Entrada

Menu Principal

Sugestões do Mês

escritor escrevendo

Autor

livres-05 

Livro

opinião

Opinião

bandes-07 

Filme

musica

Música

Horas

Em cima do acontecimento

« < Dezembro 2019 > »
S T Q Q S S D
25 26 27 28 29 30 1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 28 29
30 31 1 2 3 4 5

Bibliotecas nas Redes Sociais

facebook     twitter

Centenário do Concelho

centenario SBA logo

 

bibliodigital

Projetos e Programas

ler logo

 

conta-nos uma  historia logo

 

portal das escolas logo

 

seguranet

Visitantes online

Em linha

Temos 1087 visitantes em linha

Publicidade

Faixa publicitária

Parceiros


 
Alojamento ESJBV ESJBV
Bem-vindo ao nosso portal
Workshop Cuidar do Cuidador PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
quarta-feira, 26 junho 2019 17:17

workshop cuidar do cuidador28 de junho | 17h30 | Biblioteca Municipal

Workshop Cuidar do Cuidador

Como cuidar do cuidador?

Enquanto cuida do seu familiar, não se esqueça de cuidar de si!

- Sintomas a que deve estar atento

- Dicas para reduzir os riscos

- Cuidados a ter

O envelhecimento e a longevidade introduzem novos e exigentes desafios para todos.

Para apoiar as famílias, facilitar-lhes conhecimento mais especializado sobre o tema e proporcionar momentos de partilha, nasceu este novo programa, constituído por sessões de informação, de participação gratuita.

Uma iniciativa em parceria pela Câmara Municipal, Projeto Cuidar 360 [Fisio São Brás e Casa de Repouso e Saúde], Junta de Freguesia e Santa Casa da Misericórdia de São Brás de Alportel, com a colaboração de entidades locais e regionais.

 
Clube de Leitura - Junho de 2019 PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
sexta-feira, 21 junho 2019 17:20

clube de leitura

Sua Excelência, de Corpo Presente24 de junho | 16h30 | Sala João Belchior Viegas

Leitura da obra "Sua Excelência, de Corpo Presente" de Pepetela

Neste mês de junho os membros do clube de leitura "Ler para Viver" reúnem-se em torno da obra "Sua Excelência, de Corpo Presente" da autoria do escritor angolano, Pepetela.

Num enorme salão deitado num caixão jaz um ditador africano. Está morto, mas vê, ouve e pensa. Assim estirado, aprisionado num corpo sem vida, mas na posse das suas faculdades intelectuais, só lhe resta entreter-se a recordar as peripécias vividas com muitos dos que lhe vieram dizer adeus, entre os quais se encontram diversos familiares, a primeira-dama (e as outras mulheres e namoradas), os numerosos filhos e as altas dignidades do Estado. Ao relembrar a sua vida, o percurso que o levou a presidente e os muitos anos como chefe de Estado, vai-nos revelando os meandros do poder político, o nepotismo que o corrói e os vários abusos permitidos a quem o detém.

E, como percebe tudo o que se passa à sua volta, e é muito difícil a um ditador deixar de o ser, Sua Excelência não só vai tecendo considerações sobre os presentes e os seus interesses políticos, como tenta adivinhar os seus pensamentos e maquinações. Pois, mesmo morto, não deixará a sua sucessão em mãos alheias, e nela tentará imiscuir-se através do seu espião-de-um-olho-só, que lhe é tão fiel na morte como era em vida.

 
Workshop Parentalidade e Novos Desafios PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
terça-feira, 18 junho 2019 10:59

workshop parentalidade e novos desafios22 de junho | 15h30 > 17h00 | Biblioteca Municipal

Workshop Parentalidade e Novos Desafios

Uso e abuso da Internet, Redes sociais e Jogos online

E no próximo sábado teremos a tão aguardada sessão sobre os riscos associados à Internet, redes sociais e jogos online, refletindo sobre formas de ajudar as famílias, as crianças e os jovens a enfrentar estes novos desafios na parentalidade.

Para dinamizar esta sessão contaremos com a presença da Dra Margarida Pinto, psicóloga clínica e coordenadora da equipa de prevenção do DICAD (Divisão de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências).

Contamos convosco nesta tarde de partilha sobre um tema tão interessante, quanto importante, à luz dos desafios atuais.

As inscrições são gratuitas e efetuam-se mediante o preenchimento do link disponibilizado abaixo.

https://forms.gle/PHm4uEzJV9iCFaDL6

 
Contos da Minha Infância PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
quinta-feira, 13 junho 2019 10:59

contos da minha infância14 de junho | 21h30 | Sala João Belchior Viegas

Contos da Minha Infância

A Biblioteca Municipal convida as famílias a participar na sessão de contos "Contos da minha infância".

Recordando a criança que "habita" em cada um de nós convidamos pais e filhos a partilhar histórias da infância, num ambiente familiar.

 
Exposição "A arca fotográfica de Joel Sartore" PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
segunda-feira, 10 junho 2019 15:58

exposição photoarkA seguir ao êxito no Porto e em Lisboa, por onde passaram 160 mil pessoas, a arca fotográfica de Joel Sartore chega ao Algarve.

Em 2005, Joel Sartore iniciou uma missão: fotografar as 12 mil espécies animais que vivem em cativeiro. Era o início do Photo Ark – A Nova Arca de Noé, um projeto ambicioso que pretende criar um arquivo inédito da biodiversidade global e inspirar o público a dedicar-se à conservação das criaturas mais vulneráveis no planeta.

Fotografar as espécies de todos os jardins zoológicos e de todas as reservas do mundo, pode parecer uma tarefa inalcançável, mas não para Joel Sartore, reconhecido fotógrafo da National GeographicO projeto documental pretende alertar e relembrar a importância da conservação destas espécies para o nosso planeta. Se nada mudar, metade das espécies animais poderão estar extintas até 2100.

Estes retratos convidam-no a olhar para as espécies de uma forma diferente, fazendo sobressair as suas características únicas e encantadoras. Alguns dos retratos são individuais e outros têm vários animais, mostrando a interação de animais mais velhos com as suas crias.

Nesta exposição da National Geographic pode ver mais de 80 fotografias de animais de todo o mundo, 12 delas fotografadas em Portugal. Uma das novidades na exposição é o retrato da espécie 9.000, um peixe colorido em risco de extinção fotografado na República Chega.

A exposição estará aberta ao público de 2 de junho a 30 de setembro de 2019, na Marina de Vilamoura.

 
Museu do Traje - eventos de junho de 2019 PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
terça-feira, 04 junho 2019 10:47

museu do traje eventos junho 2019

cartaz do baile no museu cartaz teatro morte no copo cartaz de clube de jazz cartaz amores e desamores cartaz noite de fado de junho de 2019
 
Apresentação do livro "Algarve Manifesto" de Jacinto Palma Dias PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
sábado, 01 junho 2019 15:02

cartaz da apresentação do livro Algarve manifesto3 de junho | 16h00 | Biblioteca Municipal

Apresentação do livro "Algarve Manifesto" de Jacinto Palma Dias

A todos os que se interessam pela história do Algarve, a Biblioteca Municipal Dr Estanco Louro convida a assistir à apresentação do livro "Algarve Manifesto",do historiador, Dr. Jacinto Palma Dias.

Jacinto Palma Dias conhece e compreende o Algarve e a sua história como ninguém. Em "Manifesto" escreve-o, descreve-o desde longínquos tempos, quando se encontrava uma região com identidade, força e afirmação próprias, até a uma actualidade em que só sobressai a 'marca branca algarve'. 

Citando-o: ousar 'elaborar uma História do Algarve consiste em profanar um tabu, isto é, a própria História de Portugal.'

É um retrato compungente. Um relato de homens de costas erguidas que amiúde tropeçam e caiem. E que se levantam diversas vezes ao longo dos longos séculos da história algarvia.

O "Manifesto" é afinal um despertador psicológico, um elixir para lavagens oftálmicas. Na sua posologia recomendam-se três leituras atentas a todos os algarvios de costela e alma, já que nos seus períodos bons a região foi sempre pertença de um povo de culturas...

Junte se a nós e surpreenda-se com uma visão diferente da nossa História.

REPORTAGEM

apresentacao_algarve_manifesto_01 apresentacao_algarve_manifesto_02 apresentacao_algarve_manifesto_03


Jacinto Palma Dias
 conhece e compreende o Algarve e a sua história como ninguém. Em MANIFESTO escreve-o, descreve-o desde longínquos tempos, quando se encontrava uma região com identidade, força e afirmação próprias, até a uma actualidade em que só sobressai a 'marca branca algarve'. Citando-o: ousar 'elaborar uma História do Algarve consiste em profanar um tabu, isto é, a própria História de Portugal.'

 

É um retrato compungente. Um relato de homens de costas erguidas que amiúde tropeçam e caiem. E que se levantam diversas vezes ao longo dos longos séculos da história algarvia. O MANIFESTO é afinal um despertador psicológico, um elixir para lavagens oftálmicas. Na sua posologia recomendam-se três leituras atentas a todos os algarvios de costela e alma, já que nos seus períodos bons a região foi sempre pertença de um povo de culturas...

 
 
Comemoração do 105.º Aniversário do Município PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
quarta-feira, 29 maio 2019 10:32

cartaz do 1 de junho de 2019São Brás de Alportel celebra os 105 anos da elevação a concelho no próximo sábado, 1 de junho, com um programa que presta homenagem ao passado e lança desafios ao futuro. 

As cerimónias solenes têm início no espaço exterior dos Paços do Concelho, pelas 10h00, com o hastear da Bandeira Nacional, ao som do Hino Nacional interpretado pela Banda Filarmónica de São Brás de Alportel, com honras à bandeira pelo Corpo de Bombeiros Voluntários de São Brás de Alportel.

Pelas 10h15, tem início a Sessão Solene Comemorativa, no Edifício dos Paços do Concelho. Serão atribuídas insígnias municipais de honra aos cidadãos que exerceram o cargo de Presidente da Assembleia Municipal, desde 25 de abril de 1974, num reconhecimento aos autarcas do concelho; e insígnias municipais de valor e altruísmo às associações locais em atividade há mais de 25 anos.

“São Brás de Alportel, Desafios de Futuro!” é o mote do momento seguinte, em que serão apresentados projetos na área da mobilidade, nomeadamente os projetos de requalificação do troço Sul da Avenida da Liberdade e construção do novo Terminal Rodoviário “Circular”. Será também apresentado o novo Geoportal de São Brás de Alportel, uma ferramenta fundamental para o acesso à informação no que concerne ao território e planeamento.

À tarde, pelas 16h00, realiza-se a tradicional romagem ao mausoléu do fundador do concelho, João Rosa Beatriz, no Cemitério Municipal.

A Galeria Municipal abre as suas portas pelas 16h30 para inaugurar a sua mais recente exposição: "VIDA – Vida Selvagem do Botswana e África do Sul”, da autoria de Vitor Azevedo.

Em pleno Dia da Criança, as famílias são convidadas a entrar na Festa da Criança que vai animar o Jardim Carrera Viegas entre as 15h00 e as 19h00, com diversas atividades para miúdos e graúdos.

O programa comemorativo culmina com o Concerto Comemorativo protagonizado pelo Grupo “Anjos”, marcado para as 22h00, na Praça da República, seguido de um espetáculo pirotécnico.

 
Clube de Leitura - Maio de 2019 PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
segunda-feira, 27 maio 2019 14:05

clube de leitura

ontos eróticos do velho testamento27 de maio | 16h30 | Sal João Belchior Viegas

Contos eróticos do Velho Testamento de Deana Barroqueiro

Em maio os membros do clube de leitura "Ler para Viver" reúnem-se em torno da obra de Deana Barroqueiro "Contos Eróticos do Velho Testamento".

A partir de crónicas do Antigo Testamento, Deana Barroqueiro recria de forma irrepreensível e fascinante a vida dos pastores nómadas que formaram as tribos de Judá e Israel, num conjunto de narrativas cheias de erotismo e sensualidade, mas também pontuadas por episódios de violência e tirania.

O livro é uma crónica histórica da Antiguidade, ficcionada, que usa como fio condutor o poder dos sentidos e que privilegia o olhar magoado das mulheres e da sua luta pela vida, num mundo em que as descendentes de Eva eram consideradas inferiores aos animais, conceito que perdurará até hoje, alimentado por interpretações fundamentalistas dos livros ditos sagrados.

Um livro único que mostra como têm sido tratadas as mulheres desde a Antiguidade, com uma riqueza de cenários e pormenores reveladora de um conhecimento incomum da História clássica.

Um lúcido olhar sobre a mulher através de um conjunto de relatos de paixões, vinganças e desejos levados ao extremo, de violência e cobiça, escritos com uma sensualidade e uma elegância sem paralelo. Uma linguagem poética e sensual que sem cair na vulgaridade mantem um interessante componente erótico. 

Leitura obrigatória para quem sempre quis perceber a raiz da discriminação sexual.

Para ler um excerto desta obra pode "clicar" sobre a capa do libro.

 
Apresentação do livro "Em nome d'el Rey", de Luís Barriga PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
terça-feira, 21 maio 2019 15:47

apresentação do livro em nome d'el rey25 de maio | 21h00h | Biblioteca Municipal

Apresentação do livro "Em nome d'el Rey", de Luís Barriga

Luís Barriga apresenta neste livro, após “um trabalho meticuloso de investigação e documentação”, Lopo Barriga, o cavaleiro de D. João II, guerreiro cristão e amante de uma moura.

Alcunhado "o terror dos mouros", Lopo Barriga foi todavia esquecido pela História. Neste livro, o autor recupera a bravura do destemido e audaz cavaleiro português e oferece ao leitor um romance rico e envolvente que nos transporta para as ruas de Lisboa no tempo dos Descobrimentos, evoca o cheiro dos mares bravios, as brisas quentes do deserto, a emoção e a inclemência dos campos de batalha em África.

Abrir este livro é viajar no tempo, embarcar nas caravelas que ajudaram Portugal a descobrir o mundo e ao mesmo tempo mergulhar numa história de amor, aventura e luta.

Pode ler um excerto do livro entrando aqui

 
3.ª edição da Recriação Histórica “São Braz d’Alportel 1914” PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
terça-feira, 21 maio 2019 11:10

3ª edição são braz de alportel, viagem no tempoNo próximo dia 25 de maio, o Centro Histórico de São Brás de Alportel vai entrar na “máquina do tempo” e recuar 105 anos…

A 3.ª edição da Recriação Histórica “São Braz d’Alportel 1914” transportará os visitantes para uma época de novas conquistas quando, nos primórdios da República, a freguesia foi elevada a concelho de São Brás de Alportel, no período áureo do setor corticeiro. Uma celebração para recordar e reviver aquele que foi um momento de viragem na História do município.

As ruas do Centro Histórico deixam-se invadir pela magia; a comunidade sai à rua com trajes da época, os copos e petiscos, em tascas e tabernas, recordam os sabores de outros tempos e a animação de rua procura fazer jus aos divertimentos do início do século XX. Acontecimentos inesperados, artistas de circo, os acordes da música intemporal, as surpresas do teatro de rua e o mercado com produtos locais, serão alguns dos ingredientes desta Recriação Histórica. 

Subir à Torre do Relógio da Igreja Matriz, participar num casamento do início do século, fazer um retrato à moda antiga com bigodinho e tudo... são apenas algumas das novidades da 3. Edição desta Viagem no Tempo!

Por ruelas e recantos, Casas de Portas Abertas convidam a entrar, como um estúdio de fotografia à moda antiga; ou uma casa nobre, as montras estão adequadas à época, e aqui e acolá somos surpreendidos por personagens a recriar situações do quotidiano nos sítios mais inesperados ou artesãos a trabalhar ao vivo no seu ofício.

Celebrar um século de progresso e a implantação da República são a razão de ser desta 3.ª Recriação Histórica que convida a comunidade são-brasense e todos os visitantes a trajarem a rigor e a entrar nesta viagem ao passado! A entrada é livre e o programa de animação decorre entre as 15h00 e a 01h00.

Mais informações: Museu do Traje e Recriação Histórica "São Braz D'Alportel 1914"

 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Seguinte > Final >>

Página 7 de 51