Entrada

Menu Principal

Sugestões do Mês

escritor escrevendo

Autor

livres-05 

Livro

opinião

Opinião

bandes-07 

Filme

musica

Música

Horas

Em cima do acontecimento

« < Fevereiro 2019 > »
S T Q Q S S D
28 29 30 31 1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 1 2 3

Bibliotecas nas Redes Sociais

facebook     twitter

Centenário do Concelho

centenario SBA logo

 

bibliodigital

Projetos e Programas

ler logo

 

conta-nos uma  historia logo

 

portal das escolas logo

 

seguranet

Visitantes online

Em linha

Temos 371 visitantes em linha

Publicidade

Faixa publicitária

Parceiros


 
Alojamento ESJBV ESJBV
Bem-vindo ao nosso portal
“Charolas, a Força da Tradição” - 2019 PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
quinta-feira, 03 janeiro 2019 10:28

cartazO ano novo estreia-se em São Brás de Alportel com uma nova edição do Programa de Valorização das tradições culturais “Charolas, a Força da Tradição”. Uma iniciativa do município, com a colaboração de associações e grupos de charolas locais, que pretende levar aos vários cantos do concelho os tradicionais acordes e cantos de ano novo.

Já este sábado, dia 5, o Grupo “Os Carolas”, a Charola da Mesquita e a Charola dos Machados apresentam-se no Mercado Municipal de São Brás de Alportel, em mais um habitual encontro, que tem lugar a partir das 9h30.

As Charolas partem na tarde de sábado, em digressão, por vários sítios do concelho.

Charola da Mesquita vai passar pela Biblioteca Municipal (15h30), pelo Centro Museológico do Alportel (16h30), pelo sítio de Almargens, no Café Manta (17h30) e regressa a São Brás de Alportel, no Café União (18h30).

Charola do Grupo Desportivo e Cultural de Machados inicia o circuito em São Romão, atua no Café Correia (15h30), Vilarinhos, no Café 1.º Maio (16h30) e Mealhas, à Casa Reis (17h30).

No Dia de Reis, dia 6 de janeiro, celebra-se o 6.º aniversário do Centro de Convívio de Parises, num momento com animação de charolas e presépios vivo, a partir das 14h00. Os vários grupos de Charolas atuam a partir das 15h00, no Salão de Festas da Santa Casa da Misericórdia de São Brás de Alportel.

Pelas 21h00, o Salão de Festas da Santa Casa da Misericórdia acolhe o 36.º Encontro de Charolas de São Brás de Alportel, promovido pela Associação Cultural Sambrasense. Passarão pelo palco as Charolas “Aldeia Branca-Estoi”, “Os Carolas”, “Charola dos Machados”, Charola da Casa do Povo da Conceição de Tavira, Charola da Mesquita e o Grupo de Janeiras de Odeleite.

 
Férias de Natal de 2018 PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
sexta-feira, 14 dezembro 2018 15:24

cartaz das atividades de férias de natal de 2018As tão aguardadas férias de Natal estão a chegar e, em São Brás de Alportel, os mais jovens têm oportunidade de participar em diversas atividades!

O Centro de Artes e Ofícios vai acolher três ateliês da iniciativa “Qoisas com Ciência no Natal”entre 17 e 19 de dezembro. Na tarde do dia 17, é tempo de aprender a construir objetos simples e divertidos de decoração natalícia. Descobrir a ciência atrás dos bolinhos de Natal é o desafio marcado para o dia 18 e na quarta-feira, dia 19, chega o momento de fazer experiências coloridas, explosivas, peganhentas e fantásticas como a neve artificial, pega monstros, plasticina colorida, e muito mais!

Para inscrições e mais informações, deve contactar a organização da iniciativa pelo telemóvel: 911 936 069.

Na primeira semana das férias de Natal, de 17 a 21 de dezembro, é também tempo para passar pela Biblioteca Municipal que está a preparar os surpreendentes “Ateliês de Natal para a pequenada”. Uma iniciativa de participação gratuita, limitada a 20 vagas e sujeita a inscrição, pelo telefone: 289 840 360 ou pelo email: Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar  

O Município de São Brás de Alportel, em parceria com o Agrupamento de Escolas José Belchior Viegas, a Associação de Pais e Encarregados de Educação do Agrupamento de Escolas e  “Ensinar a Sorrir – Associação de Solidariedade e Apoio à Família”, disponibiliza também o Programa de Atividades para crianças do pré-escolar e do primeiro ciclo. Atividades que vão funcionar na Escola EB1/JI, entre os dias 17 e 21 e nos dias 27 e 28 de dezembro, entre as 8h15 e as 19h00, e que resultam da implementação das atividades da Componente de Apoio à Família (CAF) e das Atividades de Animação e Apoio à Família (AAAF) durante o ano letivo de 2018/19 e nos períodos de interrupção escolar. O programa disponibiliza 50 vagas para realização destas atividades nas interrupções de Natal, tal como acontecerá também na Páscoa.

Para inscrições e mais informações, deve contactar diretamente a Associação “Ensinar a Sorrir”, pelo telm.:968 361 646 ou email: Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

 
VI Desfile de Natal da Banda Filarmónica de São Brás de Alportel PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
sexta-feira, 14 dezembro 2018 10:53

banda filarmónica de são brás de alportelA Banda Filarmónica de São Brás de Alportel sai à rua no próximo sábado, dia 15 de dezembro, a partir das 10h30, para espalhar o espírito natalício no seu VI Desfile de Natal.

Músicas tradicionais da época natalícia e melodiosas marchas vão soar pelas principais artérias da vila de São Brás de Alportel, pelo Mercado Municipal e pelo Quartel dos Bombeiros Voluntários, onde decorre no próximo sábado uma Feirinha de Natal, promovida pela associação de artesãos “Esfera Triunfante”.

Formada em 2007, a Banda Filarmónica de São Brás de Alportel mantém, em funcionamento, uma escola de música focada em instrumentos de sopro e percussão, de frequência gratuita, sediada na Oficina dos Sons e integrada na Associação Cultura e Recreativa Escola de Música Sambrasense.

 
Concerto de Natal pela Orquestra Clássica do Sul PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
quarta-feira, 12 dezembro 2018 11:35

cartaz do concerto de natal da orquestra classica do sul15 de dezembro | 21h00 | Igreja Matriz

Concerto de Natal pela Orquestra Clássica do Sul

Em plena época natalícia, a Orquestra Clássica do Sul apresenta-se em São Brás de Alportel para um concerto especial que conta com a participação da reconhecida soprano portuguesa Ângela Silva.

O programa contempla obras de BACH, Sinfonia em Ré maior W.XC 2MOZART, Exultate Jubilate e HAYDN, Sinfonia nº 103 "Rufo de Timbales"

O concerto terá a participação da soprano Ângela Silva e a direção orquestral do maestro Rui Pinheiro.

Duração: 60 minutos | Entrada Gratuita

 
Programa de Formação +Família - O Síndrome do Imperador, como lidar com o Não PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
quarta-feira, 12 dezembro 2018 11:16

cartaz do workshop o síndroma do imperador15 de dezembro | 15h30 > 17h00 | Bibloteca Municipal

Programa de Formação +Família

Workshop "O Síndrome do Imperador, como lidar com o NÃO..."

Há crianças tranquilas mas que têm dificuldade em lidar com situações em que se sentem frustradas, quando que ouve um “não”.

Este será o tema da nossa conversa do próximo sábado e para nos ajudar a pensar sobre ele e a descobrir estratégias que ajudem pais e filhos nos momentos mais desafiantes, teremos connosco a Dra Rute Sousa, psicóloga clínica.

Podem inscrever-se através do seguinte link: 

https://goo.gl/forms/DfYIL4TZAooNCYGz2

Contamos consigo

Apareça!

 
Fim de semana no Museu do Traje - 8 e 9 de dezembro PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
sexta-feira, 07 dezembro 2018 08:40
cartaz do concerto de natal cartaz de musica tradicional ucraniana
 
Espetáculo interativo ClimAAA “"Eu Mitigo! E tu, já Mitigaste hoje?" PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
quinta-feira, 06 dezembro 2018 22:29

cartaz do espetáculo interativo ClimAAA “"Eu Mitigo! E tu, já Mitigaste hoje?"8 de dezembro | 11h00 | Galeria Municipal

Espetáculo interativo ClimAAA “"Eu Mitigo! E tu, já Mitigaste hoje?"

O espetáculo interativo ClimAAA “"Eu Mitigo! E tu, já Mitigaste hoje?", convida toda a família para um momento cultural que traz consigo uma mensagem urgente a transmitir!

O espetáculo combina elementos de produção própria, segmentos de filmes documentais existentes e técnicas de modalidade teatral.

A iniciativa que está a ser reproduzida nos 16 municípios do Algarve, com entrada gratuita, pretende ser um momento animado e descontraído, para toda a família, ao mesmo tempo que se trata de uma ação de sensibilização sobre um assunto tão sério e urgente quanto são as alterações climáticas, em torno do qual está a ser desenvolvido, no seio da Comunidade Intermunicipal do Algarve o Plano Intermunicipal de Adaptação à Alterações Climáticas.

As alterações climáticas são, cada vez mais, uma preocupação a nível mundial. As emissões de gases causadores do efeito de estufa (GEE), maioritariamente devido à ação humana, produzem alterações profundas na atmosfera, e modificam os padrões climáticos. O que há alguns anos parecia ser uma miragem, nas mensagens transmitidas pela comunidade científica é, hoje, já uma realidade a exigir mudanças de atitude!

O Plano Intermunicipal de Adaptação às Alterações Climáticas da AMAL tem como foco a identificação das principais vulnerabilidades climáticas (atuais e futuras) e o estudo das possíveis estratégias de adaptação dos concelhos que constituem a Comunidade Intermunicipal do Algarve.

 
Tertúlia "O Mar, o Plástico e nós... Sinais de uma sociedade do desperdício" PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
quarta-feira, 05 dezembro 2018 08:50

cartaz da tertúlia "o mar, o plástico e nós...7 de dezembro | 21h00 | Galeria Municipal

Tertúlia "O Mar, o Plástico e nós... Sinais de uma sociedade do desperdício"

O fim de semana começa a tertúlia “O Mar, o Plástico e nós…Sinais de uma sociedade do desperdício”, promovida pelo Projeto “Jovens Seguros <> Famílias Felizes”, que integra as seguintes atividades:

→ Exibição do filme “Albatroz”

→ Mesa redonda com os seguintes partipantes:

Ricardo Ceia, biólogo do RIAS
 Jorge Ministro, Engenheiro do Ambiente
 Miguel Rodrigues, biólogo - Centro de Ciência Viva

Contamos contigo!

Aparece!

 
Exposição "Olhar sem medo de ver" PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
segunda-feira, 03 dezembro 2018 10:50

cartaz da Exposição "Olhar sem medo de ver" de Elsa dos Ramos4 de dezembro | 17h00 | Galeria Municipal

Inauguração da Exposição "Olhar sem medo de ver"

O conjunto fotográfico desta exposição de fotografias de Elsa dos Ramos da Associação Existir tem como objetivo dar a conhecer o processo de reabilitação que se faz no Centro de Medicina e Reabilitação do Sul com pessoas vítimas de acidentes, lesões medulares, acidentes cerebrais vasculares, traumatismos e outro tipo de patologias.

Uma exposição que mostra a melhoria da sua qualidade de vida e da sua reabilitação profissional. 

A exposição estará patente até 31 de dezembro de 2018.

 
10.ª edição do Concurso "Conta-nos uma História!" PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
terça-feira, 27 novembro 2018 15:25

cartaz conta-nos uma historia 2018 19Há dez anos surgiu a 1.ª edição do concurso "Conta-nos uma História!", tendo, até à data, sido apresentadas cerca de 3600 histórias, criadas ou recriadas por crianças da Educação Pré-Escolar e por alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico.

À semelhança das edições anteriores, esta iniciativa pretende fomentar a criação de projetos desenvolvidos pelos estabelecimentos de Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico que incentivem a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), nomeadamente tecnologias de gravação digital de áudio e vídeo.

Pretende-se também contribuir para a definição de ações estratégicas de ensino, promotoras de situações de aprendizagem significativa.

A introdução do Inglês no currículo do 1º CEB, nos 3.º e 4.º anos, justificou, em 2016/2017, a criação da categoria de língua inglesa “Once Upon a Time...”, alargando assim o âmbito deste concurso.

As histórias a admitir a concurso, em língua portuguesa e em língua inglesa (3.º e 4.º anos), podem ser originais ou consistir em recontos com base em fábulas, parábolas, contos, mitos ou lendas e outros textos já existentes, podendo ser humorísticas, educativas, tradicionais, etc.

Nesta 10.ª edição, podem ainda ser abordados os domínios contemplados na Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania, nomeadamente o da Educação Ambiental e o do Risco, através da exploração de temas como, por exemplo, proteção da floresta, entre outros.

Em todos os casos, deve existir um narrador e diferentes personagens, sendo obrigatória a existência de diálogos. 

A dinamização deste concurso é assegurada pelo  Ministério da Educação (ME), através da Direção-Geral da Educação (DGE), do Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) e do Plano Nacional de Leitura 2027 (PNL2027), em parceria com a Microsoft, a Associação Portuguesa de Professores de Inglês (APPI) e com a Rádio ZigZag.

A candidatura é feita online, até ao dia 31 de janeiro de 2019, através do preenchimento de um formulário disponível em http://erte.dge.mec.pt/formularios.

A entrega dos trabalhos decorrerá de 16 de janeiro a 29 de  março de 2019, no endereço http://erte.dge.mec.pt/formularios.

Para mais esclarecimentos, consulte o site de apoio ou contacte através do endereço de correio eletrónico: Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar .

 
Projeto "Árvore de Natal Solidária" PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
terça-feira, 27 novembro 2018 10:44

arvore de natalCaro(a) Amigo(a) da Biblioteca Municipal Dr. Estanco Louro

Aproxima-se mais uma quadra natalícia e com ela valores como a amizade, solidariedade, partilha e respeito assumem um sentido especial.

Este ano a Biblioteca Municipal aceitou o desafio da CCDR Algarve para comemorar o Natal de forma especial.

Integrado nas comemorações do Ano Europeu do Património Cultural, surgiu o projeto #XmasXchange2018 que pretende celebrar os valores do Natal e o Ano Europeu.

Neste espírito de amizade, a Biblioteca Municipal convida todos os seus leitores, utilizadores, parceiros e amigos a celebrar e partilhar o Natal.

Vamos construir uma Árvore de Natal no nosso átrio e pedimos a vossa colaboração com a oferta de um enfeite original (altura máxima de 10 cm).

Os enfeites devem ser entregues até dia 14 de dezembro.

A inauguração da Árvore será no dia 15 de dezembro no âmbito de uma cerimónia com o seguinte programa:

→ 16h00 - Hora do Conto (especial histórias de natal de vários países europeus)

→ 17h00 - Inauguração da Árvore de Natal Solidária

Contamos consigo.

 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Seguinte > Final >>

Página 3 de 39