e o respeito pelas diferenças, através da criatividade dos mais pequenos.

A exposição estará aberta ao público até 30 de novembro. 

 
Voluntariado na Biblioteca da EB1/JI PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
quarta-feira, 01 novembro 2017 23:25
encarregados de educacao na BE 01 encarregados de educacao na BE 02 encarregados de educacao na BE 03 encarregados de educacao na BE 04

Um dos grandes desafios das nossas bibliotecas escolares, para além da promoção das literacias da leitura, dos média e da informação, prende-se com a necessidade de trazer os encarregados de educação à escola e fazer com estes tenham um papel ativo e interventivo no desenvolvimento das atividades das nossas Bibliotecas Escolares.

Assim sendo, Jorge e Nadja, neste momento, encontram-se em regime de voluntariado a colaborar com a Biblioteca escolar da escola EB1/JI – Nº3.

O retorno desta primeira experiência, cujo tema é o “Halloween”, está a revelar-se extremamente positivo. O feedback devolvido pelos alunos, que participaram nas atividades, é de efusividade e alegria. 

De facto, é extremamente gratificante podermos contar com a colaboração dos encarregados de educação, colmatar a nossa falta de recursos humanos e fazer com que as iniciativas das nossas bibliotecas escolares cheguem, cada vez mais, a um maior número de alunos.

Quem quiser fazer parte deste grupo de amigos das bibliotecas escolares, só tem de contactar o professor bibliotecário afeto à escola do seu educando.

 
Apresentação do livro "Lendas Algarvias" PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
quinta-feira, 26 outubro 2017 11:29

cartaz lendas algarvias3 de novembro | 17h00 | Centro Explicativo e de Acolhimento da Calçadinha

Apresentação do livro "Lendas Algarvias"

Esta obra aborda um vasto conjunto de lendas algarvias e dá a conhecer uma parte interessante da cultura da região através dos textos de Fernando Graça e das ilustrações de Ricardo Inácio.

“O almocreve de Estoi”, a “Lenda dos corvos de S. Vicente”, a “Tomada de Faro aos mouros”, a “Horta da Fonte dos Mouros” e a “Lenda do Rio Gilão” são algumas das lendas que são dadas a conhecer no livro que é apresentado nesta sessão.

As lendas sempre acompanhadas por uma ilustração são apresentadas de uma forma acessível e apelativa, que permite a sua leitura por todas as faixas etárias e também em família.

A obra publicada pela editora Aranda chega a São Brás de Alportel numa iniciativa conjunta da Biblioteca Municipal Dr. Estanco Louro e do Centro Explicativo e de Acolhimento da Calçadinha.

 
Programa + Família - Sinais de alerta nas dificuldades de aprendizagem PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
quarta-feira, 25 outubro 2017 11:14

2017 10 28 Cartaz Formacaofamilia28 de outubro | 15h30 > 17h00 | Biblioteca Municipal

Programa de Formação +Família

Sinais de alerta nas dificuldades de aprendizagem

O nosso programa de formação “+Família” prossegue neste sábado com mais um interessante tema, desta vez dedicado às famílias que procuram esclarecimento sobre as verdadeiras causas que explicam as dificuldades de aprendizagem manifestadas pelos seus educandos, bem como para a importância que um diagnóstico precoce das mesmas tem na definição das estrtégias adequadas para a sua resolução.

Esta sessão conta com a orientação da terapeuta da fala, Andreia Martins.

As inscrições são gratuitas, mas obrigatórias e efetuam-se até à próxima quinta-feira, dia 26 de Outubro, através do seguinte link:

 

 
Era uma vez... histórias para toda a família - Outubro de 2017 PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
sexta-feira, 13 outubro 2017 10:37

era uma vez... histórias para toda a família - outubro de 2017

 
Ciclo "Passeios Natureza, somos o que comemos" - Setembro de 2017 PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
quinta-feira, 21 setembro 2017 11:32

passeios natureza setembro de 201724 de setembro | 9h30 | Ponto de encontro no Terminal Rodoviário

Um néctar dos deuses, à nossa mesa

Nos últimos três meses do Ciclo "Passeios Natureza", vamos conhecer os três “reis” da trilogia da dieta mediterrânica: vinho, pão e azeite. 

Em setembro, mês de vindimas, vamos à descoberta dos segredos do néctar dos deuses, num passeio por pequenas vinhas e adegas são-brasenses.

Colaboração: Teresa Sofia Sancho e Gilmar Brito.

Inscrição: Tel.: 289 840 019 / E-mail: Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

 
Concerto de Salsa com a banda "Cuba Livre" PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
quarta-feira, 20 setembro 2017 10:46

concerto de salsa com a banda Cuba Livre23 de setembro | 20h00 | Jardim do Museu do Traje

Concerto de Salsa com os Cuba Livre

Uma oportunidade para ouvir e dançar os ritmos cubanos e latino-americanos.

Garantia de uma noite espectacular, feita de ritmos sensuais e irresistíveis e daquela feliidade de gozar a vida...

Este evento é organizado pelos "Amigos do Museu".

 
Jornadas Europeias do Património de 2017 PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
terça-feira, 19 setembro 2017 14:58

jornadas europeias do património de 2017

Terão lugar nos dias 22, 23 e 24 de setembro as Jornadas Europeias do Património 2017, este ano subordinadas ao tema Património e Natureza.

Este tema pretende chamar a atenção para a importância da relação entre as pessoas, as comunidades, os lugares e a sua História, mostrando como o património e a natureza se cruzam nas suas diferentes expressões - mais urbanas ou mais rurais - e para a necessidade de preservar e valorizar esta relação, fundamental para a qualidade da vida, para a qualificação do território e para o reforço de identidades. A relação Património e Natureza pode ser uma fonte inesgotável de conhecimento, de criatividade e de recreação, e nela reside um enorme potencial para um desenvolvimento cultural, social e económico equilibrados. 

Este ano, aceite o convite e traga a sua família para “uma viagem no tempo dos romanos” recheada de aventuras com história!

uma viagem ao tempo dos romanos23 de setembro | 15h00 | Centro explicativo da Calçadinha

Uma Viagem ao tempo dos Romanos

Aventuras e travessuras com História - atividades para a família.

♦ Aventuras com "Monte dos Marafados" e passeios de burro:

♦ Momentos de dança com "São Brás Bailando";

♦ Petiscos históricos;

♦ Ateliês, Qoisas de ciências para iúdos e graúdos;

♦ Era uma vez... para toda a Família.

Embarca nesta viagem inesquecível! Traz os teus pais à descoberta da História!

Infomações e inscrições → Tel: 289 840 004/ Fax: 289 842 455

E-mail: Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

 
Prémio Ciência na Escola PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
terça-feira, 25 julho 2017 18:08

Foto Vitoria

O professor Vítor Gonçalves, enquanto coordenador da biblioteca escolar e do clube de robótica, acompanhado pelos alunos do curso Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos, do Departamento de Informática, Alexandre Badalo, Marco Martins, do 1º ano, e Ricardo Madeira, do 2º ano, foram à mostra “Ciência na Escola”, após terem passado por um rigoroso processo de seleção, de 969 projetos iniciais, a concurso, passando a 500 financiados e, por fim, 100, no evento final. A equipa levou a concurso o projeto que se intitulava “DIGI3D – Uma solução para a deficiência motora”, o artefacto permite a produção de próteses de forma célere, com recurso a técnicas de digitalização 3D, num processo pouco ou nada invasivo para o doente.

Foi, então, com profunda emoção que professor e alunos receberam das mãos do Engenheiro Ilídio Pinho, do Ministro da Educação, Tiago Brandão, do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e do Presidente da Câmara de Coimbra, Manuel Machado, o primeiro prémio da categoria mais elevada a concurso (escolas secundárias).
Sendo este prémio um reflexo do que se pratica de melhor, ao nível da ciência nas escolas, foi com enorme satisfação que professor e alunos receberam o primeiro prémio de tão ilustres personalidades, este feito é o eco do trabalho que tem sido desenvolvido por todos os professores do departamento de informática, pela biblioteca escolar, em particular, e, acima de tudo, pelo esforço e empenho dos alunos envolvidos.

 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Seguinte > Final >>

Página 9 de 33