Entrada

Menu Principal

Sugestões do Mês

escritor escrevendo

Autor

livres-05 

Livro

opinião

Opinião

bandes-07 

Filme

musica

Música

Horas

Em cima do acontecimento

« < Maio 2018 > »
S T Q Q S S D
30 1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30 31 1 2 3
« < Junho 2018 > »
S T Q Q S S D
28 29 30 31 1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30 1

Bibliotecas nas Redes Sociais

facebook     twitter

Centenário do Concelho

centenario SBA logo

 

bibliodigital

Projetos e Programas

ler logo

 

conta-nos uma  historia logo

 

portal das escolas logo

 

seguranet

Visitantes online

Em linha

Temos 49 visitantes em linha

Publicidade

Faixa publicitária

Parceiros


 
Alojamento ESJBV ESJBV
Bem-vindo ao nosso portal
Exposição "Linhas Naturais" de Mauro Rodrigues PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
sexta-feira, 05 janeiro 2018 11:19

cartaz da exposiçãp de mauro rodrigues8 de janeiro | 15h30 | Átrio da Biblioteca Municipal

Exposição "Linhas Naturais" de Mauro Rodrigues

Natural de Faro, Mauro Rodrigues desde muito cedo se interessou pelo poder que a imagem transmite ao imaginário das pessoas.

Entre o desenho, o design, a pintura e o vídeo, a fotografia aqui representada surgiu apenas no princípio de 2000. Desde então, explora no geral todas as vertentes que esta arte proporciona. 

A natureza é sempre uma grande fonte de criatividade e pode-se encontrar sempre aspetos interessantes que valem a pena capturar, seja pela cor, pela forma, pela textura e no tempo. 

É caso para dizer que as linhas naturais da Natureza nunca nos vão desiludir e proporcionar memórias que valem a pena trazer para casa!

A exposição estará patente de 8 a 29 de Janeiro.

website do fotógrafo: www.maufotografia.pt
e-mail para contato:  Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

 
Tradição das charolas anima São Brás de Alportel PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
quinta-feira, 04 janeiro 2018 12:55

tradição das charolasA tradição das charolas regressa a São Brás de Alportel no início do ano, para dar as boas-vindas a 2018 com um programa de atuações que decorre até domingo, 7 de janeiro, em diversos locais do concelho.

Com os cânticos e as "vivas" habituais, improvisadas ao sabor do momento, o Programa de Valorização das Tradições Musicais "Charolas, a Força da Tradição" arrancou a 1 de janeiro com a atuação do Grupo de Charolas dos Machados, na sede do Grupo Desportivo e Cultural de Machados.

Na sexta-feira, 5, a partir das 10h00, as charolas do Centro Infantil António Calçada, integrado na Santa Casa da Misericórdia de São Brás de Alportel, vão soar porta a porta pelas ruas de São Brás de Alportel.

No Dia de Reis, 6, logo pelas 9h30, as Charolas da Mesquita, dos Machados e o grupo "Os Carolas", animam o Mercado Municipal de São Brás de Alportel.

Estes três grupos partem em “digressão” pelo concelho na parte da tarde, com paragens programadas em Alportel, Almargens, Parises, Mealhas, Vilarinhos, São Romão e na vila de São Brás de Alportel.

O Centro de Convívio de Parises celebra os seus cinco anos de atividade, pautados por muito trabalho e empenho, também no dia 6 de janeiro, com uma tarde animada que conta com a atuação da Charola dos Machados, a partir das 15h30.

O Cineteatro São Brás acolhe o XXXV Encontro de Charolas de São Brás no Dia de Reis, a partir das 21h00, com a presença dos grupos de charolas "Ossónoba de Estoi", do Grupo Desportivo e Cultural dos Machados, do Grupo Etnográfico de Quelfes, "Os Carolas", da Mesquita e Flor de Lis.

O ciclo do programa de valorização das tradições musicais termina no domingo, 7, pelas 15h00, no salão de festas da Santa Casa da Misericórdia, com a atuação das charolas do concelho.

 
Rota dos Presépios de São Brás de Alportel PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
quarta-feira, 03 janeiro 2018 17:18

cartaz da rota dos presépios de 2017/18Na edição de 2017/2018, a Rota dos Presépios de São Brás de Alportel convida a seguir a estrela da tradição e a deixar-se iluminar pela mestria de quem reinventa a representação do nascimento do menino Jesus.

Expostos em mais de uma dezena de espaços públicos do município até Dia de Reis, 6 de janeiro de 2018, os presépios que integram esta rota desafiam a uma viagem através das tradições, dos produtos e materiais locais, entre um sem fim de produtos criativos utilizados para dar vida a presépios muito criativos! Esta mostra de trabalhos resulta da vontade da comunidade, associações e entidades locais numa representação viva do espirito do natal embebido de entre ajuda e fraternidade entre os são-brasenses.

Até dia 6 de janeiro podem ser apreciados vários presépios patentes na Igreja Matriz, Lar da 3ª idade da Santa Casa da Misericórdia e Museu do Trajo, na Biblioteca Municipal Dr. Estanco Louro, de São Brás de Alportel, no átrio do Cineteatro São Brás, no Centro Museológico do Alportel, no Parque dos Poetas nos Machados, nos Bombeiros Voluntários, no Centro de Convívio de Parises, no Parque do Miradouro da Cabeça do Velho, no Corotelo e na Junta de Freguesia de São Brás de Alportel

A Associação Sãobrazarte apresenta um presépio ao vivo no dia 6 de janeiro, entre as 11h00 e as 12h00, no Largo de São Sebastião e no dia 7 de janeiro, pelas 10h30, na Igreja Matriz de São Brás de Alportel.

Todos os presépios são de entrada livre, atendendo aos horários dos espaços, e pretendem valorizar e preservar a tradição e o significado do natal, de união e partilha através destes trabalhos, símbolo da fraternidade entre os membros da comunidade.

 
Apresentação do livro "Alto Contraste" PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
quarta-feira, 03 janeiro 2018 11:23

alto contraste6 de janeiro | 16h00 | Biblioteca Municipal

Apresentação do livro "Alto Contraste" de Afonso Dias

“Alto Contraste” é o novo livro de poesia de Afonso Dias que reúne poemas cantáveis ou já cantados, temas íntimos e preocupações sociais, abordadas do ponto de vista satírico e acusatório, ou da perspetiva da preocupação e da crítica social.

Com prefácio de Teresa Rita Lopes, “Alto Contraste”, é um livro de poemas de um poeta-cantor mesmo onde não parece sê-lo. Um livro de trovas de um inconformista habitado por pobres e crianças, tristezas e flores, risos e lágrimas… humano, portanto!

Do prefácio de Teresa Rita Lopes destacamos a seguinte passagem:

”...a poesia que deveras o é, mesmo quando parece prosa, eleva a palavra às alturas do canto. A vocação da poesia é ser executada pelas humanas cordas vocálicas – e Afonso Dias tem talento e longo treino para pôr a sua a cumprir esta missão.”

 
Presépio Tradicional da Biblioteca Municipal - 2017 PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
sexta-feira, 22 dezembro 2017 15:39

O Nosso Presépio Tradicional já cá está para ficar até ao Dia de Reis. 

A equipa da Biblioteca de São Brás de Alportel Dr. Estanco Louro deseja a todos umas BOAS FESTAS ... se possivel com Boas Leituras!!

2017 presepio tradicional biblioteca municipal 01 2017 presepio tradicional biblioteca municipal 02 2017 presepio tradicional biblioteca municipal 03 2017 presepio tradicional biblioteca municipal 04
 
Micro Contos 2.0 PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
quinta-feira, 14 dezembro 2017 11:48

micro contos 2.015 de dezembro | 21h30 | Museu do Trajo

Micro Contos 2.0

Após mais de 50 apresentações a solo, o contador de histórias Fernando Guerreiro faz-se acompanhar pelo músico Elísio Donas para uma sessão de Micro Contos ao vivo em que a música e a palavra se vão juntar para um momento íntimo de escuta e partilha.

Os Micro Contos nasceram em junho de 2010, quando Fernando Guerreiro começou a criar pequenas narrativas e a publicá-las no Facebook. Em 2015, após terem sido escritas mais de 1.000 pequenas narrativas, foi publicado um livro, em edição de autor, intitulado "Ficou tanto por dizer".

Desde então, estas pequenas histórias já assumiram várias formas e estilos de apresentação. Nas redes sociais (Facebook e Instagram), onde começaram, em peças de teatro, curtas-metragens, oficinas de escrita ou uma rubrica de rádio que passa na RUA FM, todos os dias de semana, pelas 10h00 e 16h00.

Depois de ter percorrido o país a apresentar as suas pequenas narrativas, Fernando Guerreiro sentiu necessidade de se fazer acompanhar por alguém que o ajudasse a dar outro corpo aos Micro Contos ao vivo.

Quando conheceu pessoalmente Elísio Donas, às primeiras conversas, sentiu que era exatamente quem há tanto tempo procurava para criar um espetáculo com a dimensão musical que tanto desejava.

Elísio Donas é o músico que dá corpo musical aos Micro Contos 2.0 e que eleva o espetáculo para um formato mais performativo.

Elísio Donas foi um dos fundadores dos Ornatos Violeta, tendo estado toda a vida ligado à música. Nas últimas décadas, elevou a qualidade da música em Portugal.

Participou em vários projetos como compositor, produtor ou teclista em vários discos e atuações ao vivo de nomes como Blind Zero, GNR, Milton Nascimento, Rui Veloso, Sérgio Godinho entre muitos outros.

Encontra-se atualmente a trabalhar em vários discos de bandas como o Gato Morto, um projeto musical e pessoal de Elísio Donas, Teresa Aleixo, os Mundo Pardo ou Vicente Palma.

O espetáculo Micro Contos 2.0 terá a duração de cerca de 40 minutos e a entrada é livre.

 
Apresentação do livro "O Tratamento da Patologia Aguda em Homeopatia Clássica" PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
quarta-feira, 13 dezembro 2017 17:10

cartaz de apresentação do livro de Georgina Fonseca15 de dezembro | 17h30 | Biblioteca Municipal

Apresentação do livro "O Tratamento da Patologia Aguda em Homeopatia Clássica"

Esta obra, da autoria de Georgina Fonseca, destina-se a técnicos de saúde, público sénior e interessados em respostas alternativas em manutenção dos aspetos de uma vida saudável.

Nesta obra, a autora, levada pela sua própria experiência, apresenta-nos, de uma forma simples e clara, a descrição das principais manifestações agudas e os seus sintomas mais caraterísticos bem como os remédios homeopáticos mais indicados nessas situações e de acordo com os sintomas físicos ementais do doente.

É feita, também, uma breve referência ao método mais recente no Mundo da Homeopatia Clássica, The Sensation Method, do Dr. Sankaran, no sentido de facilitar a eleição do remédio.

Georgina Fonseca é licenciada em Humanidades, estudos Portugueses e Franceses, pela Faculdade de Letras de Lisboa, tendo uma Pós-Graduação em Depressão, Ansiedade e Stress. 

Iniciou a sua atividade profissional, que exerceu durante largos anos, como docente do Ensino Secundário. 

A Paixão pelo conhecimento e pelo ser humano acabaria, no entanto, por leva-la por outros caminhos

 
Era uma vez... histórias para toda a família - dezembro de 2017 PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
quinta-feira, 07 dezembro 2017 17:00

era uma vez... histórias para toda a família, dezembro de 2017O Natal é uma época mágica que convida a desfrutar momentos em família e em comunidade!

Neste sábado de manhã, dia 9 de dezembro, a Quinta do Peral abre as suas portas à família para ensinar a confecionar compota de maçã.

Os contos de Natal são um clássico a que não devemos resistir este sábado, pelas 16h na Biblioteca Municipal.

Natal é também tempo de sabores! Na Quinta do Peral, a manhã do sábado 16 de dezembro, é o momento ideal para aprender a fazer filhoses! 

Já se sabe que os enfeites de Natal personalizados têm outro encanto! Na tarde de sábado, leve os miúdos ao Centro da Calçadinha, pelas 15h00, e em família desfrutem do momento “Qoisas com Ciência: para enfeitar o Natal”

Ao longo da semana os mais pequenos podem também participar no ateliê “Vamos enfeitar o Natal!” que decorre na Biblioteca Municipal entre os dias 18 e 22, sempre a partir das 14h30. Uma atividade dirigida a crianças dos 6 aos 11 anos e de inscrição gratuita, mas obrigatória.

Os “Sábados na Quinta” do Peral (programa de atividades para crianças dos 3 aos 12 anos) promovem todas as manhãs de sábado, entre as 10h30 e as 12h00, e desafiam aos divertidos passeios de burro.

Em São Brás de Alportel, durante o mês de dezembro, não faltam oportunidades e momentos para viver o Natal em família!

Aceita ainda o convite para levar a família a fazer a “Rota dos Presépios” e para assistir aos vários espetáculos que vão decorrer no concelho.

 
Universidade Pensar Global, Agir Local - 2017 PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
quarta-feira, 06 dezembro 2017 10:19

banner uil 2Decorrerá nos dias 13 e 14 de dezembro, no antigo convento do Espírito Santo e Mercado Municipal, em Loulé, mais uma edição da Universidade Pensar Global, Agir Local, organizada pela Associação In Loco em parceria com a Câmara Municipal de Loulé.

A edição deste ano tem como tema "Alimentação: Um retrato da População" e pretende apresentar um retrato global da mesma na atualidade, pelo debate e partilha de informação e de boas práticas que promovam ao nível local a soberania e segurança alimentar.

Em formato de palestras e oficinas, o evento pretende, nos dois dias, convidar os e as participantes à reflexão sobre a alimentação dos tempos de hoje, desde aquilo que comemos, àquilo que desperdiçamos. 

Contaremos com a presença de Organizações como a FAO (Food and Agriculture Organization), a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, a Escola Superior de Saúde e Instituto Superior de Engenharia da Universidade do Algarve para apresentarem dados globais e regionais sobre o que come e desperdiça a população.

Da mesma forma serão apresentados projetos relevantes, iniciativas locais e boas práticas de alimentação e aproveitamento alimentar.

Inscrições abertas no site da In loco, na página de facebook e neste link:

https://goo.gl/forms/OPLRVSdi38uVfP3P2

pdf Programa

 
Comemoração do Dia Internacional do Voluntariado PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
terça-feira, 05 dezembro 2017 21:06

cartaz do dia internacional do voluntariado5 de dezembro | 17h00 | Biblioteca Municipal

Comemoração do Dia Internacional do Voluntariado

A Rede de Voluntariado São Brás Solidário que tem por uma das suas missões assegurar a “mão-de-obra” solidária da Loja Social de São Brás de Alportel foi apresentada nesta sessão onde se deram a conhecer os projetos existentes e apelou a novos aderentes.

Uma segunda parte da sessão foi dedicada à apresentação do projeto “Um dia pela Vida”, um projeto internacional que arrancou em Portugal em 2004 e que, entretanto, já contou com 67 edições, em vários cantos do país, e que chega agora a São Brás de Alportel. 

Nos últimos 12 anos, a iniciativa permitiu angariar quase 4 milhões de euros, mais de 300 mil portugueses que participaram neste movimento e envolveu mais de 40 mil voluntários.

A nível nacional, este projeto é organizado pela Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC), inicia-se sempre com a organização de um evento por voluntários e culmina num dia recheado de ações que pretendem abordar o cancro em diversas vertentes como a educação para saúde, a prevenção primária, a desmistificação da palavra “cancro” e a angariação de fundos para apoiar os projetos da Liga. 

Uma iniciativa que não deixa nenhuma comunidade indiferente, sublinha a organização.

“Um dia pela Vida” culmina na Festa de Encerramento onde a comunidade é convidada a viver o resultado do empenho de todos os voluntários. Um evento aberto a toda a população com atividades desportivas e lúdicas, momentos de partilha de experiências e momentos de informação e sensibilização sobre a temática oncológica.

Em São Brás de Alportel a sessão culminou também com um convívio aberto à participação de todos.

 
Exposição de Arte Solidária "Recriando a nossa Herança" PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
terça-feira, 05 dezembro 2017 11:25

cartaz exposição arte solidária4 a 31 de dezembro | Galeria Municipal

Exposição de Arte Solidária "Recriando a nossa Herança"

Trabalhos artísticos da ASMAL (Associação de Saúde Mental do Algarve)

Esta mostra resulta de uma parceria com o Cerro da Vila - Vilamoura World, o Museu Municipal de Faro e o Palácio da Galeria de Tavira e é composta por quadros em tapeçaria, pintura e técnica mista da autoria de pessoas que frequentam o Fórum Sócio Ocupacional de Faro.

Os trabalhos apresentados tiveram como fonte de inspiração as peças museológicas e detalhes existentes nos referidos museus e zona histórica envolvente.

A ASMAL pretende, com esta mostra, enaltecer as potencialidades das pessoas com doença mental.

 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Seguinte > Final >>

Página 6 de 33