Entrada

Menu Principal

Sugestões do Mês

escritor escrevendo

Autor

livres-05 

Livro

opinião

Opinião

bandes-07 

Filme

musica

Música

Horas

Em cima do acontecimento

« < Março 2019 > »
S T Q Q S S D
25 26 27 28 1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30 31

Bibliotecas nas Redes Sociais

facebook     twitter

Centenário do Concelho

centenario SBA logo

 

bibliodigital

Projetos e Programas

ler logo

 

conta-nos uma  historia logo

 

portal das escolas logo

 

seguranet

Visitantes online

Em linha

Temos 341 visitantes em linha

Publicidade

Faixa publicitária

Parceiros


 
Alojamento ESJBV ESJBV
Bem-vindo ao nosso portal
São Braz D’Alportel, 1914 - Uma Viagem no Tempo… PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
quarta-feira, 27 maio 2015 16:56

SBA recriacao historica 2015

Nos próximos dias 30 e 31 de maio, o Centro Histórico de São Brás de Alportel vai mergulhar num sono de 100 anos e regressar a 1914, ano de fundação do concelho, cujo centenário tem vindo a ser celebrado com um intenso programa de comemorações que ora finda com uma Recriação Histórica, de entrada gratuita. 

O quotidiano de 1914 ganha vida com meio milhar de figurantes que saem à rua para reviver as primeiras décadas do século XX. Ao passear pelo Centro Histórico será surpreendido pelo bulício do início do século, pode espreitar antigas casas que abrem especialmente nestes dias para contar a sua história…, entrar de novo nas antigas tabernas há tantos anos encerradas, entrar no debate entre fervorosos republicanos e saudosos monárquicos e apreciar aqui e ali elegantes senhoras de famílias abastadas, cavalheiros de fartos bigodes, mas também artesãos, mercadores e mestres de ofícios… os sapateiros, as costureiras, as cabeleireiras que abrem portas para mostrar o seu trabalho, entre um sem fim de personagens que ilustram o viver da época.

Durante dois dias, sábado e domingo, entre as 18h00 e as 02h00, o coração da vila são-brasense bate mais forte, com um recheado programa de animação que preenche todas as ruas, guardando um espaço muito especial para as crianças e as famílias e ainda 3 palcos principais repletos de música e dança. Os Palcos VilaAdentro, Verbena e Fonte Nova contam com inúmeros momentos de música, dança, teatro, artes circenses e muito mais… não faltará o “balho à moda antiga”, as valsas, a dança da tablete e até a velhinha e misteriosa dança “Fôfa”… Haverá tempo ainda para escutar o velhinho Realejo, para rir com os Robertos, para estar à conversa com Estanco Louro, para assistir a uma Noite de Fado muito especial, para ouvir Jazz, como nos velhos tempos e claro… para reviver estes 100 anos de memórias com todos os sentidos!

Vale a pena provar as iguarias dos dois espaços de restauração em lugares inesperados: no Adro da Igreja e no Jardim do antigo Palácio Episcopal. As ruas deixam-se invadir pelo borburinho dos artesãos que vendem os seus produtos, pelas “tascas” de copos e petiscos e por uma imensa animação de rua composta por artistas circenses, malabaristas, performances de dança, canto, acordéon, encenações de acontecimentos do quotidiano… entre muitas outras surpresas!

 

Junte-se à festa e sinta a magia do passado!

arrow9 Mapa do recinto

arrow9 Programa de Animação

 
Exposição "Estranhões e Bizarrocos" PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
segunda-feira, 25 maio 2015 14:55

estranhões e bizarrocosEstá a decorrer até dia 27 de Maio, na Biblioteca Municipal, a exposição Estranhões e Bizarrocos

Esta mostra dá a conhecer os trabalhos dos alunos do pré-escolar e 1.º ciclo do Agrupamento de Escolas José Belchior Viegas desenvolvidos nas bibliotecas do 1.º ciclo, sob a orientação da professora Inês Rosa.

Encontram-se expostos trabalhos realizados a partir de obras como "A girafa que comia estrelas" e "Estranhões e Bizarrocos" de José Eduardo Agualusa; " Beijo da palavrinha", de Mia Couto, "As gravatas do meu pai" de Pedro Seromenho.

Não perca esta oportunidade de ver os trabalhos dos nossos alunos.


 
Literatura Algarvia: um outro olhar PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
domingo, 17 maio 2015 17:45

ciclo de conferencias logo

No passado dia 9 de maio, cerca de trinta Escritores, Poetas, Publicistas, gente que publicou, na passagem do século XIX para o século XX, gente que por nascimento ou por adoção, viveu e lutou pelo nosso Algarve, gente de que só nos podemos orgulhar, essa gente foi revisitada, numa comunicação do Dr. José Manuel Varela Pires

Durante cerca de duas horas, uma assistência interessada, pode saber mais da vida e obra de grandes figuras da poesia, do romance e daciência do Algarve. Aspetos pouco conhecidos da vida apaixonante de João de Deus, de Manuel Teixeira Gomes, de Júlio Dantas, de Assis Esperança, entre outros, foram magistralmente invocados por Varela Pires.

A importância, pouco divulgada, de dois polos do saber no Algarve, Lagos e Tavira, em épocas anteriores ao século XX, também foram realçados. 

Obviamente que diversos aspetos da vida e obra dos filhos de São Brás, Estanco Louro, Bernardo de Passos, José Dias Sancho e Roberto Nobre, foram motivo de debate com a assistência.

À entrada, ou à saída, ainda foi proporcionada a visita a uma exposição de primeiras edições ou outras obras destes e de outros autores, o que foi novidade para alguns dos visitantes.

Ficou agendada nova sessão para o próximo mês, agora com enfoque para o papel dos inúmeros algarvios que nas décadas seguintes, sediados em Lisboa, transformaram a Casa do Algarve no principal instrumento, ou de divulgação, ou de defesa dos interesses do Algarve através do que publicaram.

Texto de J. C. Correia Martins

conferencia literatura algarvia 03 conferencia literatura algarvia 02
  
conferencia literatura algarvia 01
 
“Receitas de Valores” vão representar o Algarve no INOVA! Criatividade PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
terça-feira, 12 maio 2015 13:30

projeto inovaO projeto “Receitas de Valores” foi selecionado para a fase nacional do INOVA!, no dia 22 de abril, na Direção de Serviços da Região Algarve, em Faro. A candidatura, na categoria Criatividade, foi defendida pelos alunos Teresa Pires (9ºA) e Duarte Amaro (8ºC).

O INOVA! é um concurso de ideias que visa estimular o empreendedorismo e a cultura empreendedora nas escolas nacionais. Devido ao seu forte pendor literário, as “Receitas de Valores” – escritas pelos alunos do 2.º e 3.º Ciclos da Escola Poeta Bernardo de Passos, no âmbito do Concurso Literário de Prosa, dinamizado pelo Departamento de Português em articulação com o Festival Intercultural dedicado à Gastronomia –, contando com o incentivo da Ex-Diretora do Agrupamento, Violantina Martins Hilário, reuniram as condições exigidas para representar o Agrupamento e o concelho de São Brás de Alportel na fase regional.

Este projeto surgiu com o intuito de combater as fragilidades na formação global dos alunos, promovendo a disciplina de forma apelativa e sustentada e contribuindo, deste modo, para a convivência harmoniosa em sociedade.

Editado com a colaboração da Câmara Municipal, o livro “Receitas de Valores”, constitui o cerne deste projeto criativo marcado por novas ideias que constituem novas soluções e novas maneiras de combinar recursos. Em combinações criativas, os alunos propõem a confeção de ingredientes criativos, em porções criativas. Quem degustar as iguarias receitadas enriquecerá nutricionalmente os valores em défice. 

 
 
 
Bibliotrónica Portuguesa PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
segunda-feira, 11 maio 2015 14:09

bibliotrónica

A Bibliotrónica Portuguesa visa permitir o acesso gratuito, on-line, a livros escritos em português europeu. De três modos:

→ em reedições de livros já publicados em papel;

→ em edições de originais inéditos;

→ através de um índice remissivo para todos os livrónicos que encontremos na Internet em português europeu.

A Bibliotrónica Portuguesa foi lançada em 2007, quando a mudança do livro para o suporte digital era, em Portugal, ainda incipiente. Inicialmente alojada no site do Departamento de Literaturas Românicas da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, a Bibliotrónica Portuguesa nasceu ligada ao lançamento dos estudos em Crítica Textual naquela instituição.

Foi depois alojada no Centro de Linguística da Universidade de Lisboa, onde acolheu as primeiras edições críticas.

Em 2015, o projeto autonomiza-se, abrindo uma nova plataforma para publicação de originais editados. Esperamos que autores e editores explorem este espaço como uma alternativa ao circuito comercial da edição.

 
Algarve Literatura: um Outro Olhar PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
quinta-feira, 07 maio 2015 17:14

algarve um outro olhar dartaz9 de maio | 16h30 | Sala João belchior Viegas

Algarve Literatura: um Outro Olhar

Escritores, poetas, publicistas - gente que publicou

I Ciclo de tertúlias orientado pelo Dr. Varela Pires  

Sob orientação do Dr. Varela Pires, esta iniciativa, integrada nas Comemorações do Centenário do Município, desafia a conhecer melhor a literatura algarvia, numa viagem desde o século XIX até aos dias de hoje.

Uma descoberta da escrita literária e dos rostos que a criaram no Algarve Moderno.

Este é um um tesouro que vê o seu acesso limitado por questões diversas. Muitas das obras não foram reeditadas, outras excelentes manifestações foram apenas editadas em jornais locais da época, o que dificulta o acesso a estas preciosidades culturais.

Nascido em Olhão, Varela Pires foi médico, jornalista, escritor, crítico literário e conferencista, um regionalista convicto. A par da medicina dedicou-se desde muito jovem a escrever, tendo publicado em inúmeras revistas e jornais, ao longo de mais de 50 anos.

Paralelamente, nátrio da Biblioteca Municipal, pode-se ainda apreciar, de 5 a 16 de maio, a exposição bibliográfica “Algarve: um outro olhar” composta por um conjunto de livros de autores algarvios da coleção particular de José do Carmo Correia Martins.

 
Sábados Fantásticos - Maio de 2015 PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
quinta-feira, 30 abril 2015 08:32

sábados fantásticos2 de Maio | 15h00 | Sala Juvenil

Sábados Fantásticos

No 1º sábado do mês, na Biblioteca Municipal é dia de jogos!

Sob a orientação do Grupo de Jogos de Tabuleiro de São Brás de Alportel, esta iniciativa convida, todos os meses, miúdos e graúdos a descobrir sobre este fascinante mundo dos jogos de tabuleiro, que apesar de existir há séculos, sofreu com o aparecimento dos videojogos um pesado golpe, tendo apenas nos últimos anos reconquistado o destaque que merece.

Se tens mais de 14 anos e gostas de desafios junta-te a nós!

 
Clube de leitura - Abril de 2015 PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
sexta-feira, 24 abril 2015 09:51

clube de leitura

sophia e natalia29 de Abril | 16h30h | Sala João Belchior Viegas

A poesia de Sophia e Natália

Neste mês o Clube de Leitura dedica a sua sessão mensal à obra de duas grandes poetisas portuguesas Sophia de Mello Breyner Andresen e Natália Correia.

clube de leitura abril 2015 clube de leitura abril 2015 01
 
Comemoração dos 75 anos da publicação da obra "Bichos" PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
sexta-feira, 17 abril 2015 10:04

bichosNo âmbito das comemorações dos vinte anos da morte de Miguel Torga e setenta e cinco da publicação do seu livro "Bichos", a TSF veio até à Poeta Bernardo de Passos para se inteirar sobre o que pensam os alunos da turma C do 8.º ano de alguns dos contos que integram aquela obra.

Clica sobre a capa do livro e escuta o que ficou gravado nessa aula de Português e veio, mais tarde, a ser difundido para todo o país por aquela estação de rádio.

 
Viagem Literária PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
quarta-feira, 15 abril 2015 10:21

viagem literáia - cartaz"O fim duma viagem é apenas o começo doutra.

É preciso recomeçar a viagem. Sempre."

José Saramago, “Viagem a Portugal”

 

Etapa a etapa, o que equivale a dizer mês a mês e cidade a cidade, a Porto Editora cumpre uma Viagem Literária a Portugal. De norte a sul, do litoral ao interior, passando pelas ilhas, esta Viagem percorre várias cidades, para fomentar o gosto pela leitura e pelo pensamento. A cada sessão, o jornalista João Paulo Sacadura conversa com dois reconhecidos escritores. A entrada é gratuita e a Viagem já começou.

 
Leitura com Mimos PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
sexta-feira, 10 abril 2015 09:04

leituras com mimos cartazDia 18 de abril | 16h00 | Sala João Belchior Viegas

Leitura com Mimos

16h00 - Bebés dos 6 aos 12 meses

17h00 - Bebés dos 12 aos 24 meses

Porque desde o nascimento as crianças são recetivas à leitura, é necessário estimulá-las de modo a desenvolver a sua imaginação, criatividade e fomentar o gosto pela leitura.

Com este workshop, através das leituras partilhadas entre pais e filhos, pretende-se sensibilizar para a importância da família na promoção precoce da leitura.

A sessão será dinamizada por Rita Mories.

Participação gratuita, sujeita a inscrição prévia

leituras com mimos 01 leituras com mimos 02
leituras com mimos 03 leituras com mimos 04
 
<< Início < Anterior 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 Seguinte > Final >>

Página 33 de 41