Entrada

Menu Principal

Sugestões do Mês

escritor escrevendo

Autor

livres-05 

Livro

opinião

Opinião

bandes-07 

Filme

musica

Música

Horas

Em cima do acontecimento

« < Junho 2019 > »
S T Q Q S S D
27 28 29 30 31 1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30

Bibliotecas nas Redes Sociais

facebook     twitter

Centenário do Concelho

centenario SBA logo

 

bibliodigital

Projetos e Programas

ler logo

 

conta-nos uma  historia logo

 

portal das escolas logo

 

seguranet

Visitantes online

Em linha

Temos 406 visitantes em linha

Publicidade

Faixa publicitária

Parceiros


 
Alojamento ESJBV ESJBV
Bem-vindo ao nosso portal
Clube de Leitura - Fevereiro de 2016 PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
segunda-feira, 22 fevereiro 2016 13:07

clube de leitura

o livro do cha29 de fevereiro | 15h30 | Sala João Belchior Viegas

O Livro do Chá de Kakuzo Okakura

O Clube de Leitura parte à descoberta da obra do escritor japonês Kakuzo Okakura que na sua obra O Livro do Chá, faz uma reflexão em torno do Ser Humano, da Beleza e da Natureza.

Kakuzo Okakura nasceu em Yokohama em 1862. Crítico e professor de arte, participou na fundação da primeira Academia Japonesa de Belas Artes e do Instituto Japonês de Belas Artes. Mais tarde, nos Estados Unidos, trabalhou no Museu de Belas Artes de Boston.

Escritas em inglês, as suas principais obras, "O Livro do Chá" (1906) e "The Ideals of the East" (1903), deram a conhecer a arte asiática aos ocidentais. Kakuzo Okakura foi uma referência intelectual para personalidades como o filósofo Martin Heidegger e o poeta Ezra Pound. Morreu em Tóquio, no ano de 1913.

Superado o impacto inicial da abertura cultural e econômica ocorrida no Japão da Era Meiji, a cultura japonesa, então em crise devido a uma progressiva 'ocidentalização', começa a reagir. Artistas e pensadores passam a refletir sobre o ponto de equilíbrio a ser alcançado entre renovação e tradição. Se a economia do país necessitava de fato de uma modernização, o mesmo não se poderia aplicar indiscriminadamente a uma cultura secular como a japonesa.

Nesse contexto surge, em 1906, este "O livro do chá", o terceiro do escritor Kakuzo Okakura. Escrito em inglês, com o objetivo de levar a obra a um maior número de leitores, "O livro do Chá" é muito mais que um livro explicativo sobre chanoyu, a cerimônia do chá. Trata-se de um texto reflexivo, que conduz o leitor, por meio da compreensão do cerimonial, a uma profundidade a princípio insuspeitada - por trás da cerimônia do chá estão o taoísmo, o zen, todo um arcabouço filosófico que é anterior à sua face ritualística. À fugacidade e ao imediatismo que norteiam o mundo industrializado, o autor estabelece como contraponto estético e filosófico a cerimônia do chá - um culto ao presente, sim, mas também a busca da perfeição por meio da repetição secular do mesmo ritual.

 
Wordl of Discoveries - Museu Interativo e Parque Temático PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
domingo, 21 fevereiro 2016 14:21

world of discoveries logoWORLD OF DISCOVERIES é um Museu Interativo e Parque Temático que reconstrói a fantástica odisseia dos navegadores portugueses, que cruzaram oceanos à descoberta de um mundo desconhecido.

Os Descobrimentos lançaram a humanidade numa era de globalização e mudaram para sempre a nossa relação com o planeta.

Portugal teve um papel protagonista neste processo durante séculos a fio, criando novas rotas oceânicas e pondo gentes, animais e plantas em circulação por todo o mundo.

Este espaço trata, pois, do encontro de culturas e do alcance das ambições, ideias, esforços e inovações que os tornaram possíveis.

Lance-se à aventura que mudou o mundo, através das vinte grandes áreas temáticas permanentes.

Poderá ver reconstruída, de uma forma dinâmica, a odisseia dos navegadores portugueses, conhecer as principais embarcações e instrumentos, ter contacto, de forma interativa, com as cartografias dos séculos XIV até ao XVIII e compreender a evolução do nível do conhecimento do mundo.

Irá contactar com várias figuras dessa época, com as quais recordará as grandes rotas e e histórias deste período.

Poderá ainda perceber como era a vida a bordo de uma nau e dar uma volta ao mundo de caravela.

 
Cronologias de Portugal Contemporâneo PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
quarta-feira, 17 fevereiro 2016 15:50

cronologias portugal contemporaneo

Sabia que os filmes do James Bond e Mary Poppins são anteriores à Música no Coração? E que no mesmo ano que Mary Quant lançava a moda da minissaia, o Japão estava a lançar um comboio de alta velocidade? Ou que houve um atentado em Lisboa, onde deflagraram 3 bombas? E quase dez anos depois de ser inventado o telemóvel, um telefone em Portugal demorava 34 meses a instalar? 

São mais de dez mil factos sobre os últimos 55 anos, onde encontra histórias surpreendentes mas também os acontecimentos políticos, económicos e culturais mais relevantes entre 1960 e 2015. 

Cronologias de Portugal Contemporâneo, disponível online a partir de hoje, é uma referência para todos os cidadãos interessados em conhecer, de forma rigorosa, a evolução do país nas últimas décadas. 

A informação está organizada por décadas e cinco áreas temáticas: Política, Cultura, Sociedade, Economia e Internacional. Através de uma navegação explorativa, cativante e intuitiva para o utilizador, é possível aceder de várias formas aos diferentes conteúdos. 

O motor de pesquisa é uma das principais ferramentas. Mas há outras “portas de entrada” para áreas interactivas com alguns acontecimentos em destaque, mapas com a factos por localidades ou cinco entrevistas a personalidades onde revelam o seu olhar sobre cada década.

Toda a informação pode ser consultada no telemóvel e tablet, havendo vários filmes antigos ou notícias e peças de rádio, resultado de uma parceria com a RTP, que disponibilizou o seu arquivo.

 
A mais bela carta de amor... PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
terça-feira, 16 fevereiro 2016 09:11

AmorE os vencedores do concurso "A Mais Bela Carta de Amor" são...

Pseudónimo o Sorriso – Maria Amélia Viana (consulte aqui a carta)

Pseudónimo Alice – Tânia Vaz (17 anos) estudante da ESJBV (consulte aqui a carta)

Para além de um Voto de Parabéns às vencedoras,  a Rede de Bibliotecas expressa um especial agradecimento a todos os participantes e votos de continuação de boas leituras!

 
Projeto "Eu Leio e Tu?" PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
quinta-feira, 04 fevereiro 2016 16:06

EinsteinNuma sociedade dominada pelas Tecnologias de Informação, onde tudo o que nos rodeia é informação, não apenas nos jornais, nos livros, no cinema, na tv, enfim... Até nós, à semelhança de um projeto que acompanha um kit LEGO, escondemos informação no nosso DNA.

Cidadãos, que controlam a informação que os rodeia, marcam a diferença e estão preparados para dar resposta aos desafios do futuro. Neste sentido, aliada às Novas Tecnologias da Informação, a biblioteca da tua escola, enquanto espaço promotor do conhecimento e das aprendizagens, quer premiar os seus leitores e utilizadores mais assíduos. No final do ano letivo, serão apurados os leitores mais regulares e assíduos, de cada uma das bibliotecas do Agrupamento José Belchior Viegas, que terão direito a um prémio, no valor de 200 euros, composto por:

- Digitalização do aluno ou objeto à sua escolha (o volume não poderá ultrapassar os 2,5m x 1m). O aluno ficará, ainda, com o registo eletrónico de si ou do objeto escolhido, que poderá visualizar num computador com software que permita a visualização 3D (ex: SketchUp, 123D, ...).

- Impressão 3D do objeto, com tamanho máximo de 25cm, será fixado numa base com o teu nome e descrição do prémio.

Portanto, para ganhar, só tens de beneficiar da informação que te é disponibilizada na tua biblioteca e mesmo que não ganhes, já sabes! - “O conhecimento não ocupa lugar”.

Boas Leituras!

A equipa da Biblioteca Escolar.

 
Cansat 2016 PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
quarta-feira, 03 fevereiro 2016 16:46

CansatA turma do curso de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos (1ºPB), da Escola Secundária José Belchior Viegas, passou a primeira fase de apuramento do Concurso Cansat, que é promovido pela Agência Espacial Europeia (ESA). Nesta competição é suposto os alunos contruírem um satélite que irá efetuar a recolha de vários dados climatéricos, por um processo de telemetria, e, posteriormente, os dados serão devidamente analisados e atribuído significado numa aplicação, também, desenvolvida pelos alunos.

O presente projeto está a ser desenvolvido pelo clube de robótica, que se encontra integrado nas atividades da Biblioteca Escolar, onde participam os alunos de 2º ano, do curso TGPSI, que contam com a orientação dos Professores Berta Rodrigues, de Física e Química, Décio Pica, de Arquitetura de Computadores, Maria João, de Inglês e Vítor Gonçalves, enquanto Coordenador da Biblioteca Escolar da Escola Secundária José Belchior Viegas.

A todos os alunos e professores envolvidos, a Rede de Bibliotecas de São Brás de Alportel expressa votos de muito sucesso e de uma boa prestação para o apuramento da equipa que irá representar Portugal na final da competição Europeia.

 

 
Concurso do dia de S. Valentim PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
sábado, 30 janeiro 2016 16:20

AmorConcurso promovido pela CMSBA e Rede de Bibliotecas de SBA:

 - Se tens entre 15 e 20 anos (População Juvenil no nosso sistema escolar).

- Atreve-te a expressar de forma criativa os teus sentimentos de Amor e Ternura, celebrando o São Valentim.

- Numa folha A4, em forma de texto poético, carta ou poesia, escreve a tua mensagem de Amor.

- Entrega, pessoalmente ou via email, na tua Biblioteca Escolar ou na biblioteca Municipal até 11 de Fevereiro.

- Consulta o Regulamento em www.sba-bibliotecas.pt.

 
Biblioteca e arquivo de António Sérgio PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
quarta-feira, 27 janeiro 2016 11:37

biblioteca arquivo antonio sergio

A biblioteca pessoal de António Sérgio, instalada na sua antiga residência (Travessa Moinho de Vento 4,Lisboa) é composta por cerca de 7500 monografias, parte signicativa das quais estão anotadas, e 330 publicações periódicas distribuídas por inúmeras áreas do conhecimento. Das 4480 obras catalogadas (1012 analíticos; 2925 monografias; 215 periódicos; 25 miscelâneas; 2 registos áudio e 4 registos vídeo), 334 têm associada a digitalização correspondente à obra.

O Arquivo Pessoal de António Sérgio é constituído por documentação produzida, recebida e colecionada por António Sérgio ao longo da sua vida. Pela sua riqueza histórica e cultural e pelas novas informações que traz à vida e história do seu produtor, era imperativo o seu tratamento, preservação e divulgação para que pudesse chegar ao maior número possível de pessoas. Foram digitalizados cerca de 2150 documentos, num total de cerca de 10100 páginas, encontrando-se já descritos e disponíveis para consulta online 287 documentos.

As obras e documentação referidas estão acessíveis através do Centro de Documentação e Informação António Sérgio.

 
Teatro Infantil: Um conto de Pernas P'ró Ar PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
quarta-feira, 20 janeiro 2016 00:00

um conto de pernas pro ar cartaz

24 de janeiro | 15h30 | Cineteatro São Brás

Teatro Infantil: Um conto de pernas p'ró ar

Duração: 45 minutos

Espetáculo para maiores de 4 anos

Ingresso: 3,00€

 

Peça de teatro infantil sobre uma menina que habita numa floresta onde recebe, todas as noites, visitas de pequenas estrelas que se perdem no Universo.

O texto conta a história de Algodãozinho, uma menina que vive algures na Floresta das Estrelas Cadentes e que quase todas as noites recebe no seu velho casebre a visita de pequenas estrelas que se perdem no imenso universo e que ali vêm em busca de uma ajuda. Algodãozinho tem a arte única de consertar estrelas que caem nas suas loucas correrias espaciais. Mas na Floresta das Estrelas Cadentes acontecem todos os dias coisas inimagináveis, tal como a visita do Soldadinho de Chumbo em busca de um amor que substitua o que sentia pela sua bailarina de papel, ou mesmo o célebre lobo da história da Avozinha do Capuchinho, que entretanto virou um lobo bonzinho.

“Um conto de pernas p’ro ar” fala de um mundo bem diferente do que nos rodeia mas tão natural nas histórias de encantar.

Recuperando, mais uma vez, a vertente da dramaturgia para os mais pequenos (que está na génese do grupo), esta peça de teatro, que se destina a miúdos e graúdos, é a mais recente produção do Teatro Análise da Casa da Cultura de Loulé, com texto de António Clareza e encenação de Ana Sousa.

Um breve aperitivo...

Ingressos à venda na Galeria Municipal, a partir de dia 12 de janeiro e no dia do espetáculo na Bilheteira do Cineteatro São Brás, a partir das 14h30.

 
Clube de Leitura - Janeiro de 2016 PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
quarta-feira, 13 janeiro 2016 11:32

 clube de leitura

25 de janeiro | 15h30 | Sala João Belchior Viegaso leão velho

Leitura do conto O Leão Velho de Lídia Jorge

O Clube de Leitura, para a sua primeira leitura de 2016, selecionou o conto O Leão Velho, da autoria da conceituada escritora algarvia Lídia Jorge.

Nesta obra a autora faz uma reflexão sobre a identidade portuguesa, as suas imagens e miragens que determinaram o fluir do passado português.

 
Sábado Fantástico - Janeiro de 2016 PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
segunda-feira, 11 janeiro 2016 17:16

grupo jogos tabuleiro SBANo pimeiro sábado de janeiro, o Grupo de Jogos de Tabuleiro de São Brás de Alportel iniciou o ano novo com sucesso!

Durante toda a tarde, 16 participantes experimentaram jogos novos e regressaram a clássicos que são sempre fonte de bom divertimento!

Jogou-se Mafia de Cuba, Noite dos Magos, Formula D, The Great ZimbabweCatan, Reis de Portugal, Ilha Proibida, Super Agricultor e Age of War.

Obrigado a todos os que se juntaram a nós nesta tarde de jogos de tabuleiro.

Voltamos a encontrar-nos em Fevereiro!

Até lá, bons jogos!
 
<< Início < Anterior 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 Seguinte > Final >>

Página 34 de 45