Entrada

Menu Principal

Sugestões do Mês

escritor escrevendo

Autor

livres-05 

Livro

opinião

Opinião

bandes-07 

Filme

musica

Música

Horas

Em cima do acontecimento

« < Agosto 2017 > »
S T Q Q S S D
31 1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30 31 1 2 3

Bibliotecas nas Redes Sociais

facebook     twitter

Centenário do Concelho

centenario SBA logo

 

bibliodigital

Projetos e Programas

ler logo

 

conta-nos uma  historia logo

 

portal das escolas logo

 

seguranet

Visitantes online

Em linha

Temos 270 visitantes em linha

Publicidade

Faixa publicitária

Parceiros


 
Alojamento ESJBV ESJBV
Bem-vindo ao nosso portal
Tertúlias "Aqui entre Nós" - fevereiro de 2017 PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
quarta-feira, 22 fevereiro 2017 13:35

tertulias aqui entre nos24 de fevereiro | 21h30 | Bar do Cineteatro São Brás

Ansiedade... uma conversa de "coração apertado"

O Ciclo de Tertúlias “Aqui entre nós” de São Brás de Alportel desafia a uma conversa de coração apertado, sobre um dos mais comuns transtornos ao bem-estar emocional dos nossos dias, a ansiedade.

Nesta edição a tertúlia apresenta como convidados especiais Nuno Murcho, enfermeiro diretor no Centro Hospitalar do Algarve; anteriormente responsável pela Direção Regional do Instituto da Droga e da Toxicodependência, IP; e Joana Teixeira psicóloga e investigadora, coordenadora e gestora de formação profissional no Centro Mind4UCenter, membro da direção da Associação Nós & Laços, para uma partilha de experiências e conhecimentos sobre esta matéria de extrema importância.

A ansiedade pode manifestar-se a nível físico ou a nível emocional ou ainda mediante a manifestação de vários sintomas físicos e emocionais ao mesmo tempo. Numa sociedade cada vez mais complexa e exigente, com um ritmo tão acelerado  transversal aos diferentes papéis que desempenhamos, é cada vez mais urgente conhecer a Ansiedade!

Junte-se a esta partilha de experiências e visões e enriqueça o seu interior com conhecimento.

Esperamos por si, no Bar do Cineteatro São Brás!  Junte- se à conversa!

 
Carnaval Tradicional de 2017 PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
terça-feira, 21 fevereiro 2017 18:24

carnaval 2017 cartaz

O programa do Carnaval Tradicional de São Brás integra um conjunto diversificado de atividades para todas as idades.

No dia 24 de fevereiro, pelas 10 horas, mais de meio milhar de crianças provenientes d' "O Mundo e Arredores" dão corpo ao Desfile Temático de Carnaval das Crianças a ter lugar na Avenida da Liberdade, numa iniciativa conjunta da Câmara Municipal e Agrupamento de Escolas de São Brás de Alportel.

De 24 a 27 de fevereiro, o município de São Brás de Alportel acolhe o Passeio de Carnaval Clube Citroen 2 Cv, uma iniciativa organizada pelo Clube 2Cv Algarve "Marafados" com o apoio da autarquia.

O domingo, dia 26 de fevereiro, amanhece de bom humor na Marcha/Corrida de Carnaval, a ter início na EB1 de Mesquita, pelas 9h30. e prossegue, a partir das 15 horas, com a animação ao rubro, com o Desfile de Foliões e Carros Alegóricos, na Avenida da Liberdade. A animação prossegue a passo de dança no Baile de Carnaval, a ter lugar no salão de festas da União Desportiva e Recreativa Sambrasense, a partir das 20 horas.

Na terça-feira gorda, dia 28, o salão dos Bombeiros Voluntários de São Brás de Alportel aquece corações de todas as idades no Chá Dançante especial Carnaval. Organizado pela Junta de Freguesia de São Brás de Alportel, esta edição especial tem início pelas 15 horas, ao som do artista Valter Reis, e um concurso de máscaras vai premiar as três melhores com prémios surpresa

A defesa dos valores, usos e costumes do Entrudo renasce todos os anos neste carnaval tipicamente português, num apelo à folia e à criatividade individual ou em grupo de centenas de participantes que dão corpo ao corso carnavalesco. Os carros coloridos, os trajos diversificados e únicos, as brincadeiras, ou a sátira política e social aguçam a boa disposição de quem passa e relembram que o Carnaval é intergeracional e inclusivo.

A iniciativa é organizada pela Câmara Municipal de São Brás de Alportel, com o apoio das associações locais e grupos informais, e visa contribuir para o fortalecimento de laços de entreajuda e espírito de equipa entre os membros da comunidade.

 
Encontros com a escritora Manuela Ribeiro PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
segunda-feira, 20 fevereiro 2017 16:19

encontro_manuela_ribeiro_02No dia 17 de fevereiro, a escritora Manuela Ribeiro voltou às Bibliotecas Escolares e à Biblioteca Municipal de São Brás de Alportel, para mais encontros com os nossos alunos, sobre os seus livros.

Este ano, foram convidados os alunos da EB1 do Alportel (do 1.º ao 4.º Ano), da EB1 da Mesquita (do 1.º ao 4.º Ano), da EB1 N.º 2 (2.º e 3.º Anos) e da Escola Básica do 2.º e 3.º Ciclos Poeta Bernardo de Passos (5.º D e 5.º E).

Mais 154 alunos, junto dos quais se promoveu a leitura, a escrita, a narração oral, a ilustração, as histórias, as personagens…

Enfim, o sonho e a criatividade… tudo à volta dos livros.

encontro_manuela_ribeiro_01 encontro_manuela_ribeiro_03 encontro_manuela_ribeiro_04
encontro_manuela_ribeiro_05 ncontro_manuela_ribeiro_06 encontro_manuela_ribeiro_07
 
Apresentação do livro "A plantinha dos meus pais..." PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
sexta-feira, 17 fevereiro 2017 08:49

a plantinha dos meus pais...17 de fevereiro | 15h30 | Biblioteca Municipal

Apresentação do livro "A Plantinha dos meus Pais..."

A escritora Manuela Ribeiro regressa a São Brás de Alportel para apresentar a sua obra "A Plantinha dos meus Pais" aos nossos alunos do 1.º Ciclo do ensino Básico.

Este seu novo livro, ilustrado por Nídia Nadir, dirigi-se a crianças e educadores.

É um livro para falar das famílias e de alguns problemas que elas enfrentam na vida real, muito especialmente a infertilidade e o desejo de adoção.

A "plantinha" é aqui a metáfora da criança desejada. E quando, finalmente, a possibilidade de adoção surge, a família exulta e exclama com um sorriso de felicidade:

"- É esta! É esta a nossa plantinha!"

 
A História através do Colecionismo PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
quarta-feira, 15 fevereiro 2017 11:41

a historia atraves do colecionismo cartaz18 a 28 de fevereiro | Galeria Municipal

Exposição "A História através do Colecionismo"

Com o objetivo de divulgar e promover a atividade do colecionismo, os Amigos da Filatelia apresentam uma exposição que aborda diferentes conteúdos históricos, quer seja pelas relíquias que se podem observar, peças de colecionismo raras e antiguidades, quer seja pelo alinhamento das coleções apresentadas.

Ingresse numa viagem por fatos históricos contados através das coleções filatélicas, de numismática, de postais ou de miniaturas.

Inauguração dia 18, a partir das 10h30.

Historia  atraves do colecionismo 01 Historia  atraves do colecionismo 02
 
Concerto: Leviticus - São Petersburgo vem a São Brás! PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
quarta-feira, 15 fevereiro 2017 11:03

concerto leviticus17 de fevereiro | 19h30 | Museu do Trajo

Concerto pelo Grupo "Leviticus" de São Petersburgo

Uma oportunidade única para ouvir Leviticus, um grupo de músicos excepcionais de São Petersburgo, Rússia.

Organizado por Ilie Corotoriu, um dos maestros no Teatro Bolshoi e Diretor Artístico do Festival de Música de São Petersburgo, o grupo já tocou em Israel, Hong Kong, Inglaterra, EUA, além da Rússia.

O programa inclui obras de Rachmaninov, Tchaikovsky, bem como músicas tradicionais russas e música Klezmer.

Em palco vão estar Yevgeny Zhelinski, compositor e mestre do balalaika no Conservatório de Música de São Petersburgo, juntamente com outros músicos que irão tocar violino, piano, violoncelo, clarinete e instrumentos tradicionais russos.

O concerto tem ainda uma vertente solidária uma vez que as receitas da bilheteira vão reverter para ajuda aos tratamentos de que necessita a jovem são-brasense Miriam, “a pequena lutadora”

Contamos com o seu apoio para esta causa. Reserve já o seu lugar!

Bilhetes 20 €.

 
Moçoilas - Contrabandos Musicais PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
quinta-feira, 09 fevereiro 2017 16:52

mocoilascas digressao cvsba12 de fevereiro | 16h00 | Sede do Futebol Clube Cabeça da Velho

Moçoilas - Contrabandos Musicais

As Moçoilas surgiram em 1994, especificamente para uma apresentação da Serra do Caldeirão, nas suas expressões Algarvias e Alentejanas, na Festa do Desenvolvimento Local – Manifesta 94.

Os cantares da Serra eram muitos, os improvisos e acontecimentos espontâneos também, mas... não havia nenhum grupo organizado que pudesse apresentar-se ao público com toda a essência e alegria próprias deste sul-interior do país.

Nascem, assim, naturalmente de uma grande vontade de cantar e de partilhar esse gosto umas com as outras. 

A ideia de divulgar as canções da Serra do Caldeirão e o modo de cantar das gentes do campo, continua latente na intenção destas moçoilas, donde sobressaem os sabores da tradição, da descontração, da modernidade e, também, de todo um envolvimento, que dão aquele toque tão subtil de originalidade.

Um aperitivo

Continuar a ler...
 
Curso Breve de Nova Literatura (1999-2015) PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
quarta-feira, 08 fevereiro 2017 12:10

cartaz nova literatura v215 e 22 de Fevereiro | 14h30 > 17h30 | Biblioteca Municipal

Curso Breve de Nova Literatura (1990-2015)

Nova poesia e microficção – curso ministrado por Paulo Pires

Formação para professores, mediadores da leitura, bibliotecários ou técnicos, animadores socio culturais ou curiosos e apaixonados da literatura.

Pretende-se contribuir para a desmistificação de visões redutoras e de preconceitos diversos que ainda persistem relativamente à escrita breve e ao género poético contemporâneo, realçando a sua diversidade, originalidade e “utilidade”, quer para a contínua estimulação de leitores já consolidados, quer para a desejada criação de novos públicos.

É fundamental, para quem trabalha em contextos pedagógicos e biblioteconómicos, ter um conhecimento atualizado, abrangente, crítico e seletivo dos autores e obras que todos os dias chegam às livrarias, contextos digitais e media.

Na área da mediação da leitura, sobretudo com o público jovem em idade escolar mas também com os adultos menos familiarizados com o universo literário, é necessário encontrar matéria-prima (textos, autores) e perspetivas atrativas e adaptadas ao perfil e exigências desses destinatários, bem como instrumentos e estratégias de transmissão adequados aos mesmos, nomeadamente o recurso crescente a linguagens, registos e experiências de cariz inter-multidisciplinar. Tanto a novíssima poesia como a novel e fértil microficção portuguesas – géneros sobre os quais ainda recai um acentuado desconhecimento e alguns preconceitos/estereótipos – podem, de facto, pelas suas indesmentíveis vitalidade e diversidade, constituir-se como recursos úteis, dinâmicos e eficazes para a criação e/ou aumento e consolidação dos hábitos de leitura.

Inscrições no balcão da Biblioteca.

 
Exposição "O Nosso Algarve" PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
quarta-feira, 08 fevereiro 2017 10:49

exposicao o nosso algarveAté ao próximo dia 14 ainda pode visitar a exposição de João Gomes, patente na Galeria Municipal, subordinada ao tema "O Nosso Algarve".

"João Gomes nasceu no Alentejo mas veio muito cedo para o Algarve, onde reside atualmente. Desde muito cedo sentiu o "apelo das artes", tendo dedicado a sua vida a cultivar essa paixão, um romance que somou, até aos dias de hoje, mais de trinta anos.

Com criatividade quanto baste, não se fica só pela pintura, fazendo incursões na escultura, artesanato e também na escrita. Prova do tempo que dedica às letras está nos quatro livros que o artista publicou". (in "Ciclo de Exposições 2017"

o nosso algarve 01 o nosso algarve 02 o nosso algarve 03 o nosso algarve 04
o nosso algarve 05 o nosso algarve 06 o nosso algarve 07 o nosso algarve 08
 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Seguinte > Final >>

Página 7 de 30