Entrada

Menu Principal

Sugestões do Mês

escritor escrevendo

Autor

livres-05 

Livro

opinião

Opinião

bandes-07 

Filme

musica

Música

Horas

Em cima do acontecimento

« < Julho 2018 > »
S T Q Q S S D
25 26 27 28 29 30 1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 28 29
30 31 1 2 3 4 5

Bibliotecas nas Redes Sociais

facebook     twitter

Centenário do Concelho

centenario SBA logo

 

bibliodigital

Projetos e Programas

ler logo

 

conta-nos uma  historia logo

 

portal das escolas logo

 

seguranet

Visitantes online

Em linha

Temos 54 visitantes em linha

Publicidade

Faixa publicitária

Parceiros


 
Alojamento ESJBV ESJBV
Bem-vindo ao nosso portal
Biblioteca e arquivo de António Sérgio PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
quarta-feira, 27 janeiro 2016 11:37

biblioteca arquivo antonio sergio

A biblioteca pessoal de António Sérgio, instalada na sua antiga residência (Travessa Moinho de Vento 4,Lisboa) é composta por cerca de 7500 monografias, parte signicativa das quais estão anotadas, e 330 publicações periódicas distribuídas por inúmeras áreas do conhecimento. Das 4480 obras catalogadas (1012 analíticos; 2925 monografias; 215 periódicos; 25 miscelâneas; 2 registos áudio e 4 registos vídeo), 334 têm associada a digitalização correspondente à obra.

O Arquivo Pessoal de António Sérgio é constituído por documentação produzida, recebida e colecionada por António Sérgio ao longo da sua vida. Pela sua riqueza histórica e cultural e pelas novas informações que traz à vida e história do seu produtor, era imperativo o seu tratamento, preservação e divulgação para que pudesse chegar ao maior número possível de pessoas. Foram digitalizados cerca de 2150 documentos, num total de cerca de 10100 páginas, encontrando-se já descritos e disponíveis para consulta online 287 documentos.

As obras e documentação referidas estão acessíveis através do Centro de Documentação e Informação António Sérgio.

 
Teatro Infantil: Um conto de Pernas P'ró Ar PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
quarta-feira, 20 janeiro 2016 00:00

um conto de pernas pro ar cartaz

24 de janeiro | 15h30 | Cineteatro São Brás

Teatro Infantil: Um conto de pernas p'ró ar

Duração: 45 minutos

Espetáculo para maiores de 4 anos

Ingresso: 3,00€

 

Peça de teatro infantil sobre uma menina que habita numa floresta onde recebe, todas as noites, visitas de pequenas estrelas que se perdem no Universo.

O texto conta a história de Algodãozinho, uma menina que vive algures na Floresta das Estrelas Cadentes e que quase todas as noites recebe no seu velho casebre a visita de pequenas estrelas que se perdem no imenso universo e que ali vêm em busca de uma ajuda. Algodãozinho tem a arte única de consertar estrelas que caem nas suas loucas correrias espaciais. Mas na Floresta das Estrelas Cadentes acontecem todos os dias coisas inimagináveis, tal como a visita do Soldadinho de Chumbo em busca de um amor que substitua o que sentia pela sua bailarina de papel, ou mesmo o célebre lobo da história da Avozinha do Capuchinho, que entretanto virou um lobo bonzinho.

“Um conto de pernas p’ro ar” fala de um mundo bem diferente do que nos rodeia mas tão natural nas histórias de encantar.

Recuperando, mais uma vez, a vertente da dramaturgia para os mais pequenos (que está na génese do grupo), esta peça de teatro, que se destina a miúdos e graúdos, é a mais recente produção do Teatro Análise da Casa da Cultura de Loulé, com texto de António Clareza e encenação de Ana Sousa.

Um breve aperitivo...

Ingressos à venda na Galeria Municipal, a partir de dia 12 de janeiro e no dia do espetáculo na Bilheteira do Cineteatro São Brás, a partir das 14h30.

 
Clube de Leitura - Janeiro de 2016 PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
quarta-feira, 13 janeiro 2016 11:32

 clube de leitura

25 de janeiro | 15h30 | Sala João Belchior Viegaso leão velho

Leitura do conto O Leão Velho de Lídia Jorge

O Clube de Leitura, para a sua primeira leitura de 2016, selecionou o conto O Leão Velho, da autoria da conceituada escritora algarvia Lídia Jorge.

Nesta obra a autora faz uma reflexão sobre a identidade portuguesa, as suas imagens e miragens que determinaram o fluir do passado português.

 
Sábado Fantástico - Janeiro de 2016 PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
segunda-feira, 11 janeiro 2016 17:16

grupo jogos tabuleiro SBANo pimeiro sábado de janeiro, o Grupo de Jogos de Tabuleiro de São Brás de Alportel iniciou o ano novo com sucesso!

Durante toda a tarde, 16 participantes experimentaram jogos novos e regressaram a clássicos que são sempre fonte de bom divertimento!

Jogou-se Mafia de Cuba, Noite dos Magos, Formula D, The Great ZimbabweCatan, Reis de Portugal, Ilha Proibida, Super Agricultor e Age of War.

Obrigado a todos os que se juntaram a nós nesta tarde de jogos de tabuleiro.

Voltamos a encontrar-nos em Fevereiro!

Até lá, bons jogos!
 
Dia de Reis na Biblioteca Municipal PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
quinta-feira, 07 janeiro 2016 09:37

dia de reis 2016 reis magos

Ontem foi um dia bem animado na Biblioteca Municipal com visitas e prendas dos pequenos Magos. 

E um delicioso bolo de amêndoa oferecido pelo Centro Infantil António Calçada.

O Dia de Reis celebra-se a 6 de Janeiro

Assinala a data em que os três Reis Magos (Gaspar, Belchior - ou Melchior - e Baltasar) foram visitar a dar oferendas ao Menino Jesus. Deram-lhe ouro, incenso e mirra. 

Em alguns países, especialmente nos países hispânicos, é tradição dar as prendas (de Natal) às crianças neste dia. 

Em Portugal nesta altura cantam-se as Janeiras (cantadas pelos grupos de Charolas no Algarve), come-se bolo-rei e as crianças representam a história dos Reis Magos.

 
Era uma vez... Histórias para TODA a Família PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
terça-feira, 05 janeiro 2016 12:58

historias para toda a familia cartaz

Programação de Janeiro

TAPETE VOADOR  

9 de janeiro | 16h00 | Setor Infantil [Biblioteca Municipal] 

Junta-te a nós e diverte-te com “A aventura da pedra mágica”. 

 

QOISAS DE CIÊNCIA PARA MIÚDOS & GRAÚDOS

Vamos Construir Objetos de Medição da Velocidade do Vento e… fazer um Tornado! 

16 de janeiro | 15h00> 16h30 | Centro Explicativo da Calçadinha 

Ateliê para famílias com crianças dos 6 aos 12 anos.

Descobre como apanhar peixes especiais com a Pesca Magnética!

23 de janeiro | 15h00> 16h00 |Centro Explicativo da Calçadinha 

Ateliê para famílias com crianças dos 3 aos 5 anos. 

Mais informações e inscrições pelo tel. 911 936 069 ou para  Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar  

 

CONTOS NA QUINTA

30 d janeiro | 16h00 |Quinta do Peral 

Chegou o inverno! E, tal como os humanos, também entre os animais há os que preferem passar esta estação no campo e os que preferem as grandes cidades. Se queres saber qual o melhor lugar, vem até à Quinta do Peral e assiste à história que temos para te contar.

 

HORA DO CONTO 

No canto do conto, Blásius: o mais antigo morador desta biblioteca, continua a narrar as suas aventuras e desventuras. [Inscrições no sector infantil]

 
Plataforma Digital “Cantar Mais” PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
quarta-feira, 09 dezembro 2015 13:03

projeto cantar maisCantar Mais – Mundos com voz é um projeto da Associação Portuguesa de Educação Musical (APEM) que assenta na disponibilização de um repertório diversificado de canções (tradicionais portuguesas, de música antiga, de países de língua oficial portuguesa, de autor, do mundo, fado, cante e teatro musical/ciclo de canções), com arranjos e orquestrações originais apoiadas por recursos pedagógicos multimédia e tutoriais de formação. 

Estas canções e recursos, acessíveis nesta plataforma digital de livre acesso, possibilitam o incremento, através da canção e do cantar, de práticas artístico-musicais nas escolas e nas comunidades. Deste modo, trata-se de um contributo para o desenvolvimento da cultura e aprendizagem musical das crianças e dos jovens, bem como uma ferramenta de trabalho e de formação de educadores, professores e outros agentes educativos.

 
"Livros sobre Rodas": Uma década a promover a leitura infantil PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
segunda-feira, 07 dezembro 2015 15:18

livros sobre rodas 02A Câmara Municipal de São Brás de Alportel adquiriu recentemente uma nova viatura, uma carrinha especialmente pensada para o projeto da Biblioteca Municipal Dr. Estanco Louro, Livros sobre Rodas, que todos os anos leva milhares de livros junto da comunidade, contribuindo para promover a leitura junto de todos. 

Escolas, jardins, cafés, lares de terceira idade, espaços de atividades, hospitais e até o mercado são pontos de paragem desta rota das palavras que não leva apenas livros, mas também amizade!

De modo a contrariar a crescente escolarização da leitura, este serviço, apesar de percorrer todos os estabelecimentos de ensino públicos e particulares, permite que os livros, cujos autores, colecções ou temas são do agrado das crianças, sejam por elas escolhidos, com o apoio e a orientação de uma técnica da Biblioteca.

O principal objetivo é fomentar o prazer e o hábito da leitura.

livros sobre rodas livros sobre rodas 01 livros sobre rodas 03 livros sobre rodas 04
 
Presépio BE 2015 PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
sexta-feira, 04 dezembro 2015 09:42

presépio da Biblioteca EB1/JI/Nº3 está a ser desenvolvido, numa atividade de cooperação e partilha, por alunos de várias turmas. Na primeira fase, de concepção das figuras em terracota, contámos com a colaboração dos alunos da Professora Elisabete. Os alunos, para fins de inspiração, inicialmente, ouviram uma história sobre o espírito de Natal e, de seguida, viram um vídeo alusivo à Natividade.

Após vários estímulos à imaginação, os alunos puseram mãos à obra e o resultado foi este:

IMG 3489   IMG 3493   IMG 3496   IMG 3499  

Quando a terracota secar, virá outra turma pintar as personagens e executar um estábulo com materiais, na sua maioria, recicláveis.

 
Algarve Mediterrânico: Tradição, Produtos e Cozinhas PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
quarta-feira, 02 dezembro 2015 11:44
livro algarve mediterranico 02 livro algarve mediterranico 03 livro algarve mediterranico 06 livro algarve mediterranico 09

 

algarve mediterranico tradicao produtos cozinhas

12 de dezembro | 15h30 | Museu do Trajo

Apresentação do livro Algarve Mediterrânico: tradição, produtos e cozinhas

Na sequência de um dedicado e minucioso trabalho de investigação, o livro de Maria Manuel Valagão resgata memórias, usos e costumes do Algarve e trás para a atualidade tradições imemoriais e práticas alimentares de frugalidade, a sua cozinha e cultura gastronómica de simplicidade.

A fotografia de Vasco Célio retrata a paisagem, os produtos alimentares, os processos de conservação e técnicas culinárias, que identificam esta alimentação com as variadas cozinhas mediterrânicas.

O livro Algarve Mediterrânico. Tradição, Produtos e Cozinhas, recria ainda esse património de saberes, com as receitas propostas por Bertílio Gomes, que nos conduz por caminhos e perspectivas de inovação contemporânea.

livro algarve mediterranico 07 livro algarve mediterranico 08 livro algarve mediterranico 10  livro algarve mediterranico 05
 
1 de dezembro - Restauração da Independência PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
terça-feira, 01 dezembro 2015 15:07

UM POVO SEM MEMÓRIA ... É UM POVO SEM FUTURO.

Hoje comemora-se a Restauração da Independência, ocorrida em 1 de dezembro de 1640

O videograma educativo criado pela Porto Editora dá-te a conhecer o significado do que aconteceu naquela data.

Ora vê...

 
<< Início < Anterior 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 Seguinte > Final >>

Página 24 de 34